Logo

Pedreiras: Realizado o II Seminário de Revitalização dos Rios Maranhenses e suas Nascentes

Público presente ao II Seminário de Revitalização dos Rios Maranhenses e suas Nascente, em Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

Em todo o Estado do Maranhão, segundo o Senador Roberto Rocha (PSB), está sendo realizado o projeto “S.O.S Águas”, com várias ações, uma delas é a realização de seminários, que compreendem a “Revitalização dos Rios Maranhenses e suas Nascentes”. O primeiro encontro com a participação de várias autoridades, aconteceu em São Luís, um sucesso muito grande, conforme disse o Senador Roberto Rocha.

Em Pedreiras, a escolha para a realização do II Seminário, segundo o Senador, é devido o Município ser a sede da principal bacia no Maranhão, que é a bacia do Mearim, o maior Rio do Estado, principalmente por ser um Rio genuinamente maranhense, por nascer e desaguar no próprio Estado, por isso, deveria ser cuidado pelo governo do Maranhão.

Foto: Sandro Vagner

O Seminário foi uma maneira encontrada para discutir com a sociedade, estudantes, acadêmicos, políticos e demais pessoas, a forma de enfrentar o enorme problema, a falta de cuidado com os rios, por esse motivo a participação de representantes de órgãos da esfera federal.

Roberto Rocha/Senador (PSB)/Foto: Sandro Vagner

Sem água não há vida. A gente só sabe dar o valor pra água quando a fonte seca. A gente está querendo, aqui, encontrar forma, por isso, não é só uma realização pra ouvir e falar, não fica só no Word, não, vai para o Ecxel, também. Temos procurado colocar a mão na massa. Compramos 15 (quinze) milhões de equipamentos; entre dragas, escavadeiras hidráulicas e outras máquinas pesadas para fazer o trabalho de desassoreamento  dos Rios. Vamos fazer projeto de água e esgoto das principais cidades que são cortadas pelos principais Rios, como aqui em Pedreiras. Fiz questão de trazer o diretor do DENOCS, que toma conta da barragem do Rio Flores, para que possamos de uma vez por todas resolver esse problema da barragem“. Disse o Senador Roberto Rocha (PSB) durante entrevista coletiva, antes do início do Seminário.

Geral Angelo José de Negreiros Guerra/Diretor geral do DNOCS/Geral Angelo José de Negreiros Guerra

Sobre a situação da Barragem do Rio Flores, que está abandonada, Angelo José de Negreiros Guerra, diretor geral do DENOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) respondeu o seguinte ao Blog: ” Na realidade, eu posso dizer pra você o seguinte: essa barragem, ela é do DNCOS, foi uma herança do DNOS (Departamento Nacional de Obras e Saneamento), e quando o senhor fala de abandono, eu tenho que dizer pra o senhor, que no dia 08 de maio, eu dei a ordem de reinício do serviço. Então, se existia uma gestão anterior que não tinha esse cuidado, digo que a gente vai passar a ter esse cuidado em relação a isso“.

Antônio França de Sousa/Prefeito de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

Como anfitrião, o prefeito de Pedreiras, Antônio França, disse saber da importância da revitalização do Rio Mearim, assim, como os demais Rios do Estado do Maranhão. O gestor afirmou que a administração irá acompanhar todo o processo de recuperação e manutenção da Barragem do Rio Flores.

Foto: Sandro Vagner

Fizeram parte da mesa do Seminário, que foi realizado no auditório da FAESF (Faculdade de Educação São Francisco), o Senador Roberto Rocha (PSB); prefeito de Pedreiras, Antônio França de Sousa; Marcelo Caio (presidente do Instituto Cidade Solidária); José Gasparinho (assessor do ministro de meio ambiente, Sarney Filho); Bruno Curvina, presidente da câmara de vereadores de Pedreiras, Aldenora Veloso, diretora – presidente da FAESF; Arli de Andrade Bezerra, presidente da Associação Comercial e Industrial do Agro Negócios de Trizidela do Vale; Kariádine de Maria, presidente do PDT (Trizidela do Vale); Angelo José de Negreiros Guerra, diretor geral do DNOCS; Marcos Aurélio, diretor de desenvolvimento da área de infraestrutura e irrigação da CODEVASF; Márcio Coutinho (presidente do PRTB-MA); e o Dr. Sebastião Madeira (ex-prefeito de Imperatriz).

Incidente

Momento registrado pelo Blog, quando o Prefeito Fred Maia deixava o auditório/Foto: Sandro Vagner

O Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia não foi relacionado pela organização do evento para compor a mesa do cerimonial. O administrador ficou irritado e deixou o auditório, acompanhado do vice-prefeito Deibson Balé e sua comitiva. Reconhecendo o erro da organização, o Senador Roberta Rocha tentou amenizar a situação ao chamar Fred Maia, mas o mesmo não atendeu a solicitação do Senador.

José Filho/Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim/Foto: Sandro Vagner

José Filho, também não foi chamado para fazer parte da mesa, somente minutos depois o representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, foi convocado, e aceitou as desculpas da organização.

Em seus discurso o Senador Roberto Rocha pediu desculpas pelo incidente. E o Prefeito de Pedreiras, Antônio França, disse que o evento não foi organizado pelo Município. Também pediu desculpas pelo fato do Prefeito Fred Maia não ter sido chamado para compor a mesa.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Vitorino Net

  • Clique na logo e visite nossa página

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz