Ex procurador-geral do MP-PI é preso acusado de corrupção

O ex procurador-geral do Ministério Público do Estado do Piauí, Emir Martins Filho, foi preso na madrugada de hoje (24) durante uma operação coordenada pelo próprio MPE, que investiga crimes de corrupção praticados durante a gestão do ex-procurador, entre novembro de 2004 e novembro de 2008. Emir Filho estava sendo monitorado pelas equipes quando foi flagrado em seu carro em uma avenida de Teresina. No veículo, foi encontrada uma mala com roupas e pertences pessoais.

A operação, denominada Il Capo, é resultado da articulação entre o Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado (GAECO), vinculado ao MPE, da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) e Polícias Civil e Militar. Além de Emir, mais duas pessoas foram presas em Picos. Trata-se do filho do ex-procurador, Tiago Sauders Martins, e da nora dele, Susyane Araújo Lima Sauders Martins.Os dois são acusados de suposto envolvimento e de terem se beneficiado nas práticas criminosas pelas quais Emir Filho é acusado.

(Foto: Portal o Dia)
(Foto: Portal o Dia)

As investigações iniciaram a partir da análise de um relatório de Processos de Controle Administrativo lavrado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2010. Segundo este relatório, a partir de uma auditoria realizada na folha de pagamento dos servidores públicos do MP-PI, ficou constatado o desvio de dinheiro público no período da gestão de Emir Martins Filho.

O ex-procurador é acusado de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. Seu mandado de prisão foi expedido pela Justiça atendendo a um pedido do próprio Ministério Público, através do promotor Rômulo Cordão, coordenador do GAECO.

(Foto: Portal o Dia)
(Foto: Portal o Dia)

Policiais rodoviários federais se encontram no prédio onde o procurador mora, na zona Leste de Teresina, cumprindo o mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão. Estão sendo recolhidos documentos e computadores pertencentes a Emir Martins Filho. Todo o material será analisado, e o resultado da perícia será anexado nos autos da investigação.

(Foto: Portal o Dia)
(Foto: Portal o Dia)

Além dos mandados em Teresina, estão sendo cumpridos também outros mandados no interior do Piauí, em locais identificados pela investigação como possíveis fontes de provas. Todo o material está sendo levado para a sede da GAECO.

Para o promotor, a operação Il Capo evidencia que o Conselho Nacional do Ministério Público e o próprio MP estão engajados no combate à corrupção e lavagem de dinheiro, prezando pela boa gestão pública baseada na excelência e na transparência.

Por: Maria Clara Estrela (Portal o Dia)

Dia dos comerciários muda a rotina no comércio de Pedreiras e Trizidela do Vale

Avenida Rio Branco, centro comercial de Pedreiras (Foto: Sandro Vagner)
Avenida Rio Branco, centro comercial de Pedreiras (Foto: Sandro Vagner)

Quem foi cedo ao centro comercial de Pedreiras, sentiu algo diferente, devido o feriado do dia dos comerciários (funcionários), as lojas não abrem suas portas. Funcionam apenas agências bancárias, casas lotéricas e outros estabelecimentos, mas sem a presença do empregado.

Em Trizidela do Vale, a atuação do sindicato também é legal. Segundo José Barreto, foi feita uma reforma estatutária, registrada em cartório e protocolado no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. O descumprimento pode causar prejuízos judiciais aos empregadores do município.

Centro comercial de Pedreiras (Foto:Sandro Vagner)
Centro comercial de Pedreiras (Foto:Sandro Vagner)

Para comemorar a data, o sindicato da categoria estará realizando na manhã de hoje (24) um torneio de futebol Society, no campo do futebol do professor Walter, com a participação de 12 equipes. Segundo o regulamento da competição, a disputa será mata-mata ou seja, perdeu lavou. Troféus para o campeão e vice. Houve um minuto de silêncio em homenagem ao comerciário Alcides, que sempre participava todos os anos da modalidade esportiva.

Torneio dos Comerciários (Foto: José Barreto)
Torneio dos Comerciários (Foto: José Barreto)

Segundo o vice-presidente do sindicato dos comerciários, José Barreto, após o torneio haverá uma comemoração na sede do sindicato, na avenida Rio Branco.

O não cumprimento por parte dos comerciantes, sobre a convenção coletiva, implicará em pena, sob a fiscalização do Ministério do Trabalho.

Veja algumas cláusulas.

img-20161023-wa0017

img-20161023-wa0019

img-20161023-wa0018

Gilberto Gil continua internado em São Paulo e não tem previsão de alta

02.10.2016- Ensaio do show em homenagem a Ulysses Guimarães. Na foto Gilberto Gil. Foto Ana Colla / Divulgação
02.10.2016- Ensaio do show em homenagem a Ulysses Guimarães. Na foto Gilberto Gil. Foto Ana Colla / Divulgação

O cantor e compositor Gilberto Gil, de 74 anos, continua internado no Hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do músico, não há previsão de alta. O cantor deu entrada no hospital na última sexta-feira, 21.

Desde o começo do ano, Gil é internado mensalmente para realizar exames e dar continuidade ao tratamento de insuficiência renal. Em setembro, ele chegou a ficar uma semana no hospital. Um mês antes, em agosto, adiou uma apresentação que faria com Caetano Veloso na casa de shows Metropolitan, na Barra da Tijuca, depois de se sentir mal.

Recentemente Gil compôs uma canção para a cardiologista Roberta Saretta, que faz parte da equipe do médico Roberto Kalil Filho e tratou o cantor nas internações anteriores. A canção foi publicada no Instagram de Flora Gil, mulher do cantor, em um vídeo de 40 segundos e acompanhado da legenda: “Inspiração depois de tanto hospital. #obrigadatodososmedicos”.

Fonte: correiobraziliense.com.br

Policial mata namorada em festa universitária e depois se suicida em SP

A universitária Mariana Angélica Fidélis Damasceno, 22
A universitária Mariana Angélica Fidélis Damasceno, 22

Uma estudante de direito foi morta durante uma festa universitária em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo), neste sábado (22). Segundo a polícia, Mariana Angélica Fidélis Damasceno, 22, levou um tiro na cabeça disparado por seu namorado, Welington Aparecido Landim, 24, soldado da PM.

Welington, na corporação havia quase dois anos, se matou na sequência, também com um disparo de sua arma, uma pistola ponto 40. Segundo testemunhas, o crime ocorreu por volta das 19h25 deste sábado na Chácara São José. O local sediava um churrasco entre universitários que estão prestes a se formar —Mariana estudava na Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

A estudante já havia registrado um boletim de ocorrência no qual relatou ameaças que sofria de Welington.

De acordo com o advogado Jamil José Saab, que representa a empresa Atlas Imagem & Cia, organizadora do evento, Mariana e Welington chegaram juntos à festa. Na portaria da chácara, os seguranças do evento advertiram o policial a não entrar armado, conta o advogado. “A nossa equipe solicitou que ele deixasse a arma no veículo dele, que estava em um estacionamento fechado e com seguranças vigiando. Ele foi ríspido e forçou a barra para entrar. Não tinha como impedi-lo.”

A polícia investiga o que motivou o crime. Há relatos de testemunhas que presenciaram uma discussão rápida entre o casal antes da ocorrência do assassinato seguido de suicídio.

Durante os disparos, um estagiário, de 22 anos —que não teve a identidade revelada—, foi atingido pelas cápsulas da pistola. Ele foi encaminhado para um hospital com ferimentos leves e liberado da unidade hospitalar logo após o atendimento. A arma do policial foi apreendida e seguirá para perícia.

O relacionamento do casal era conturbado. No dia 25 de fevereiro deste ano, após romper o namoro iniciado em 2013, a estudante registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher, onde relatou as ameaças que sofria de Welington.

No registro policial, ao qual a Folha teve acesso, Mariana disse que o soldado havia encaminhado um áudio para uma amiga dela com a seguinte ameaça: “Queria saber com quem ela ficou. Se eu catar ela, vou dar uns tiros nela. tô na neurose com essa menina”, segundo trecho do boletim.

A Justiça chegou a deferir uma medida protetiva em favor da estudante após a queixa e determinou que o policial mantivesse uma distância física dela de até 300 metros. Mas, meses depois, o casal voltou a se relacionar.

A reportagem questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre a conduta do policial, mas não obteve resposta.

Fonte: folhadesaopaulo.com.br

Ainda existem os bons. Eles estão entre nós

Mensagem de amor (Foto: Sandro Vagner)
Mensagem de amor (Foto: Sandro Vagner)

Numa saída para comprar medicamentos, na noite de sexta-feira (21), um som que vinha da avenida Rio Branco, me chamou á atenção, era um grupo de jovens e alguns adultos. Eles cantavam alegres em nome de Jesus. Tudo isso em meio um trânsito noturno que já nos trouxe cenas horripilantes, sangrentas e outros atos contra a vida do homem. Mas, aquele grupo, simples, só quis mostrar que ainda somos capazes de amar um ao outro, como Deus nos ensinou.

(Foto: Sandro Vagner)
(Foto: Sandro Vagner)

Cada parada no sinal, eles aproveitavam para mostra uma frase que foi empunhada com amor: “JESUS TE AMA”. Em outra faixa indicava que tudo é possível quando podemos avançar com o amor de Deus.

Música boa e sadia (Foto: Sandro Vagner)
Música boa e sadia (Foto: Sandro Vagner)

O grupo que me fez relatar tudo isso, é da Igreja Batista Jerusalém, da rua São Rafael, no bairro Jerusalém, em Trizidela do Vale, que realiza seus cultos sempre às terças, quintas, sábados e domingos.

Além da mensagem de amor à Deus, todos aproveitaram o fechamento do sinal, para distribuir um pequeno fôlder entre os condutores, que acredito ter valido a mensagem, pelo menos uma mensagem se expandiu, e se for absolvida com amor, poderemos ter uma vida melhor, e a paz poderá voltar a reinar de verdade entre nós.

(Foto: Sandro Vagner)
(Foto: Sandro Vagner)

Que outros jovens possam seguir esse exemplo, assim, teremos a certeza que a violência em nossa cidade ou em nossa região não terá lugar.

Na festa, uma mulher fez a festa, mas se deu mal

suspeita que foi presa após furtar celulares durante um festa em Pedreiras (Foto: PM de Pedreiras)
Suspeita que foi presa após furtar celulares durante uma festa em Pedreiras (Foto: PM de Pedreiras)

O caso aconteceu ontem (22) no Global Club, em Pedreiras. Uma maratona de bandas que amanheceram o dia, foram atrações no clube. Com o grande movimento de pessoas, os ladrões, como sempre, aproveitam para cometer seus crimes, mas uma mulher se deu mal, ao praticar o furto de alguns celulares. O excelente trabalho dos seguranças particulares foi atuante, e de imediato conteve a larápia, que foi entregue a guarnição da Polícia Militar que estava próxima ao local do evento.

Celulares e dinheiro que estavam com a conduzida (Foto: PM de Pedreiras)
Celulares e dinheiro que estavam com a conduzida (Foto: PM de Pedreiras)

Com a conduzida foram encontrados três celulares, todos devolvidos às vítimas, após o reconhecimento.

A guarnição da PM, que efetuou o prisão da suspeita, foi composta pelos 3º sargento J. Morais e o 3º sargento Lamark.

Fonte: Polícia Militar de Pedreiras

Homem morreu eletrocutado no balneário da Caema em Pedreiras

Alcides - Vítima (Foto: WhatsApp)
Alcides – Vítima (Foto: WhatsApp)

Alcides, segundo informações, estava no balneário da Caema, em Pedreiras, local que muita gente se reúne para se divertir aos finais de semana. Local também de muito barulho, devido os paredões que ficam com o som às alturas. Ele estaria molhado e recebeu uma descarga elétrica quando manuseava uma extensão. Foi levado ao hospital, mas não resistiu.

Alcides, foi funcionário da antiga loja Eletroforte, que pertencia ao proprietário do Hotel San Pedro,  Neto Mourão. Atualmente estava trabalhando como representante da AMBEV.

Mesmo com a morte de um cliente, o movimento nas barracas continua, e o som não parou.

Alcides era casado, e deixa duas filhas, uma de 15 anos e outra com quatro meses.

O corpo de Alcides está sendo velado no bairro Goiabal,  na rua Júlio Martins.

Preso pela SEIC comerciante suspeito de integrar quadrilha de assaltantes de bancos no MA

Raimundo Belarmino - Suspeito (Foto: SEIC)
Raimundo Belarmino – Suspeito (Foto: SEIC)

Operação da Polícia Civil por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC prendeu em flagrante delito na cidade de Presidente Dutra- MA, RAIMUNDO BELARMINO DA SILVA, natural de Lima Campos, por participação no assalto ao Banco do Brasil da cidade de Governador Eugênio Barros praticado no dia de ontem (22) e decretada sua prisão com relação ao assalto ao Banco do Brasil da cidade de Gonçalves Dias ocorrido no dia 22-07-2016. BELARMINO é comerciante na cidade de Presidente Dutra e realizava o levantamento das rotas de fuga, dia de abastecimento dos bancos na região e a movimentação dos policiais para posteriormente repassar para a quadrilha realizar os assaltos.

Fonte: SEIC

Criança é assaltada no Maranhão e policiais fazem “vaquinha” para compensar prejuízo

Criança pediu ajuda dos policiais (Foto: Leitor via WhatsApp O ESTADO / (98) 99209-2564)
Criança pediu ajuda dos policiais (Foto: Leitor via WhatsApp O ESTADO / (98) 99209-2564)

BACABAL – Uma criança de aproximadamente 7 anos foi vítima de criminosos na manhã deste sábado (22) em Bacabal. O menino, que trabalha vendendo “suquinho”, teve o seu faturamento do dia roubado e foi amparado por policiais do 15º Batalhão da cidade, que fizeram uma “vaquinha” para compensar o garoto.

De acordo com informações dos policiais, a criança procurou o quartel e relatou, aos prantos, que havia sido roubado. O menino explicou que estava vendendo a sua mercadoria quando foi abordado por um homem que levou os R$ 11,00 que ele já havia faturado durante a manhã.

Comovidos com a história do menino, os policiais resolveram fazer uma “vaquinha” para reaver os prejuízos da criança. Em seguida, o levaram em segurança para casa.

Trabalho infantil

O Maranhão é maior explorador de mão de obra infantil para o trabalho doméstico no Nordeste, atrás apenas da Bahia. Pelo menos 22 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos são exploradas irregularmente no estado.

Somente em 2015, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) realizou cerca de mil abordagens a crianças em situação de trabalho infantil.

Fonte: imirante.com.br

Acidente deixa três mortos em Presidente Dutra, no MA

A caminhonete teve a parte frontal destruída após a colisão. Foto: Divulgação
A caminhonete teve a parte frontal destruída após a colisão. Foto: Divulgação

PRESIDENTE DUTRA – Um acidente grave deixou três pessoas mortas e uma ferida na BR-135, na saída do município de Presidente Dutra, no Maranhão. O acidente envolvendo duas motos e uma caminhonete ocorreu na tarde deste sábado (22), por volta das 17:30h.

Uma das motos ficou completamente destruída após o acidente. Foto: Divulgação
Uma das motos ficou completamente destruída após o acidente. Foto: Divulgação

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das motos colidiu com uma caminhonete do modelo S-10 após tentar desviar de uma carreta e cair em um buraco. As vítimas Jessica Valéria Borges Nascimento, de 21 anos, Deusilene do Espírito Santo Silva, de 26 anos, passageiras das motocicletas envolvidas no acidente, e Dauro de Lima Nascimento, 46 anos e piloto de uma das motos, não resistiram aos ferimentos.

Fonte: imirante.com.br