Parcelamento do Supersimples deve começar depois do dia 27

maranhaoA renegociação de dívidas tributárias dos pequenos negócios deverá ser regulamentada logo após a sanção presidencial ao projeto do novo Supersimples, regime que reduz a carga tributária em 40%.

Isso deve acontecer em dois ou três dias, depois da solenidade prevista para o próximo dia 27, no Palácio do Planalto. A iniciativa da regulamentação caberá ao Comitê Gestor do Simples Nacional, o nome oficial do Supersimples.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a renegociação das dívidas vai auxiliar a diminuir o fechamento de empresas no Brasil. “As micro e pequenas empresas representam um setor importante no país. Mais de 90% das empresas formais no Brasil são pertencentes às micro e pequenas, gerando mais de 40% do salário pago atualmente”, afirmou.

Continue reading

Realizada em Lima Campos a Escolha da Miss e Mister Estudantil 2016

thumbnail_dsc_0467
(Foto: Sydney Borges)

A 4ª edição do Mister e Miss Estudantil, movimentou a noite de 8 de outubro em Lima Campos, e fez do acontecimento um momento ímpar para se prestigiar o talento e a beleza dos nossos alunos. Com propósitos educacionais, A SEMED – Secretaria Municipal de Educação ee o Jornal Fala Sério News, estiveram mais uma vez empenhados na organização do evento.

(Fotos: Produção do evento)
(Fotos: Produção do evento)

Neste ano três escolas concorreram com suas duplas de alunos: O Centro de Ensino Newton Belo, a Unidade Integrada Artur Azevedo, e pela primeira vez teve a participação de uma escola da zona rural, a Unidade Escolar Gomes de Castro, do povoado Centrinho.

(Fotos: Produção do evento)
(Fotos: Produção do evento)

Além do concurso, aconteceram outras apresentações, sempre com participações de alunos, seja representando as Bandas Marciais das escolas da cidade com suas musas; Lara Neves e Anna Victória ou nas demais apresentações como teatro, dança e concursos livre para a platéia.

Jackson Borges, apresentador do evento conduziu toda a cerimônia brilhantemente, e sempre interagindo com todos que foram prestigiar essa grande festa estudantil.

dsc_0448-copia
Vanessa (Miss Estudantil), Sydney Borges (Jornal Fala Sério News) e Laírton (Mister Estudantil 2016)

No final, o título coube a representante da unidade Integrada Artur Azevedo, e ao representante da Unidade Escolar Gomes Castro, que foram os alunos Vanessa e Laírton eleitos o Miss e Mister Estudantil Limacampense.

Agradecemos a todos que de forma direta e indiretamente contribuíram parta o grande sucesso do evento.

Por Sidney Borges

Governo decreta situação de emergência por 180 dias para agilizar combate às queimadas no Leste Maranhense

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Queimadas no território maranhense obrigam o governado Flávio Dino a decretar estado de emergência. A medida foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira, dia 14, e tem o objetivo de facilitar a liberação de verbas para auxiliar no combate às chamas e vale por 180 dias.

Segundo o decreto, “ficam autorizados os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil a prestarem apoio suplementar técnico e operacional no âmbito das áreas afetadas por queimadas e incêndios florestais, mediante prévia articulação e integração com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil”.

O decreto considera que o grande número de incêndios provocados pela prolongada estiagem oferece riscos de prejuízos econômicos públicos e privados, danos humanos, materiais e principalmente ambientais incalculáveis. A partir dele, uma das medidas facilitadas é a contratação extra de aeronaves e caminhões-pipa, contratos de aquisição de bens necessários às atividades de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário das regiões atingidas.

Será otimizada, também, a mobilização de recursos humanos, como a união de esforços e deslocamento de efetivos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, brigadistas e de outros órgãos.

Até esta sexta-feira (14) foram registrados no Brasil 73.946 focos de queimadas e incêndios florestais, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e que o Maranhão é o quarto Estado da Federação em números de queimadas e incêndios florestais com 6.508 focos registrados. Ainda de acordo com o Instituto, sobre o Mapa de Risco de queimadas e incêndios florestais no Brasil, o Maranhão está seguinte situação: com 159 Municípios em Situação de Risco Crítico, 19 com Risco Alto e 5 com Risco Médio.

De acordo com o decreto, atualmente todas as regiões do Estado estão sendo afetadas pelas queimadas e incêndios florestais, atingido terras indígenas, biomas e áreas protegidas por legislação ambiental estadual e federal. “Fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação e supervisão da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, diz o documento.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, as atividades de controle, combate e monitoramento das áreas de influência das queimadas devem ser exercidas permanentemente até a total extinção do fogo, de modo a prevenir e minimizar os impactos ambientais e sociais. “Nesta sexta-feira (14) nós deslocamos para Caxias um total de 37 bombeiros e mais quatro viaturas vindos da capital, para incorporação e reforço das equipes já existentes”, informou.

Fonte: imirante.com.br

Homem foi preso por tentativa de homicídio na zona rural de São Roberto

280px-maranhao_municip_saoroberto-svgOntem (15) por volta das 15h, no Povoado “Bode com sede”, próximo à cidade de São Roberto/MA, houve uma tentativa de homicídio praticada por Valcir Gomes Ribeiro, conhecido como “Mãozinha”, 30 anos de idade, contra Evangelista Pereira de Souza. Valcir desferiu dois golpes de facão contra a vítima, um na altura do pescoço e outro no braço, e fugiu para sua casa até ser preso pela guarnição da Polícia Militar de São Roberto, que ainda encontrou uma espingarda na casa do autor.

img-20161016-wa0156
Valcir Gomes – Acusado (Foto: PC/Esperantinópolis)

A vítima foi socorrida e sobreviveu aos ferimentos, apesar de levar 14 (catorze) pontos no ferimento realizado entre a nuca e o pescoço. O autor foi atuado em flagrante pelo Delegado de Polícia Civil de Esperantinópolis, Dr. Diego Maciel Ferreira, pelos crimes de homicídio tentado e posse irregular de arma de fogo de uso permitido, respectivamente, tipificados nos art. 121, caput, c/c art. 14, inciso II, do CPB e art. 12 da lei nº 10.826/03, ficando recolhido na carceragem da referida Delegacia de Polícia até decisão posterior do Judiciário.

img-20161016-wa0159
Evangelista Pereira – Vítima (Foto: PC/Esperantinópolis)

Fonte: PC/Esperantinópolis

Jovem pedreirense, estudante de teatro, conquista título de melhor ator em São Luís – MA

received_1153791884712550
David Lopes – Ator (Foto: arquivo família)

Não existe distância, nem obstáculo, quando se quer atingir seu objetivo. Os entraves ficam para trás, os caminhos espinhosos são vencidos, e o resultado é sempre positivo, basta ter a força de vontade para conquistar seu ideal. Um jovem pedreirense mostrou que todos somos capazes de conquistar um sonho e torná-lo realidade, basta querer, mesmo que para isso, sejamos obrigados a enfrentar todos os problemas, mas no final, vale a pena sempre.

Na busca de conquistar o auge da carreira como ator, David Lopes e seu Pai Manuel Lins fazem um trajeto de 5h, de viagem de Pedreiras a São Luís (MA), isso todos os sábados, para estudar teatro, e na última quarta-feira (12), David, viu que o resultado não estava tão longe assim. No teatro Arthur Azevedo, foi realizado o Festival Universal de Teatro Infantil, idealizado por Josué Costa, diretor do INCENA, e com a peça teatral o “Príncipe e o Mendigo”, onde David Lopes fez o papel do Mendigo, ele ganhou o premio de Melhor Ator do festival, disputando com quatro fortes concorrentes:

Eduardo Tavares (Príncipe e o Mendigo)
David Lopes (Príncipe e o Mendigo)
Antonio Garcia (A Bruxinha que era Boa)
Henrique Pacheco (O Pequeno Príncipe)

Troféu de melhor ator infantil conquistado por David Lopes (Foto: arquivo família)
Troféu de melhor ator infantil conquistado por David Lopes (Foto: arquivo família)

Após o grande feito e como forma de agradecimento a todos, em sua rede social, David Lopes escreveu o seguinte:

Está aqui, o resultado da loucura de ir e vir todos os sábados para São Luís, apenas para fazer teatro (que eh a minha paixão).

Foi minha primeira vez em um grande Teatro, a primeira vez em um Teatro na Verdade. E consegui essa proeza de levar o prêmio de Melhor Ator.

Eu só tenho a agradecer, a Deus, pq sem ele, nada eh possível, gostaria de agradecer também, a Giovana Pacheco e a sua família , que me acolheram carinhosamente durante esses dias, para que fosse possível eu ensaiar e apresentar nosso espetáculo, muito obrigado Gio, agradeço também a toda minha família e a minha namorada Diane, e aos meus amigos que sempre me apoiam custe o que custar, também agradeço a parceria e espaço que a REJUP ( rede de juventude do santuário) está me dando em nome de Jaílson Siqueira Valdimara e nosso reitor José Geraldo, me colocando a frente do grupo de teatro Carcarate, e dedico este prêmio à minha mãe e meu pai , que eh um louco, em me acompanhar todos os sábados, nessa batalha, e o que me deixou mais feliz, foi ver o sorriso dele estampado de felicidade no rosto quando eu subi no palco do Arthur Azevedo na noite desta última quarta feira (12).

Agradeço também a Josué Costa, mestre, e todos os amigos do INCENA”

Esse título fortaleceu ainda mais o jovem David, que sem orgulho nenhum, todo o aprendizado, ele faz questão de repassar a outros jovens, que assim como ele, também sonham em brilhar nos grandes palcos.

(Foto: Arquivo família)
(Foto: Arquivo família)

Parabéns, David Lopes. Pedreiras se orgulha mais um vez em ter um representante à altura nessa arte, e que o apoio nunca falte para quem pretende alcançar os seus objetivos, seja em qual for a carreira.

Contribuição: Jaílson Siqueira

Déficit previdenciário dos estados pode crescer 57% até 2020

- Andréa Machado/Agência O Globo
– Andréa Machado/Agência O Globo

BRASÍLIA – Os estados pediram ao governo federal para serem incluídos na reforma da Previdência, a fim de desarmar uma bomba que pode explodir em quatro anos. Sem mudança nas regras para servidores públicos, o déficit dos regimes próprios estaduais, que alcançou R$ 64,266 bilhões no ano passado, chegará a R$ 101,144 bilhões em 2020 — um aumento de 57,4% no período, de acordo com cálculos de um estudo contratado por um grupo de governadores, que inclui Rio e São Paulo. A cifra indica quanto os estados terão que aportar a mais para pagar aposentados e pensionistas, já descontadas as receitas com contribuições.

Diante do problema, governadores reunidos em Brasília na semana passada concluíram que a reforma da Previdência é crucial para vencer a crise fiscal que abate os estados e decidiram defender conjuntamente medidas para reduzir o peso das despesas com benefícios. Além do aumento da contribuição, eles querem que a União acabe com os regimes especiais de policiais militares e bombeiros — que representam quase um quarto do gasto com servidores estaduais inativos. De um custo total de R$ 127,6 bilhões em 2015, a categoria respondeu por R$ 28,8 bilhões. A previsão é chegar a R$ 32,2 bilhões neste ano.

O levantamento sobre a projeção de déficit dos regimes próprios de Previdência dos estados foi feito pelo consultor da comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, Leonardo Rolim. Segundo o estudo, o déficit dos regime próprios de previdências estaduais — que consumiu 11,7% das receitas correntes líquidas dos estados em 2015, chegará a 17% em 2020, se nada for feito. Rolim está assessorando um grupo de governadores, como Rio, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, que estão à frente da mobilização e que conta inclusive com o apoio de Minas Gerais e do Piauí, comandados pelo PT.

Os governadores também têm expectativa de que a PEC vá alterar as regras para os professores, que podem se aposentar na frente dos demais. Segurança e educação são duas rubricas que exercem forte pressão nas contas de estados e municípios. Eles querem que o governo federal dê foco à previdência dos servidores públicos e não apenas ao regime geral (INSS).

Continue reading

Mega-Sena acumula, e prêmio estimado chega a R$ 33 milhões

1436249772-305223297
129 apostadores ficaram no “quase” no concurso 1.866 da Mega-Sena. – Foto: Reprodução

PIRIPIRI – Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.866 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (15), em Piripiri (PI). O prêmio estimado para o próximo concurso, que será realizado nesta terça-feira (18), é de 33 milhões.

Confira as dezenas sorteadas: 14 – 17 – 36 – 38 – 44 – 60

129 apostadores acertaram a Quina e irão levar R$ 20.175,94 cada um. A Quadra teve 6.185 premiados, que vão ganhar R$ 601,15 cada um.

As apostas da Mega-Sena custam R$ 3,50 e podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica do país. Os clientes da Caixa com acesso ao Internet Banking podem fazer as apostas usando o serviço do banco, basta ter conta-corrente e ser maior de 18 anos.

Fonte: imirante.com.br

Romeiros de Nossa Senhora dos Pobres

page
(Fotos: Sandro Vagner)

Sempre no terceiro sábado de outubro dezenas de romeiros se preparam para uma caminhada que sai de Trizidela do Vale. O destino é Belém dos Lages, município de Poção de Pedras.

page-1
(Fotos: Sandro Vagner)

A caminhada que é realizada há mais de quatro décadas, é realizada com muito entusiasmo e Fé. Ao todo são trinta e dois quilômetros de  peregrinação. Os romeiros de Nossa Senhora dos Pobres, deixam o local às 20h, e fazem todo o percurso em oito horas. Passam a noite inteira caminhando e chegam ao local no raiar do sol.

Expeditão - Romeiro (Foto: Sandro Vagner)
Expeditão – Romeiro (Foto: Sandro Vagner)

Expeditão, deficiente visual, enfrenta a caminhada, é como se conhecesse cada local, e sempre faz questão de dizer aos romeiros de primeira viagem onde os mesmos estão passando, então, vem as histórias.

Zé Barreto - Romeiro (Foto: Sandro Vagner)
Zé Barreto – Romeiro (Foto: Sandro Vagner)

Este ano, Zé Barreto, um participante da romaria, inovou e foi de charrete, uma forma de cumprir com uma Graça alcançada.

Em Belém dos Lages alguns moradores ficam à espera dos devotos, que após um café, participam de uma missa quando tem padre disponível ou de uma celebração, mas com muita fé em Deus e em Nossa Senhora dos Pobres.

Imagem

Sara Barreto - Romeira (Foto: Facebook)
Sara Barreto – Romeira (Foto: Facebook)

A imagem de Nossa Senhora dos Pobres foi levada a Belém dos Lages, em romaria, na década de 70, por Frei Raimundo Vale e um grupo de jovens, entre eles estavam os irmãos José Barreto e Antônio Barreto.

Renovados pela fé, os caminhantes retornam sempre após o ato religioso, cheios de esperança e do dever cumprido mais uma vez.

Loja Majestic Cosmetic Foi Assaltada Hoje Em Pedreiras

Majestic Cosmetic é de propriedade da empresária Lígia Veras, filha do vereador Chicutinha, que funciona na rua Maneco Rêgo, no centro comercial de Pedreiras. A loja foi alvo de assaltante na tarde deste sábado (15). Clientes e funcionários foram surpreendidos por um assaltante armado com um revólver, e em poucos segundos conseguiu cometer o crime, levando cordão, relógio, celular e outros produtos.

De cara limpa, usando apenas um boné, o meliante fez um raspa e saiu tranquilo. A polícia foi acionada, mas não há informações sobre a prisão do bandido.

Zé Vieira consegue na Justiça o direito de pleitear sua diplomação

O ex-deputado federal José Vieira, candidato mais votado na eleição para prefeito em Bacabal, ganhou na Justiça Federal condições de pleitear junto à Justiça Eleitoral o direito de ser diplomado e empossado.

É esse o efeito de uma decisão assinada pelo desembargador Antonio de Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região.

José Vieira deu entrada em um recurso chamado agravo de instrumento, para que a Justiça suspendesse os efeitos dos processos julgados pelo Tribunal de Contas da União. O desembargador Souza Prudente deferiu o pedido de antecipação de tutela recursal para sobrestar os efeitos dos julgados do Tribunal de Contas da União- TCU.

O desembargador Souza Prudente determinou ainda a comunicação imediata, via fax, ao presidente do TCU.

Na prática os efeitos são:

1. Os efeitos dos julgamentos pelo TCU estão suspensos;
2. Com isso, Zé Vieira não está inelegível em razão desses processos;
3. Assim ele poderá com todas as chances pleitear a sua diplomação no cargo de prefeito de Bacabal, conforme decisão da Justiça Federal do momento.

Blog do Louremar Fernandes