Álisson Conceição Neves “cara de touro” – Vítima (Foto: WhatsApp)
Segundo informações de populares, Álisson Conceição Neves, “cara de touro”, como era conhecido, foi assassinado com vários golpes de arma branca, na madrugada desta quarta-feira (28), na Rua Santa Luzia, no bairro Goiabal, em Pedreiras.
As polícias continuam em busca de informações sobre o que teria ocasionado o crime. As investigações continuam a cargo da polícia civil, que só irá se manifestar após algo concreto sobre mais esse crime em Pedreiras.
Álisson Conceição Neves, “cara de touro” já tinha sido preso acusado de furtos e assaltos à mão armada, bem como tráfico de entorpecente. No dia 17 de abril, a PM havia cumprido um mandado de prisão em desfavor de Álisson.
Sobre o fato agora noticiado de um procedimento cirúrgico de emergência que realizei ontem (26) no Hospital Geral de Pedreiras, esclareço que fui àquele hospital ontem pela manhã para tomar uma medicação e me deparei com a diretora aflita e uma família desesperada com uma gestante em Pré-Eclâmpsia. Pressão 24 x 12 e bebê tendo passado da hora de nascer.
Mesmo não sendo do corpo clínico daquele hospital, não podia negar aquele socorro. E se encaminhasse para fazer o parto fora, pelo estado de saúde da mãe, perderíamos a mãe e a criança. O hospital detinha todos os recursos para a cirurgia e estabilizei a paciente e a operei, porém a criança nasceu bem mas por ter passado da hora de nascer, evoluiu nas horas seguintes com pneumonia quimica provocada por secreções que inalou dentro do útero por ter passado da hora de nascer. E evoluiu com insuficiência respiratória.
Não houve desde o momento que atendi a paciente omissão do hospital, de sua equipe de profissionais ou da diretoria. O que faltou foi o suporte intensivo de UTI para a criança, que infelizmente não resistiu chegar para a unidade que tinha o suporte adequado para a criança, que deveria ter viajado com suporte de oxigênio, e não teve, mas só não teve pela pressa de fazer a criança chegar mais rápido ao local adequado. Não houve negligência por parte do hospital, mas boa fé de fazer a criança viajar logo por não estar bem. Se houve erro aí, foi na boa fé de ajudar.
Não faltou anestesia, nenhum medicamento ou material. Foi ofertado o melhor à criança durante as horas em que esteve no hospital. Faltou durante a remoção, mas na intenção de apressar chegar a UTI neonatal de Alto Alegre.
Perdemos o bebê. Triste. Conseguimos manter a mãe viva, graças a Deus pelo trabalho eficiente e responsável da equipe de Hospital, especialmente da Diretora Dorinha Dantas. Tragédia. Evitável poderia ter sido, porém o sistema de saúde caótico é epidêmico.
Tenho a consciência plena do dever cumprido com o meu compromisso maior com a VIDA!
Minha solidariedade à dor da família. Continuo à disposição da família e de todos que de mim precisarem.
Ana Lúcia, Waldirene Silva e Roseana Sarney (Foto: Sandro Vagner)
O arrastão do 51 em Pedreiras, contou com a presença da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney. Centenas de pessoas participaram do evento, que saiu da praça Correa de Araújo, passando pela Avenida Rio Branco, Maneco Rego, Praça do Jardim, indo até ao palanque, no cruzamento da ruas Cantanhede com Duque de Caxias.
Movimento na Avenida Rio Branco (Foto: Sandro Vagner)
Waldirene Silva, candidata a prefeita de Pedreiras, estava acompanhada da companheira de chapa, Drª Ana Lúcia, Dr. Antônio, os ex-prefeitos Lenoílson e Edimílson Filho, candidatos a vereadores, e a convidada especial, a ex-governadora Roseana Sarney.
(Fotos: Sandro Vagner)(Fotos: Sandro Vagner)
Dr. Antônio, Edimílson Filho, Cláudia Brasil, Dr. Lenoílson Passos, Drª Ana Lúcia, Waldirene Silva, e a ex-governadora falaram aos presentes. Todos foram aplaudidos.
Roseana Sarney (Foto: Sandro Vagner)
Roseana Sarney, disse que estava com saudade de Pedreiras, e vinha num momento muito especial, apoiar a candidatura de Waldirene Silva. Disse que ficou sabendo que a prefeitura de Pedreiras está um pouco bagunçada. Agradeceu a todos pela consideração, e reafirmou apoio ao grupo do ex-prefeito Dr. Lenoílson Passos, a quem tem uma grande consideração.
Roseana Sarney, durante seu discurso falou sobre sua administração, e fez um desafio.
Prefeito Fred Maia e a Ex-governadora Roseana Sarney (Foto: Sandro Vagner)
A ex-governadora Roseana Sarney, foi recepcionado no estádio de futebol pelo prefeito Fred Maia, o candidato a vice-prefeito Deibson Balé e outras pessoas.
Na casa do prefeito, Roseana participou de um café, ouviu revindicações, lembrou da vida política de seu pai, o ex-presidente Sarney, e disse que estava ali, para pedir apoio a Fred Maia.
Roseana Sarney participou de uma caminhada, que saiu do Largo do Meu Bem, passando pela Rua Nova. Em frente ao comitê foi armado um palanque, onde aconteceu o encerramento o ato político. Diversas autoridades participaram da palestra. Roseana aproveitou e pediu para que todos votassem em Fred Maia.
Os municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale, estarão muito movimentados politicamente na tarde desta terça-feira (27), o principal motivo será a vinda da ex-governadora, Roseana Sarney, que participará de um ato político nas duas cidades.
Em Trizidela do Vale, “A Guerreira do Povo”, título estampado nos convites, Roseana Sarney estará presente no movimento do candidato a reeleição a prefeito, Fred Maia. A coordenação informou que a concentração será no largo do Meu Bem, a partir das 16:15h, seguida de uma caminhada pelas principais ruas do município.
Em Pedreiras, a ex-governadora, será recepcionada pelo médico Lenoílson Passos e pela candidata a prefeita Waldirene Silva. Segundo a coordenação do 51, uma grande concentração acontecerá na Praça Corrêa de Araújo, de onde sairão em caminhada até ao Largo da Duque de Caxias.
“A carreata de Bruno Curvina, foi um motivo simples, onde tivemos a oportunidade de mostrar à população as inovações, e o objetivo dos jovens que entram na vida pública, às vezes seguindo os passos da família, sempre na intenção de dias melhores para todos.
Quero agradecer a todos pelo apoio ao meu filho, que se lançou candidato a vereador, ao lado de Antônio França. Assim, como Bruno, existem em nossa coligação, bons nomes que também almejam esse objetivo. Desejo Sucesso a todos, em especial ao meu filho Bruno Curvina, que já pensa no melhor para o nosso município“.
Obrigado, de coração.
Dr. Walber – Médico e proprietário do Hospital Dr. Walber Rodrigues da Cruz.
Cerca de 40 Juízes de várias Comarcas do Maranhão reuniram-se na tarde desta segunda-feira (26), em São Domingos do Maranhão, para um ato público em solidariedade ao Juiz Clénio Correa Lima, vítima de atentado criminoso no dia 21 de setembro, em sua residência na comarca. A AMMA foi representada pelo Presidente em exercício, Marcelo Moreira, e o 2º Vice-Presidente, Ângelo Santos.
A primeira parte do evento foi realizada no Fórum de São Domingos, contando com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha; a representante da Corregedoria de Justiça, Juíza Rosângela Prazeres Macieira; a Juíza Auxiliar da Corregedoria do TRE, Karla Jeanne; o Juiz Auxiliar do TRE, Reginaldo Cordeiro, que representou o Desembargador Lourival Serejo, além de advogados e membros da sociedade civil organizada do Município.
(Foto: AMMA)
O juiz Marcelo Moreira disse que o ato público surgiu de uma manifestação espontânea dos Juízes e demonstra que a Magistratura maranhense está unida e combativa com relação à questão da segurança.
Ele explicou que a AMMA tem feito as cobranças necessárias para que tanto o Tribunal de Justiça quanto o Estado promova a ação necessária e demonstre para a sociedade que o Poder Judiciário não pode ficar à mercê de ação criminosa como essa . “Vamos continuar nessa postura de cobrar a conclusão das investigações para que situações como essa não voltem a acontecer e se voltarem, que os seus autores saibam que o Poder Judiciário vai dar uma resposta a altura”.
Presidente da Portela, que foi assassinado nesta segunda, em foto de 27 de fevereiro de 2014
O presidente da escola de samba Portela e candidato a vereador pelo PP, Marcos Vieira de Souza, 52, conhecido como Falcon, foi morto a tiros na tarde desta segunda (26) dentro de seu comitê de campanha, em Madureira, zona norte do Rio.
De acordo com informações preliminares, por volta das 16h, dois homens encapuzados entraram no comitê e executaram o candidato com diversos tiros. Além de Falcon, estavam no local outras cinco pessoas. Nenhuma delas se feriu. A Polícia foi acionada em seguida.
A Divisão de Homicídios da Polícia Civil fez uma perícia no local do crime e investiga o caso.
Segundo a assessora de Falcon, Simone Fernandes, o corpo foi retirado pelo Corpo de Bombeiros sob uma salva de palmas de moradores.
Subtenente da Polícia Militar, Falcon chegou a ser preso em abril de 2011, acusado de pertencer a uma milícia nos bairros de Madureira e Oswaldo Cruz, e foi expulso da corporação.
Foi reintegrado em 2012, após ser absolvido, e estava licenciado devido às eleições.
Segundo o jornal “O Dia”, a polícia chegou a investigar, em março, um plano para assassiná-lo.
Portelense, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), declarou apoio à candidatura de Falcon em julho deste ano.
Em um evento da escola de samba, Paes falou, ao lado de Falcon: “Seria muito legal poder ter na Câmara um cara como o Falcon, que mostrou, quando entrou no samba, que dá para fazer o samba profissional, que dá pra fazer as coisas sérias, e é isso que gera emprego para esta cidade.”
Falcon virou presidente da agremiação em maio deste ano. Desde que se tornara vice, em 2013 a Portela voltou a disputar primeiros lugares no Carnaval carioca.
Ele era casado com a porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso, 45.
A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio) divulgou nota de pesar.
O velório acontecerá na próxima terça (27) na quadra da Portela.
A morte de Falcon vem na esteira de uma série de assassinatos políticos no Estado do Rio. Desde desde novembro de 2015, houve ao menos 14 vítimas envolvidas nas campanhas políticas da Baixada Fluminense. No mesmo período de 2012, registrou-se apenas um caso.
Decisão assinada pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, proíbe a realização de saques “em espécie” – os chamados “saques na boca do caixa” – no Banco do Brasil e Bradesco, por parte de gestores de contas públicas em contas referentes a recebimentos de verbas oriundas de convênios e outros repasses do Estado do Maranhão. De acordo com a decisão, também fica proibida qualquer transferência de valores mantidos nas referidas contas “para a conta única do Tesouro Municial, Tesouro Estadual ou quaisquer outras contas de titularidade de municípios maranhenses e do Estado”, bem como “operações como emissão de TED’s, DOC’s e transferências com destinação não sabida e movimentações por meio de rubricas genéricas, como ‘pagamento a fornecedores’ e ‘pagamentos diversos’.
Na decisão, o juiz determina ainda que os recursos oriundos de repasses do Estado do Maranhão aos municípios sejam mantidos apenas nas respectivas contas específicas, devendo ser “retirados exclusivamente mediante crédito em conta corrente das pessoas que receberem os valores, as quais devem ter seus nomes, conta bancária e CPF/CNPJ identificados pelo banco, inclusive no corpo dos extratos”. Cabe aos bancos fornecer, mediante simples requisição ministerial ou de outros órgãos de controle estatais e dentro do prazo que lhes for consignado, as informações sobre movimentações em contas bancárias de titularidade do Estado, dos municípios e de qualquer de seus órgãos, consta das determinações. A multa diária em caso de descumprimento das determinações é de R$ 10 mil.
A decisão atende a pedido de Tutela de Urgência requerido pelo Ministério Público do Estado do Maranhão em desfavor dos citados bancos (Banco do Brasil e Bradesco) para o cumprimento de obrigação de fazer consistente nas determinações acima especificadas. Na ação, o MPE destaca, entre outras coisas, “a forma mais comum de escamotear a gestão irregular de recursos” representada pelos chamados “saques na boca do caixa” e a “imensa dificuldade de recuperar ativos desviados”. Segundo o autor da ação, a ideia não é impor aos bancos réus que fiscalizem a aplicação das verbas públicas, mas somente que as instituições bancárias não permitam o tipo de saque citado (boca do caixa) e “nem o envio de valores das contas específicas para outras contas do próprio Município (ou do gestor) ou para pessoas não identificadas”
Transparência – Douglas de Melo inicia as fundamentações destacando a razoabilidade das pretensões jurídicas do autor que, segundo ele (magistrado) “decorre de todo um sistema juridico de proteção da res publica” (coisa pública), estabelecido a partir do artigo 1º da Constituição Federal. E acrescenta: “Os artigos 37 e 70 da Constituição da República, outrossim, reafirmam a obrigação do Estado com a publicidade, transparência, moralidade, controle e com o dever de prestar contas na administração de recursos públicos”. Para o juiz, os citados preceitos constitucionais “indicam que o modelo político adotado pela sociedade brasileira não admite como válida, do ponto de vista jurídico, qualquer prática, comissiva ou omissa, tendente a vilipendiar o direito a uma Administração de recursos públicos transparente, eficaz e honesta”.
Simplício Araújo (Presidente Estadual do Solidariedade), Bigu (Candidato a Prefeito em Santo Antônio dos Lopes) (Foto: Simplício Araújo)
Estive em Santo Antônio dos Lopes para um fantástico movimento político com o candidato Bigu.
Bigu tem um jingle que muitos outros candidatos no Maranhão estão tentando copiar, a música fala na luta do liso contra o barãozinho. Muitos tentam copiar o movimento, mas dificilmente serão um fenômeno como Bigu.
Bigu é de luta, é vereador que sempre foi oposição ao sistema político implantado na cidade, não foi eleito vereador à custa de dinheiro de corrupção ou de agiotas, nunca comprou votos na cidade, nunca também vendeu os votos dos seus eleitores nas eleições para deputado.
Portanto, Bigu, o Liso, não tem a catinga nem o ranço do dinheiro oriundo da corrupção que embalava a maioria das candidaturas políticas.
Comício do candidato a prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Bigu (Foto: Simplício Araújo)
Bigu é de luta, foi sua trajetória política que o fez cair na preferência da opinião pública da cidade de Santo Antônio dos Lopes e que levou a maioria da população a embalar a sua campanha mesmo sabendo que ele é o verdadeiro Davi, lutando contra um Golias, que tem uma campanha milionária mas não tem compromissos com a população.
Revigora qualquer político ver a população cheia de coragem, esperança e sede de mudanças andar a cidade inteira à pé, nos carros e motos com seus próprios recursos para dar à cidade um novo caminho.
Avante Bigu, a sua vitória é a vitória do povo guerreiro de Santo Antônio dos Lopes.
SIMPLÍCIO ARAÚJO
PRESIDENTE ESTADUAL DO SOLIDARIEDADE