
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood revelou na manhã desta segunda-feira (13/1) os indicados ao Oscar 2020. O filme brasileiro “Democracia em vertigem“, que narra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, figura entre os indicados a melhor documentário. O filme de Petra Costa concorre com “Indústria americana” (EUA), que é produzido pelo casal Obama, “For sama” (Reino Unido e Síria), “Honeyland” (Macedônia do Norte) e “The cave” (Tailândia e Irlanda).
Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), “Dois papas” recebeu indicações nas categorias de melhor ator, com Jonathan Pryce, e melhor ator coadjuvante, com Anthony Hopkins. Meirelles, no entanto, ficou de fora da categoria de direção.
A cerimônia de premiação, que pelo segundo ano consecutivo não terá apresentador fixo, está marcada para o dia 9 de fevereiro. “Coringa” lidera o número de indicações, com 11 no total, seguido de “1917“, “O irlandês” e “Era uma vez em… Hollywood“, os três com 10. Na sequência, estão “Parasita“, “História de um casamento“, “Jojo Rabbit” e “Adoráveis mulheres“, cada um com 6. Confira, abaixo, todas as 24 categorias.
Fonte: oglobo.globo.com
