Logo

São Paulo: Bolsonaro tem quadro de vômito e náuseas e passa a usar sonda

O presidente Jair Bolsonaro durante a internação no hospital Albert Einstein Foto: HANDOUT / REUTERS

Após apresentar quadro de náuseas vômito , o presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve que usar uma sonda nasogástrica para drenar líquido acumulado no estômago. Bolsonaro foi submetido ao procedimento na tarde deste sábado, quinto dia após a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia.

O presidente permanece internado, sem dor ou febre, e com exames normais, segundo informação do último boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein.

No boletim médico, o hospital informa que Bolsonaro continua com sonda nasogástrica devido ao episódio de náuseas e vômito. Segue também em jejum e com nutrição parenteral exclusiva.

Quinto dia é importante

Especialistas afirmam que esse tipo de sintoma é normal após uma cirurgia do aparelho digestivo, como a que Bolsonaro foi submetido. É causado pela falta de movimento peristálticos do intestino ( contrações do intestino) e é chamado de íleo paralítico. A sonda é usada para esvaziar o estômago e dar mais tempo para que o intestino se recupere e volte a ter movimentos.

Procurado pelo GLOBO, o coloproctologista Marcos Hyppolito afirmou que o período entre o quinto e o sétimo dia deste tipo de cirurgia, de religamento de alças de intestino, é muito importante na recuperação.

– É quanto os médicos podem saber se a junção das partes do intestino deu certo. Os movimentos peristálticos do intestino podem ser auscultados pelos médicos – explica.

Hyppolito afirma que, caso seja necessário, os médicos costumam pedir exame de tomografia do abdômen e da pelve para verificar a junção das alças do intestino e se há sub oclusão. O exame pode detectar se houve deiscência (abertura da sutura) ou aderências, que podem causar distensão abdominal e acúmulo da alimentação, que podem resultar em dor abdominal,  febre e vômitos.

Bronca dos médicos

O presidente Jair Bolsonaro levou uma bronca da equipe médica que o acompanha neste sábado. O motivo foi uma reunião por meio de videoconferência realizada nesta sexta-feira com o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno.

A chamada dos médicos ainda foi além. Bolsonaro chegou a receber recomendação para não ver TV, mas desobedeceu. Acabou acompanhando a sessão para a escolha do presidente do Senado nesta tarde.

E também foi proibido de ver o jogo do Palmeiras, seu time do coração, mas estava assistindo a partida, segundo seu filho Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro.

Fonte: oglobo.globo.com

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz