Horário de Verão começa à zero hora deste domingo

sem-titulo

RIO – O Horário de Verão de 2016 começará à zero hora do próximo domingo, dia 16 de outubro. Os brasileiros deverão adiantar o relógio em uma hora a partir da meia-noite. O novo horário é válido para todos as unidades federativas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo). Os estados do Norte e do Nordeste não participam do novo horário. As informações são do Ministério de Minas e Energia. A última vez que a Bahia participou do horário de verão foi em 2011.

O horário durará até o fim do dia 19 de fevereiro de 2017.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a estimativa de ganhos com o Horário de Verão é de R$ 147,5 milhões — “representa o custo evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência do Horário de Verão”, informa a pasta.

Os principais benefícios da redução de demanda no horário de ponta, além da redução dos investimentos no sistema elétrico, são o aumento da segurança operacional, decorrente da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão, maior flexibilidade operativa para realização de manutenções e redução de cortes de carga em situações de emergência no sistema elétrico e a redução dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período de vigência do Horário de Verão, ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

A medida é aplicada no Brasil desde 1931, com alguns intervalos. Mais recentemente, passou a vigorar por meio do Decreto nº 6.558, de 8 de setembro de 2008, revisado pelos Decretos 7.584, de 13/10/2011 e 8.112/2013.

Fonte: oglobo.com.br

Departamento de Cultura do Santuário São Benedito Ganha Reconhecimento Popular

(Fotos: Santuário de São Benedito)
(Fotos: Santuário de São Benedito)

O Departamento de Cultura do Santuário São Benedito vem ganhando reconhecimento aos olhos do povo, Idealizado pelo Reitor Pe. José Geraldo e posto em prática pelo jovem Junior Meneses, 24 anos, e sendo músico instrumentista e amante da cultura Pedreirense, Pe. José Geraldo e Junior acreditam que durante esses quatro anos de existência, o departamento vem fazendo um trabalho belíssimo de inclusão cultural e Juvenil. Tem como propósito promover o planejamento e fomento das atividades culturais com uma visão ampla e integrada no território do Município, considerando a cultura como uma área estratégica para o desenvolvimento local, valorizando assim, todas as manifestações artísticas, culturais, manifestações da juventude que expressam a diversidade étnica e social do Município de Pedreiras. O Departamento de Cultura do S.S.B. sempre com projetos inovadores e multiplicadores, que engaja crianças e jovens, proporcionando-os ações voltadas para a promoção humana, visando as politicas de juventude através dos movimentos culturais.

Tais como:

Movimentos artísticos culturais realizados no PATAMAR DA CULTURA: (Exposições, danças culturais, cantores locais, Shows de Cantores Católicos e peças teatrais) Implementação da Música: criação da Banda Marcial Santa Cecilia, orquestra flautas de Benedito. Teatro: peças teatrais “PEDREIRAS FELIZ: a esperança que se renova, “O AUTO DE SÃO BENEDITO” Juventude: apoio total ao Impacto Jovem (WIFI Gratuito no Patamar), Missa da Timbalada (participação juventude), arraiá da juventude, acampamento jovem, confraternizações e viagens. Eventos Culturais: arraiá da Fé, concurso de Quadrilhas, concurso de bandas e fanfarras, festival de música católica, projeto pedreiras criança (distribuição de brinquedos), cinema para todos, dentre outros.

O objetivo do projeto é continuar alcançando o sucesso, juntamente com todos os seus idealizadores e integrantes.

“Toda Criança Feliz” Foi Sucesso na APAC de Pedreiras

(Foto: Coordenação do evento)
(Foto: Coordenação do evento)

O projeto social Toda Criança Feliz realizou nesta sexta feira (14) à 14ª Edição no Centro de Reintegração Social (APAC) de Pedreiras. Com o apoio da APAC, poder judiciário, ministério público, conselho tutela, CMDCA, óticas Carol e Auto escola Mearim o evento contou com 100 crianças que se divertiram com os palhaços Miguelito e Suvela, aproveitaram os brinquedos pula pula, receberam presentes e uma bicicleta foi sorteada.

(Foto: Coordenação do evento)
(Foto: Coordenação do evento)

O projeto Social “Toda Criança Feliz” há três anos e meio vem divertindo e presenteado a criançada em Pedreiras e região.

(Fotos: Coordenação do evento)
(Fotos: Coordenação do evento)

Essa iniciativa merece aplausos. Que outras pessoas possam se envolver de coração, na intenção de reforçar esse projeto que irá continuar fazendo a alegria de centenas de crianças, seja a onde for.

Marcos Krause está de parabéns. É sempre importante fazer uma criança feliz, mesmo que seja com um simples sorriso.

Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi, morre aos 72 anos

O ator e humorista Orival Pessini, fantasiado como seu personagem Fofão, posa para retrato no topo de um edifício em São Paulo, em foto de outubro de 2014 (Foto: Danilo Verpa/Folhapress/Arquivo)
O ator e humorista Orival Pessini, fantasiado como seu personagem Fofão, posa para retrato no topo de um edifício em São Paulo, em foto de outubro de 2014 (Foto: Danilo Verpa/Folhapress/Arquivo)

Morreu na madrugada desta sexta-feira (14) em São Paulo Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi. O ator e humorista de 72 anos tinha câncer no baço e estava internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, na Zona Sul da capital.

Álvaro Gomes, empresário do ator, afirmou por meio do Facebook que Pessini faleceu às 4h.

“Uma pessoa que trouxe alegria a várias gerações com seu humor adulto ou para as crianças, com o Fofão”, disse.

Orival Pessini durante entrevista para a TV Globo em 2015 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Orival Pessini durante entrevista para a TV Globo em 2015 (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nascido em Pompeia (SP), na região de Marília, em 1944, Pessini iniciou a carreira no teatro amador e atuando em comerciais. Estreou na TV em 1963, no infantil “Quem conta um conto”, da TV Tupi. O sucesso viria anos depois, com os personagens Sócrates e Charles, do “Planeta dos Homens” (Globo).

O Fofão foi criado em 1983, para o programa “Balão Mágico” (Globo). O alienígena atrapalhado de enormes bochechas, nascido no planeta fictício “Fofolândia”, tornou-se um dos mais populares personagens infantis dos anos 1980.

Em 1986, migrou para a Rede Bandeirantes, onde estreou um programa inteiramente dedicado ao monstrinho. O “TV Fofão” ficou no ar até 1989.

Antes do fim da atração, criou outro personagem de sucesso, o Patropi, para o programa “Praça Brasil”. Um típico hippie universitário, o personagem tornou famosos bordões como “Sei lá, entende?!” e “Sem crise, meu!”. Como Patropi, participou ainda do “A Praça É Nossa” e “Escolinha do Gugu”, ambos do SBT, “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo) e “Escolinha do Barulho” (Record).

No “A Praça É Nossa”, também lançou o locutor Juvenal, conhecido pelo bordão “Numa velocidade…”. Entre seus personagens, está ainda Ranulpho Pereira, um aposentado reclamão que participou de “Uma Escolinha Muito Louca” (Band).

Em 2014, atuou sem máscara na série “Amores Roubados” (Globo), como o padre José. Nos últimos anos da carreira, também se apresentava com o espetáculo “Eles sou eu”, uma síntese dos quase 30 anos de trabalho, na qual revivia alguns de seus principais personagens.

Fofão no Balão Mágico, em 1984 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fofão no Balão Mágico, em 1984 (Foto: Reprodução/TV Globo)

O personagem Fofão foi um dos homenageados pela escola de samba Rosas de Ouro em 2014.“Fico abismado com a reação do público. Fofão fez 30 anos em 2013 e as pessoas querem fazer foto comigo. Hoje em dia participo de eventos para adultos. Pessoas que me viam quando criança”, disse Pessini ao G1 antes do desfile.

Fofão e crianças do programa 'Balão Mágico', entre elas a atriz Simony, na década de 1980 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fofão e crianças do programa ‘Balão Mágico’, entre elas a atriz Simony, na década de 1980 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Orival Pessini ao lado dos seus personagens de maior sucesso, Patropi e Fofão (Foto: Reprodução/TV Globo)
Orival Pessini ao lado dos seus personagens de maior sucesso, Patropi e Fofão (Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: g1.com.br

Marcílio Ximenes: o Vice Perdedor Que Ganhou Seu Posto

img_1806

As eleições em Pedreiras foram bastante concorridas, até mesmo pelo grande número de concorrentes. Sabíamos desde o princípio que isso poderia acarretar em mais um desgaste ao eleitor que deixou de ir às urnas, enumerando o crescimento de abstenção.

Se olharmos com cuidado, podemos perceber que esse absurdo, mais uma vez, pode ter atrapalhado alguns candidatos, ou melhor, todos eles. Já pensou! foram nada menos que 6.982 eleitores que deixaram de votar. Esse total já deixaria, por exemplo, uma briga salutar na corrida eleitoral à prefeitura de Pedreiras.

Considerando essa situação, claro, que deixando de lado os votos válidos, a abstenção foi novamente “o segundo colocado” nas eleições em Pedreiras. Antônio França ficaria mesmo em primeiro, como ficou com 7.594 votos, Dr. Humberto ficaria em terceiro com 6.045 votos, Priscilla Louro em quarto com 4.004, Waldirene Silva ocuparia a quinta colocação com 3.571, e Ismael com 595 votos ficaria na sexta e última colocação, o único que não teria sua posição alterada.

Curiosidade

O pós-eleição é sem sombra de dúvida o rasgar dos comentários, como se fosse o fim de uma partida de futebol. Avaliações ganham controvérsias, opiniões se colidem, e, no fim das contas, sempre faltou algo para que “seu fulano ou seu beltrano” chegasse à vitória ou tivesse uma colocação melhor. No meio de tudo isso, humor à parte, um nome não saiu como perdedor nessa disputada, foi o candidato a vice-prefeito Marcílio Ximenes (Rede), seu colega de chapa, Dr. Humberto ficou em segundo, somando apenas os votos válidos, com isso, Marcílio Ximenes não alterou o seu objetivo, que era ser vice, e de fato ficou na segunda colocação com o tão almejado “vice”. Se a escolha dessa parceria foi um mistério por muito tempo, para as próximas eleições o nome de Marcílio Ximenes deverá ser aprovado como o melhor vice de todos os tempos, afinal, não é toda eleição que um nome se candidata para ser vice e mesmo perdendo continua com seu “título”

Vai ser vice assim na “Rede”. O homem só não é vice duas vezes, por que não torce para o Vasco, mas pelo andar da carruagem e pela boa briga no campeonato brasileiro, Marcílio Ximenes, como um grande torcedor do Flamengo, pode sim, ser considerado o maior vice da história de Pedreiras, caso seu time continue na segunda colocação do certame Nacional.

Por Sandro Vagner

Dupla é presa com arma de fogo e 18 kg de cocaína

Ananias Abreu Nascimento e Márcio da Silva Viana foram presos no Maracanã. - Foto: Divulgação
Ananias Abreu Nascimento e Márcio da Silva Viana foram presos no Maracanã. – Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – Dois suspeitos de tráfico de drogas foram presos por volta das 22h dessa quinta-feira (13), com 18 kg de cocaína e uma arma de fogo no bairro do Maracanã.

Ananias Abreu Nascimento, conhecido como “Bambam”, de 33 anos, e Márcio da Silva Viana, de 23, foram encontrados em um local que funcionava como laboratório de refino e preparo da droga.

Segundo informações da Superintendência Estadual de Repressão de Narcotráfico (Senarc), a droga seria distribuída nos bairros da Cohab, Turu e Parque Vitória. Também foi apreendido o material usado para o preparo da droga.

A arma, segundo informações policiais, pertencia a Ananias, que já possuía um mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio.

Fonte: imirante.com.br

Colégio São Francisco Mantém a Tradição e Realiza Festa Para Crianças Carentes de Pedreiras

img_3716
Crianças se divertindo no colégio São Francisco (Foto: Sandro Vagner)

“A tradição não pode parar. Começamos essa doação no dia das crianças, desde o ano de 1975, de lá pra cá, só aumenta o número de participantes, isso me deixa muito satisfeita. Já fiz muito, mas hoje, fico apenas na fiscalização”. Disse a diretora fundadora do colégio São Francisco, Professora Aldenora Veloso. Que acompanhou o divertimento de quinhentas crianças que participaram das comemorações no pátio do colégio.

Aldenora Veloso e Éverson Veloso (Foto: Sandro Vagner)
Aldenora Veloso e Éverson Veloso (Foto: Sandro Vagner)

Instrutores de educação física descontraíram todos com alguns exercícios, que colou mais como mera brincadeira. Num playground a diversão foi das melhores, e os pais ou responsáveis acompanharam toda movimentação dos filhos que se divertiram pra valer.

page-1
(Fotos: Sandro Vagner)

Após as brincadeiras foi servido um lanche, e em seguida teve a distribuição dos brinquedos aos meninos e meninas. Não faltou mesmo nem um local especial para quem quisesse tirar uma foto para ficar na recordação do colégio São Francisco.

(Fotos: Sandro Vagner)
(Fotos: Sandro Vagner)

Em meio às crianças a senhora Aldenora Veloso e o vice-prefeito eleito, Éverson Veloso tiraram uma foto histórica, era mais quem queria participar.

(Fotos: Sandro Vagner)
(Fotos: Sandro Vagner)

A tradição continua. Agora, é esperar o fim de ano, quando acontece a distribuição de cestas básicas, outro evento solidário realizado pela direção da escola às famílias carentes.

(Fotos: Sandro Vagner)
(Fotos: Sandro Vagner)

Bairro Seringal Novo. Cinco Dias Às Escuras

Nova Pedreiras e Seringal (Foto: internet)
Nova Pedreiras e Seringal (Foto: internet)

Há cinco dias, o bairro Seringal Novo, em Pedreiras, está às escuras. A reclamação é de um morador bastante revoltado. Paga taxa absurda de iluminação pública, que é repassada aos cofres da prefeitura de Pedreiras, mas o serviço não vem sendo prestado como deveria ser pelos servidores da infraestrutura lotados naquele setor.

Segundo alguns moradores, a reclamação foi feita diretamente ao departamento, que alega dizendo que está faltando material. Vem a seguinte pergunta do consumidor: “Como falta material, se nós pagamos a taxa de iluminação pública todos os meses?”.

MAIS PROBLEMA

imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

Além desse problema, alguns servidores que trabalham no município, enfrentam outro mais grave, quem tem empréstimo na Caixa Econômica Federal, os nomes estão indo para o SERASA, por que, segundo os servidores, o dinheiro não está sendo repassado para a agência.

Um servidor informou ao Blog, que foi prejudicado ao tentar comprar uma casa financiada, seus documentos voltaram devido o município efetuar o desconto na folha de pagamento, mas a quantia não está sendo repassada ao banco, com isso, ele aparece como inadimplente, para todos os efeitos, e fica sem qualquer crédito para conseguir financiar o imóvel.

Estivemos hoje(13) pela manhã na prefeitura, tentando falar com o secretário de administração, Patrício Oliveira, mas fomos informados que o mesmo não tinha ido trabalhar. Vamos aguardar o posicionamento do secretário.

Essa não é a primeira vez que servidores com empréstimos consignados ficam com os nomes sujos, devido o município não repassar o montante à Caixa Econômica, em Pedreiras.

Criança de Oito Anos Ficou Sob a Mira de Um Revólver Durante Assalto em Trizidela do Vale

page
Elementos do Goiabal e Mutirão, disseram que foi a primeira vez que praticaram assaltos.

É revoltante, e ao mesmo tempo constrangedor, o que aconteceu ontem (12), em Trizidela do Vale. Três elementos que estavam realizando assaltos botaram terror no momento que abordavam algumas vítimas. Uma senhora de idade por pouco não foi alvejada por um tiro, quando tentava livrar a neta das mãos dos bandidos.

O que mais causou indignação, foi uma mãe testemunhar a filha de apenas oito anos de idade ser abordada por um dos marginais, que colocou o revólver sobre a cabeça da inocente, e tomou o celular. O caso aconteceu na Rua Nova Brasília, em Trizidela do Vale.

O Blog teve acesso a confissão de dois dos três bandidos que praticaram os roubos ontem (12), em Pedreiras e Trizidela do Vale, quando afirmaram que tinham roubado uma moto e praticado os assaltos, mas disseram que tudo foi a primeira vez; só que a Polícia Militar não acreditou nas versões. Um disse que é do bairro Mutirão, e o outro confirmou ser do bairro Goiabal.

img-20161013-wa0001
Suspeito de ter colocado o revólver sobre a cabeça de uma criança e atirar contra uma idosa.

A violência contra a criança e contra uma idosa, mostra que esses desocupados, marginais, delinquentes, bandidos não temem nada e não respeitam ninguém. O que uma criança de oito anos ou uma idosa podem fazer pra se defender desses bandidos? Seria importante que essas denúncias chegassem ao conhecimento das nossas autoridades, e, que as mesmas tomassem medidas drásticas, como vem sendo tomadas, quanto aos menores infratores, para tirar de circulação elementos como esses que não têm respeito pela vida de ninguém.

Três anos de reclusão ainda é pouco, mas, pelo menos é tempo suficiente para que esses projetos de bandidos pensem um pouco, e se coloquem no lugar das vítimas que eles tantos já afizeram mal.

Continuemos acreditando nas nossas polícias e na justiça. Temos certeza que esses marginais não sairão impunes desses crimes que comentaram ontem (12).

Que a justiça seja feita e a população possa voltar a ter mais um pouco de paz, por enquanto.