Logo

Dra. Larissa Tupinambá Fala Sobre o Grande Evento em Pedreiras

IMG_9799

Drª. Larissa Rodrigues Tupinambá Castro – Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras – MA (Foto: Sandro Vagner)

O evento tem como principal objetivo conscientizar as mulheres a cerca de seus direitos. Hoje (15), a Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, Drª. Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, concedeu entrevista ao Blog sobre o evento que acontecerá na Praça do Goiabal, nos dias 25, 26 e 27 de julho.

Blog de Olho em Tudo – Como surgiu essa ideia da 3ª vara realizar esse mega evento em Pedreiras?

Drª Larissa Tupinambá – Na verdade, a gente tem percebido que a questão da violência de gênero, aqui, tem tomado uma proporção alarmante, e por mais que a gente tenha uma preocupação de priorizar esse tipo de processo, centrar e focar na missão, não tem sido suficiente, então, a gente começa perceber que talvez o combate a essa realidade, passe também pra um olhar social, por uma ação social que conscientize os homens e resgate a auto estima dessas mulheres. E, pensando nesta situação, nós começamos a movimentar; a trazer a expedição de documento, trazer os exames médicos, a questão da mamografia, do preventivo, organizar a sociedade civil em prol dessa ação, nesse olhar pra mostrar pra mulher que ela não está sozinha e nem desamparada, que tem condições sim, de reagir.

Blog de Olho em Tudo – Como está o apoio para esta ação?

Drª Larissa Tupinambá – Nós procuramos as secretarias de Estado, a secretaria de Estado da Mulher, conseguimos o deslocamento da carreta. Ela já vem com palestras, mamografia, preventivo, prevenção de DST, HIV, medição de pressão arterial e de glicemia. Conseguimos também, através do VIVA, o deslocamento dos equipamentos e servidores pra emissão de documentos: RG, certidão de antecedente e CPF. Conseguimos ainda o caminhão da Cultura, por que a gente acha que é importante, também, trazer uma programação de entretenimento e lazer.

Blog de Olho em Tudo – Essa ação não é só em Pedreiras?

Drª Larissa Tupinambá – Depois que as comarcas conseguiram se mobilizar, surgiu a ideia de que a semana fosse estadual, então passou a ser uma semana estadual de Valorização da Mulher, de 20 a 27/07. Teremos uma programa de 21 a 24/07, na capital, com a visita a penitenciária, pra ver os direitos das mulheres encarceradas, com seminários com nomes que tem destaque no cenário nacional, como a secretária geral de assuntos relativos a raça da mulher, que é a Desembargadora aposentada Luislinda, a Hermínia, que foi a juíza criadora do Botão do Pânico, vamos ter panfletagem nos shoppings da capital, caminhada e 25 a 27, concentramos nas comarcas.

Blog de Olho em Tudo – As encarceradas de Pedreiras terão a oportunidade de participarem desse projeto?

Drª. Larissa Tupinambá – Nós não temos mulheres presas aqui na nossa unidade prisional, todas as mulheres detentas aqui de Pedreiras, estão na capital e serão assistidas no núcleo da defensoria, no dia 21.

Blog de Olho em Tudo – Em nível de município, como é que está o apoio?

Drª. Larissa Tupinambá – O apoio veio através das secretarias municipais, da Mulher, Cultura, de Administração de Pedreiras e de Trizidela do Vale, da sociedade civil e do empresariado. O que a gente quer fazer é uma programação bem diversificada. Na segunda-feira (25), a gente já começa com uma alvorada, conseguimos o apoio do Grupo Falcões do Asfalto, que são os motoqueiros, com bandeiraço vão sair pelas ruas. Teremos: atendimentos, palestras, roda de conversa, aulões de aeróbica, alongamento e conseguimos uma parceria muito forte com a FAESF, que está deslocando profissionais da área de nutrição e fisioterapia. Nós vamos oferecer pilates, orientação nutricional com reaproveitamento de alimentos; conseguimos os profissionais de enfermagem, e atendimento médico especializado. A gente teve uma preocupação e envolvemos todos os artistas da região, tanto de Pedreiras, quanto de Trizidela do Vale, por que todos esses dias, de 25 a 27/07, nós teremos noites culturais com show de calouros, show de talentos, apresentação de poesias, pois conseguimos envolver as escolas do município, os alunos apresentaram poesias envolvendo a temática, teremos repentistas e bandas; será bem interessante.

Blog de Olho em Tudo – como será a abertura?

Drª Larissa Tupinambá – No dia 25, nós vamos ter a abertura, nós resolvemos fazer na Praça do Goiabal, primeiro foi um sorteio, foi decidido de forma democrática entre Pedreiras e Trizidela do Vale. Como a gente pretende que o evento fique no calendário de Pedreiras, provavelmente no próximo ano será em Trizidela. E nessa abertura, que a gente vai fazer na escola Oscar Galvão, por que precisamos de um  espaço fechado, com sonorização e com ventilação. Teremos a presença da desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ângela Salazar, que a presidente de coordenação  do núcleo de combate à violência, e nós fomos agraciados com a surpresa de que ela vai lançar o projeto “Pela Paz Familiar”, aqui em Pedreiras, a princípio seria em são Luís, mas será lançado aqui, que consiste numa semana de 15 a 19/08, aí, já ligado pra parte processual; julgamentos de mulheres envolvendo mulheres como vítima, inclusive homicídios e feminicídios.

1 Comentário

  1. Simão Reis disse:

    ????????????????Parabéns à todas as mulheres do nosso município, do Brasil! Os homens precisam formar uma consciência sobre a mulher, seu papel na sociedade, na vida deles, sua fragilidade física, porém, resistência superior, pelo papel exertcido como dona de casa, cuidando da família, conquistando cada vez mais espaços, até então, exclusivo dos homens, valorizando-a por mérito.
    Que Deus abençoe todas as mulheres do mundo!!!

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Clique no banner – FEMAF/Telefone: 4003-5395 E-mail: academico@femaf.com.br

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • Connect Pedreiras

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz