‘Deixa o povo falar’, diz Cármen Lúcia em fórum sobre imprensa

Cármen Lúcia durante palestra em São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Cármen Lúcia durante palestra em São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (20) em São Paulo que as mudanças tecnológicas, como as redes sociais e a internet, fizeram “a ideia de tempo e de espaço mudar”, fazendo com que tanto a imprensa quanto os juízes se adaptassem, mudando também as formas de se exercer a democracia.

Ela defendeu a liberdade de imprensa, a liberdade das pessoas se manifestarem e também o papel da imprensa como fiscalizador.

Questionada sobre seu papel no STF para a liberdade de imprensa, defendeu a busca da verdade dos fatos e a liberdade de expressão:

“Vou dar cumprimento ao que o Supremo já decidiu reiteradas vezes. A imprensa é livre e não é livre como poder, é livre até como uma exigência constitucional para se garantir o direito à liberdade de informar e do cidadão ser informado para exercer livremente a sua cidadania”, disse a ministra.

“Portanto, eu vou dar cumprimento ao que o Supremo já decidiu reiteradamente: é fato, cala a boca, já morreu. Não há democracia sem imprensa livre, não há democracia sem liberdade. Ninguém é livre sem ter pleno acesso às informações e são os jornalistas, e a imprensa, a nossa garantia de que teremos sempre as informações prestadas, o direito garantido. E como lembrei outro dia o Fernando Sabino: ‘deixa o Alfredo falar’. Deixa o povo falar”, defendeu Cármen Lúcia.

Em palestra durante fórum da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ministra afirmou que “a democracia mudou pela mudança de qual passa a informação permanente” e que, para ela, está se configurando “novos modelos de convivência democrática no estado democrático” e “um novo modelo de democracia”.

“A imprensa cumpre um dos papéis mais importantes que se tem no estado democrático: um papel de fiscalização e controle da sociedade para, informando a sociedade, ser por ela fiscalizado pelo que a gente faz”, afirmou a presidente do STF.

“É a imprensa livre, legítima e formadora, porque ela não é só informadora, especialmente em um país como o Brasil, em que grande parte das pessoas não dispõe de dados, de educação cívica ao lado da educação formal para exercerem livremente os seus direitos, que nós vamos ter então uma sociedade na qual as tecnologias sirvam para novos modelos de convivência democrática. E eu acho que é este o papel da imprensa, que convivendo com as novas tecnologias seja capaz de apresentar as informações para os cidadãos formem seu convencimento de maneira muito mais aprofundado e com conhecimento. E só a imprensa cumpre este papel”, completou a ministra durante a palestra.

Fonte: g1.com.br

Katyane Leite será Secretária de Educação no governo do prefeito eleito Antônio França

Katyane Leite - Futura secretária de educação de Pedreiras (Foto: Facebook)
Katyane Leite – Futura secretária de educação de Pedreiras (Foto: Facebook)

Aos poucos, mesmo timidamente, os nomes dos futuros secretários do governo do Prefeito eleito de Pedreiras, Antônio França, começam a sair do papel e ganham os ares pedreirenses. Depois da confirmação do nome do desportista Raimundo Nonato, conhecido como “Natim”, que será o secretário de esportes, hoje, após uma reunião, foi anunciado o nome da secretária de educação. Conforme já estava sendo cogitado nos quatro cantos da cidade, a cadeira será ocupada pela professora Katyane de Abuquerque Leite.

Katyane Leite é radialista, professora municipal e estadual. Foi Coordenadora Geral da campanha do prefeito eleito Antônio França. Vinte e oito dias antes das eleições, ela abriu mão da coordenação e assumiu sua candidatura a vereadora, mesmo não sendo eleita, alcançou a suplência com 278 votos, e foi importante, ajudando eleger o quinto vereador da coligação de Antônio França (PTB – PDT – PHS e PSD).

Um nome, que, com certeza será aprovado por toda categoria, pela capacidade e pela responsabilidade que sempre teve como grande profissional na área da educação em Pedreiras.

Assim como Iaciara Rios, a educação de Pedreiras continuará em boas mãos.

A fonte que repassou essa informação ao Blog é altamente confiável, só não podemos revelar o nome.

Casal assaltou lavrador no centro de Pedreiras

p_20161019_110124
Márcio da Conceição – Vítima de assalto em Pedreiras (Foto: Sandro Vagner)

A vítima é Márcio da Conceição, 37 anos de idade. Segundo o Boletim de Ocorrência, ele foi abordado hoje (20), por volta das 10h, por um casal que aparentava ter 50 anos. A mulher teria ficado o tempo todo com a mão dentro da bolsa, insinuando ter uma arma, enquanto o homem, disse para a vítima passar o dinheiro, senão iria complicar pra o lado dele.

O assalto aconteceu nas proximidades das Casas Sampaio. Márcio tinha acabado de sacar a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais), na casa lotérica, mas já tinha feito outro saque em Igarapé Grande, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Todo o dinheiro foi levado pelos assaltantes. Na delegacia, ele chegou a dizer que não reagiu, por que achou que os bandidos fossem idosos.

Boletim de Ocorrência (Foto: Sandro Vagner)
Boletim de Ocorrência (Foto: Sandro Vagner)

Márcio da Conceição é lavrador, trabalha com fruticultura e reside no povoado Barraquinha, município de Lago dos Rodrigues.

Investigadores estão buscando informações sobre o casal, mas acreditam que a dupla vem de outro município praticar assalto em Pedreiras e região. A polícia irá requisitar filmagens nas proximidades do local do assalto, para tentar identificar os bandidos.

FRENTAS repudia declarações do Ministro Gilmar Mendes Contra Magistrados

frentas_1_4a45d7A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) – organização representativa de cerca de 40 mil juízes e membros do Ministério Público de todo o Brasil, pelas entidades subscritoras: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), e Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF) – vem a público para externar sua indignação diante das declarações do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acerca do suposto uso de ações de improbidade por integrantes do Ministério Público e da Magistratura, sob a grave acusação de “chantagear” e “ameaçar” parlamentares, além de “praticar, às escâncaras, abusos de autoridade”. Nesse contexto:

1. As entidades subscritoras da presente nota manifestam irrestrita solidariedade aos juízes, promotores e procuradores de todo o País, cuja dignidade restou atingida, direta ou indiretamente, por tais afirmações despropositadas. Uma vez mais, o ministro vale-se de ataques e afrontas, clivadas de frases de efeito, para criticar publicamente atos de ofício de outras autoridades públicas, imputar-lhes a prática de fatos definidos como crimes (Lei 4.898/1965), promover sub-repticiamente o interesse de figuras públicas da cena político-partidária com quem tem estrita afinidade e, nesse ensejo, desrespeitar e desacreditar justamente as duas instituições da República que mais têm contribuído para desbaratar a corrupção endêmica disseminada por todo o País.

2. As entidades subscritoras entendem que, estando o ministro à frente do Tribunal Superior Eleitoral desde maio de 2016, deve ter em mãos informações suficientes para conferir alguma concreção às acusações que agora alardeia, descompromissada e despersonalizadamente, manchando o nome das instituições representadas. Se de fato as têm, cumpre-lhe formalizar as devidas representações, a quem de direito, nos termos do artigo 40 do Código de Processo Penal. Se não as têm, deve desculpas públicas à Magistratura e ao Ministério Público, porque formulou imputações ofensivas a autoridades indeterminadas, sinalizando ao grande público que as ações de improbidade manejadas em detrimento de pessoas ligadas a determinado partido político foram necessariamente aventureiras, abusivas e – consequentemente – criminosas.

3. Vale lembrar, a propósito, que o ministro Gilmar Mendes está sujeito ao regime jurídico da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), a despeito de sua posição superior. E que, nesses termos, está impedido de manifestar juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos – quando dos autos forem objeto aquelas decisões -, em obras técnicas ou no exercício do magistério. Na ocasião, não estava o ministro acobertado por qualquer dessas hipóteses de exclusão da ilicitude, devendo se ater ao dever do artigo 36, III, Loman.

4. A Frentas espera que futuras manifestações, ao ensejo de sessões públicas ou fora delas, sejam mais serenas e responsáveis. Como cidadãos, temos o direito fundamental de pensar e se exprimir livremente. Como magistrados – tanto mais porque na presidência de um dos mais importantes tribunais do país –, temos os deveres ético da urbanidade, da cortesia, da prudência, da dignidade, do decoro e do comedimento (LC n. 35/1979, art. 35, IV; Código de Ética da Magistratura, arts. 22, 24 e 37). Compete aos magistrados, em especial, se abster de qualquer ato ou comportamento que, no exercício profissional, “implique discriminação injusta ou arbitrária de qualquer pessoa ou instituição” (Código de Ética, art. 39). Se não há por parte do ministro Gilmar Mendes quaisquer acusações formais a formular, e se está a extrapolar os limites da própria jurisdição, poderá ser instado a responder pelos seus excessos verbais.

No momento em que todos nós, cidadãos, buscamos o diálogo e o equilíbrio para o bem do País, o conflito desmedido e irresponsável não deve ter espaço. Que haja, doravante, interações mais razoáveis com os pares.

Brasília (DF), 19 de outubro de 2016.

João Ricardo Costa
Presidente da AMB e Coordenador da Frentas

Germano Silveira de Siqueira
Presidente da Anamatra

José Robalinho Cavalcanti
Presidente da ANPR

Ângelo Fabiano Farias Da Costa
Presidente da ANPT

Norma Angélica Cavalcanti
Presidente da Conamp

Giovanni Rattacaso
Presidente da ANMPM

Elísio Teixeira Lima Neto
Presidente da AMPDFT

Sebastião Coelho da Silva
Presidente da Amagis-DF

Menores se envolvem em acidente após fugirem da Polícia Militar em Trizidela do Vale

Três menores, que ocupavam uma motocicleta, duas de 14 anos e uma de 12, onde uma teria pegado o veículo escondido do pai, se envolveram ontem (19), em um acidente na rua Santo Antônio, em Trizidela do Vale.

Segundo informações, elas teriam visto as águias da PM fazendo ronda, se assustaram e saíram em alta velocidade para fugir da abordagem policial. Durante a fuga, conforme o vídeo, a motocicleta, uma pop, ultrapassou um quebra-molas, a condutora perdeu o equilíbrio, indo para a contra-mão, e por pouco não colidiu de frente com outro veículo que vinha no sentido contrário.

Uma das acidentadas disse ao pai que a polícia estaria seguindo elas, mas em conversa com um dos PMs, o Sargento Erislande, conhecido como “Pezão”, disse que essa versão não é verdadeira, no momento do acidente elas fugiram por que viram as Águias, e caíram após bater no quebra-molas, e no momento do acidente eles (PMs) estariam indo almoçar.

Um boletim de ocorrência foi registrado. Duas das vítimas foram encaminhadas para Peritoró, uma ficou bastante machucada, recebeu alta, mas a outra sofreu fratura em um dos pés e  terá que ser operada.

O Blog está aguardando a cópia do Boletim Informativo, contendo todas as informações sobre o acidente que foi testemunhado pelos policiais.

Que as envolvidas no acidente se recuperem o mais breve possível.

Atenção!

Fica o alerta. Menor ao volante ou pilotando uma motocicleta é proibido.

Veja o que diz o CTB – Código de Transito Brasileiro

Art. 162. Dirigir veículo
I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa (três vezes) e apreensão do veículo; (R$ 574,62)

Art. 163. Entregar a direção do veículo a pessoa nas condições previstas no artigo anterior:
Infração – as mesmas previstas no artigo anterior;
Penalidade – as mesmas previstas no artigo anterior;
Medida administrativa – a mesma prevista no inciso III do artigo anterior.

Se o menor se envolver em acidente ou conduzir o veículo de forma perigosa, é aplicada também o Artigo 164, onde além de todas as penalidades do Art 162, o menor é encaminhado para o conselho tutelar, se no caso o menor não apresentar nenhum responsável por ele.

Desvendado o mistério sobre fogo que sai de um buraco em Lima Campos

(Foto: Leitor do Blog)
(Foto: Leitor do Blog)

Os moradores da cidade de Lima Campos, e alguns curiosos de outros municípios, continuam visitando um terreno no Bairro Aeroporto. A frequência de pessoas ao local é em virtude de um buraco que contém um braseiro, e chamou à atenção pela duração do fenômeno.

Com exclusividade, hoje (19), o Blog conversou com o Tenente Machado, comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Trizidela do Vale. Ele explicou com todos os detalhes o que realmente está acontecendo na área.

Visita do corpo de bombeiros ao local, acompanhado do ex-prefeito de Lima Campos, Xarim)
Visita do corpo de bombeiros ao local, acompanhado do ex-prefeito de Lima Campos, Xarim (Fotos: Facebook  Rismaldo Alves)

Blog – Tenente Machado, após a visita da guarnição do Corpo de Bombeiros a Lima Campos, o que ficou realmente comprovado sobre esse mistério?

Tenente Machado – Ali, é um fenômeno que acontece raríssimas vezes na nossa região. O fenômeno é chamado de “Turfa“. As pessoas ficam especulando dizendo, que lá era uma fábrica de coco babaçu, outros dizem que é um lixão, dizem que é vulcão, outros falam que é uma reserva de gás, mas o que acontece lá é o seguinte: esse fenômeno acontece geralmente em cerrado. A grande incidência de incêndio em vegetação, principalmente em incêndio rasteiro, ele queima parte da vegetação que está na superfície, por ser algo contínuo, não ser apagado, ele vai pra raiz, e por sua vez se encontra com outras raízes e começa acontecer um incêndio subterrâneo, que é lento, sem chamas, contendo apenas brasas, temperatura e pouca fumaça. Isso pode durar um mês, dois meses, três meses, e, até quatro meses.

Blog – Qual risco esse fenômeno pode causar?

Tenente Machado – O risco é de curiosos ficarem pisando na área minada, afundar e queimar o corpo. Por isso, nós estivemos lá e realizamos um isolamento, para depois fazermos uma avaliação melhor, vamos chamar um geólogo, para que possamos preparar uma logística no local. Provavelmente iremos precisar de máquinas, como, retroescavadeira, por que será preciso cavar uma vala ao redor, pra evitar uma propagação a uma distância incalculável. As informações que tivemos é que o fenômeno já está há mais de 15 (quinze) dias. Só pedimos que as pessoas se afastem para evitar acidentes, por isso, fizemos o isolamento. Lá é bastante perigoso.

Todo cuidado ainda é pouco. Como dizem por ai; “quem brinca com fogo se queima”.

Cunha é preso em Brasília; casa do ex-deputado é alvo de busca no Rio

Ex-deputado federal Eduardo Cunha - Momento da prisão (Foto: Divulgação)
Ex-deputado federal Eduardo Cunha – Momento da prisão (Foto: Divulgação)

O ex-deputado Eduardo Cunha foi preso em Brasília pela Polícia Federal nesta quarta-feira (19) e sua casa na Barra da Tijuca, na zona sul do Rio, foi alvo de operação de busca e apreensão.

A prisão e a busca foram autorizadas pelo juiz federal Sergio Moro nesta terça-feira (18), que passou a tratar do caso do ex-parlamentar depois que ele perdeu o foro privilegiado com a cassação de seu mandato.

Moro pediu a prisão do ex-deputado afirmando que sua liberdade representava risco “à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade (Cunha é italiano e brasileiro)”, afirma em nota a Justiça Federal do Paraná.

“Enquanto não houver rastreamento completo do dinheiro e a total identificação de sua localização atual, há um risco de dissipação do produto do crime, o que inviabilizará a sua recuperação. Enquanto não afastado o risco de dissipação do produto do crime, presente igualmente um risco maior de fuga ao exterior, uma vez que o acusado poderia se valer de recursos ilícitos ali mantidos para facilitar fuga e refúgio no exterior”, afirmou o juiz Sergio Moro na decisão.

Moro ainda destacou o suposto “caráter serial” dos crimes de corrupção cometidos por Cunha, investigado em mais de um inquérito na Lava Jato, o que caracterizaria risco à ordem pública.

A Procuradoria listou, ainda, fatos que “evidenciaram a disposição de Eduardo Cunha de atrapalhar as investigações”.

Entre eles, estão requerimentos feitos pelo então deputado ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à Câmara sobre empresas e advogados ligados a delatores da Lava Jato, como Julio Camargo, a empreiteira Schahin e Alberto Youssef, além de tentativas de impedir sua cassação pela Câmara.

Continue reading

Perseguição e tiro no Conjunto Primavera, em Pedreiras

Rua dos Girassóis - Conjunto Primavera (Foto: Fabrício Led)
Rua dos Girassóis – Conjunto Primavera (Foto:Sandro Vagner)

Segundo informações da Polícia Militar, o assaltante de celular, conhecido como “Mathias”, do Bairro do Diogo, estava sendo perseguido pelos PMs, quando entrou pela rua dos Girassóis, no conjunto Primavera. O Tenente Neres, que vem realizando um bom trabalho à frente do Pelotão de Trizidela do Vale, efetuou um disparo de advertência, mas o bandido conseguiu empreender fuga. No momento da abordagem ele teria fugido. Há informações que estaria portando uma arma de fogo. Mathias já tem passagem pela Polícia.

“O perseguido é uma situação diferente, e, não se trata do mesmo elemento que realizou um assalto agora há pouco, nas proximidades do Bar do Polyart, onde levou uma motocicleta e um celular J7. Mas vamos continuar as buscas na tentativa de prendê-los“, disse o tenente Neres, ao Blog.

Sessão solene celebra os 50 anos de fundação da Universidade Federal do Maranhão

(Foto: AL/Maranhão)
(Foto: AL/Maranhão)

Os 50 anos de fundação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram celebrados, nesta terça-feira (18), durante sessão solene na Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelos deputados Professor Marco Aurélio (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB), que ressaltaram o papel fundamental da universidade na formação de profissionais, que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Diversas autoridades, profissionais do campo acadêmico e vários deputados, como Valéria Macêdo (PDT), Fábio Braga (SD), Júnior Verde (PRB), Levi Pontes (PCdoB) e Sérgio Frota (PSDB), prestigiaram a sessão solene pelo Jubileu de Ouro da instituição.

O deputado Bira do Pindaré destacou a importância da UFMA na sua formação. O parlamentar, que é graduado em Direito pela instituição, também pontuou que foi na universidade que teve seu primeiro contato com o movimento estudantil, dando início a sua vida política.

“A minha formação eu devo à Universidade Federal do Maranhão e, assim como eu, milhares de outras pessoas tiveram a oportunidade de avançar na vida e alcançar um protagonismo maior no desenvolvimento do nosso estado graças à UFMA. A universidade tem um papel decisivo para o desenvolvimento do Maranhão”, assinalou.

O deputado Professor Marco Aurélio também ressaltou o papel da instituição de ensino no fortalecimento do estado na cultura, no campo social e acadêmico, na pesquisa e no desenvolvimento econômico. “Eu sei a importância que a UFMA tem para a Região Tocantina, assim como para todas as regiões onde contribui. Quantos profissionais hoje estão ajudando a fortalecer o nosso estado que tiveram formação na UFMA. Por isso, a Assembleia Legislativa presta essa grande homenagem com todos que ajudaram a construir essa história”, completou o parlamentar.

Atualmente, a UFMA possui 96 cursos de graduação e está presente em todas as regiões do estado, reforçando o seu papel no ensino, pesquisa e extensão, considerado o tripé da universidade. A instituição forma profissionais nas diferentes áreas de conhecimento em nível de graduação e pós-graduação, empreendendo pesquisas voltadas aos principais problemas do Maranhão, além de desenvolver atividades de extensão que abrangem ações de organização social, produção e inovações tecnológicas, capacitação de recursos humanos e valorização da cultura.

“Comemoramos hoje, com muita satisfação, os 50 anos de criação da Universidade Federal do Maranhão. Foi uma luta muito grande, que começou com uma semente. Hoje temos uma universidade que cumpre com o seu papel na formação de profissionais com qualidade, com atendimento à população na resolução dos problemas e estamos comemorando 50 anos de muitas vitórias”, afirmou Nair Portela, reitora da UFMA.

Fonte: AL/Maranhão

Governo amplia oferta de cursos de capacitação profissional no Polo Coureiro de Ribeirãozinho

Foto: Divulgalçao - Seinc - Governo-amplia-oferta-de-cursos-de-capacitação-profissional
(Foto: Divulgalçao) – Seinc – Governo amplia oferta de cursos de capacitação profissional

“Eu nunca vi nada assim aqui. Esses cursos vão ajudar no desempenho da cidade, principalmente na geração de emprego”. A declaração é da estudante Luziane Ramos Silva, durante a solenidade de abertura de cursos voltados para polo coureiro de Ribeirãozinho, um dos maiores do Norte/Nordeste e que fica a 35 km de Imperatriz.

A iniciativa faz parte das ações em prol do adensamento da cadeia produtiva do couro, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc). O objetivo é contribuir na formação de mão de obra qualificada que atenda as demandas do polo coureiro do município.

O Governo do Estado contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ministrar os cursos, que vão acontecer na unidade móvel de couro e calçados, popularmente conhecida como caminhão escola, que está instalada as margens da BR-010.

“Com a oferta de mais cursos voltados para a cadeia do couro, estamos contribuindo para minimizar um problema antigo, que é a falta de qualificação profissional. O Governo Flávio Dino, não tem medido esforços, para que Ribeirãozinho possa aumentar a geração de postos de trabalho, que serão ocupados por gente da região, com qualificação para atender as demandas do mercado”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Senai, Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária (Faema), além do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles do Estado do Maranhão (Sindicouro), somam esforços, juntos às ações do Governo do Estado, já em andamento, que visam o adensamento de toda a cadeia, promovendo produtividade e industrialização da produção.

Edilson Baldez das Neves, Presidente da Fiema, destacou o papel do Governador Flávio Dino, no desenvolvimentos dos municípios do estado, com ações de fomento. “Com esses resultados, Ribeirãozinho será outro, fiquem certos, dentro de pouco tempo. A gente começa por artefato de couros e depois por outros segmentos”.

O presidente do Sindicouros, Adão Oliveira, ressalta o papel do Governo na cidade. “O Governo tem sido um grande parceiro, nunca formos vistos como agora, e quem ganha é nossa região”.

Sobre os cursos

Neste mês, serão iniciados os cursos de modelista de cabedais de calçados e confeccionador de artefatos de couro e sintético. Cada um com carga horária de 160 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, além de material didático, equipamentos, instrumentos, ferramentas e laboratório. Além de mais dois cursos, os de montador de calçados e costureiro de calçados, ambos com carga horária de 80 horas, que estão previstos para iniciar em dezembro.

A oferta de cursos complementa as ações em prol da capacitação da mão de obra local iniciada em julho deste ano, com a entrega da primeira escola voltada para a capacitação no ramo coureiro do estado, fundada como um Centro Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Incentivos

Com os trabalhos executados pelo Governo, recentemente, a empresa paulista Tucson Boots, especializada na fabricação de botas e calçados infantis fabricados em couro, anunciou que pretende instalar uma fábrica em Ribeirãozinho. Com início das operações revistas para janeiro de 2017, o local terá capacidade de produção de 400 pares de calçados/dia, e vai gerar 120 empregos diretos.

Além disso, os curtumes que fazem parte do polo coureiro receberam incentivos por meio do Programa ‘Mais Empresas’. Atualmente, quatro curtumes estão instados em Ribeirãozinho e juntos, somam mais de 1.500 postos de trabalho.

Fonte: SEINC