
O evento aconteceu ontem (06), no Auditório Municipal Dr. Kleber Branco. O objetivo, segundo os responsáveis pelo plano, foi apresentar os dados de estudos realizados durante quatro anos ao longo de toda extensão do rio Mearim, que abrange diversas cidades do Maranhão, mas o plano inclui, ainda, os Rios Pindaré e Grajaú.
De acordo com a engenheira ambientalista da empresa MPB, Izadora Pires, o plano visa minimizar os danos causados pelas enchentes, principalmente na região do Médio Mearim, em especial nos Municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luiz Gonzaga e Bacabal, cidades que mais sofrem durante o período de chuvas intensas.

O Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, José Filho, ressaltou com sendo um ponto muito importante a apresentação do Plano Diretor de Drenagem do Rio Mearim. José Filho disse que através do projeto será possível a norteação de saneamento básico e recuperação de mananciais da Bacia do Rio Mearim.
Anfitrião, o Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, reafirmou o início do Plano Diretor, que começou no ano de 2014, segundo ele, na gestão estadual passada, mas achou importante o atual governo manter o Plano, através da Secretaria de Estado das Cidades, que tem à frente a Secretária Flávia Alexandrina.

“Todos vão ter sua participação, o Município se tiver a dele, vai fazer; o Estado tem que fazer a dele também, e o governo federal tem que fazer, porque é o principal responsável”. Disse o prefeito Fred Maia.

Os gestores e representantes presentes receberam um caderno contendo todas as informações sobre a realização do plano.

Participaram ainda da Audiência Pública, os Secretários de Meio Ambiente de Pedreiras (Simão Reis) e de Trizidela do Vale (Adelson Fernandes); Edelcir Araújo (arquiteta) e Almir Antunes (engenheiro civil).