Caras Novas na Câmara de Pedreiras?

Jotinha Oliveira/Pré-candidato
a vereado
r
Essa é uma pergunta que muita gente sabe a resposta, mas entre os próprios atuais parlamentares esse assunto parece passar longe do plenário. Ninguém diz nada. Enquanto isso vão tentando a todo custo, num bom sentido, segurar uma das treze cadeiras existentes na Câmara de Vereadores Vicente Benigno.
Ainda é muito cedo para dizer por aí, quem fica e quem não volta nas próximas eleições em outubro. Por outro lado, as caras novas já começam articular suas estratégias para entrar na corrida das cadeiras parlamentares e mostrar por que merecem uma oportunidade. É o caso do ex-servidor do município, José Josias de Oliveira Neto, ou simplesmente “Jotinha Oliveira”. Casado com Marta Luciana Moura Oliveira, pai de três filhos, ao 29 anos de idade pretende ser uma dessas novas caras, que segundo ele, está na hora da população de Pedreiras apostar no novo e nos jovens.
Das funções que já atuou sempre foi responsável e procurou fazer tudo dentro do possível para manter uma postura de responsabilidade, que vem de família de gente honesta e simples. “Sempre me empenhei ao máximo para nunca decepcionar meus familiares, e nem meus amigos, que sempre me deram força e apoio em tudo que fiz e faço, e desta vez tenho certeza que não será diferente“, disse Jotinha.
Olhando um futuro melhor para todos, resolveu apostar na política, não como profissão, como existem muitos por ai, mas para mostrar que é possível fazer algo que esteja sempre em comum com a população. Por isso, colocou seu nome como pré-candidato a vereador de Pedreiras pelo PTB, apoiado pelo pré-candidato a prefeito de Pedreiras Antônio França.
A luta será árdua, mas Jotinha acredita que pode encarar mais esse desafio, e poder contribuir de uma forma ou de outra com o desenvolvimento de seu município, que precisa de uma alavancada, e começar pelo parlamento local, já é um grande passo.
Vamos aguardar!

Em Reunião com Governador Flávio Dino, DNIT Garante Recuperação da BR-135

Governador Flávio Dino e secretários Clayton Noleto (Infraestrutura) e Ricardo Capelli (Representação em Brasília) com o coordenador geral de manutenção e restauração do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Fábio Pessoa, e o superintendente do órgão no Maranhão, Maurício Itapary. Foto: Karlos Geromy/Secap

O governador Flávio Dino recebeu, na manhã desta terça-feira (29), no Palácio dos Leões, o coordenador geral de manutenção e restauração do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Fábio Pessoa, e o superintendente do órgão no Maranhão, Maurício Itapary. Na pauta do encontro, a restauração, recuperação e duplicação da BR-135, além do reparo da BR-222.
O trecho entre a saída de São Luís até o km 199 é a principal via de acesso para a capital e tem sido alvo de várias reclamações, sobretudo no último final de semana, quando se verificou um grande volume de carros utilizando a estrada. A atual situação da BR-135 fez com que o Governo do Estado protocolasse, na Justiça Federal, uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar contra a União e o DNIT pedindo a recuperação imediata do trecho.
Após contato do governador Flávio Dino com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e com o presidente nacional do DNIT, Paulo Sérgio Passos, uma equipe do órgão foi deslocada para fazer a análise da atual situação das BRs do Maranhão. “Continuaremos cobrando para que os compromissos sejam atendidos”, destacou o governador.
Segundo Fábio Pessoa, o DNIT teve um problema com o consórcio responsável pelas obras de restauração e manutenção da BR-135, o que acarretou na deterioração do asfalto de vários trechos da estrada. “O cronograma que era previsto para restauração da pista teve um atraso e foi isso que motivou a restauração do contrato, que já foi até rescindido”, esclareceu o coordenador.
Manutenção
De acordo com Fábio Pessoa, a manutenção da BR-135 teve início esta semana. Ele explicou que o trecho do km 0 ao km 199 foi dividido em dois: um do km 0 ao km 69, e, outro, do km 69 ao km 199. “Do primeiro trecho, a gente já está com uma empresa contratada de manutenção, que já está em campo. Hoje, a gente conta com duas equipes fazendo manutenção, até o final desta semana serão quatro, e até na próxima semana nós já teremos oito equipes trabalhando na manutenção do trecho”, destacou.
Ele explicou ainda que o trecho entre o km 69 e km 199 está com previsão de abertura de proposta de edital para a próxima segunda-feira (04), para recuperar toda a extensão da BR o mais rápido possível. “Se nós não tivermos nenhum problema, a empresa que ganhar a licitação já começa imediatamente. Caso a gente tenha algum problema, nós entraremos com algum contrato emergencial pra poder pegar esse trecho do km 69 até o km 199”, informou. Além dos trechos da BR-135, Fábio Pessoa destacou que os novos contratos assinados pelo DNIT no Maranhão irão contemplar a BR-222, recuperando, assim, as principais estradas federais do Estado.
Recuperação
O coordenador geral de manutenção e restauração do DNIT, Fábio Pessoa, anunciou também, durante a reunião com o governador Flávio Dino que, além dos contratos para recuperação emergencial, o DNIT já trabalha, no Maranhão, um projeto que faz parte do programa Crema (Conservação, Restauração e Manutenção).
Segundo o coordenador, esse tipo de projeto prevê, no primeiro ano de contrato, que as empresas realizem intervenções no pavimento da pista e acostamentos, além da recuperação da sinalização horizontal. Nos anos seguintes do contrato, as empresas continuam responsáveis pela manutenção da via, incluindo serviços de remendos e selagem de trincas e a conservação rotineira da faixa de domínio. Elas devem refazer, sem qualquer custo adicional, os serviços executados e que não tenham atingido a qualidade ou o desempenho previsto em contrato. As empresas contratadas por este tipo de programa têm metas a cumprir para que as rodovias garantam segurança e conforto aos usuários.
Duplicação da BR-135
Outra importante pauta tratada durante a reunião foi a retomada da duplicação da BR-135, do trecho entre o Estreito dos Mosquitos e o município de Bacabeira. O coordenador do DNIT comunicou que a obra passou por dificuldades financeiras, mas que já foram solucionadas.
“Estamos com a programação de concluir essa duplicação até o final do ano. Então as obras devem ser retomadas ainda neste mês de abril e até o final do ano, com o cronograma ajustado, a gente deve concluir a duplicação da BR-135”, enfatizou Fábio Pessoa.
Participaram também da reunião os secretários Clayton Noleto (Infraestrutura) e Ricardo Capelli (Representação em Brasília).

Grupos Representados Vão Realizar Caminhada Pela Paz em Trizidela do Vale

Ontem (28), se uniram no Salão Paroquial da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, presidentes de organizações, representantes do governo municipal, e diversos membros da sociedade, onde trataram da situação crítica de nossa segurança. Na oportunidade, impulsionados pelos últimos acontecimentos, se uniram e estenderam convite a mais pessoas e órgãos que para realizar nesse dia 1º de abril, a primeira caminhada pela paz, intitulada: “Trizidela em Prol da Vida!”. 
Aconteceram reflexões sobre as diversas causas dessas fatalidades, além de buscarem uma atenção maior dos órgãos competentes no que tange o cuidado e o bem estar do povo na sociedade.
“Estamos nos organizando e quanto mais pessoas puderem nos acompanhar, auxiliarão numa maior manifestação. Concentração às 16h, do dia 1° de abril, na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua. Convidamos as pessoas a vestirem branco e a estarem conosco. Precisamos fazer algo!” O convite é de todos que estão engajados nessa luta.
Parecerias confirmadas
APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pedreiras / ACIATRI – Associação Comercial e Industrial do Agronegócio de Trizidela do Vale  / AMOARIM – Associação dos Moradores do Vale do Mearim / Paróquia Sto. Antônio de Pádua / Conselho dos Pastores de Trizidela do Vale e Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale.

Maranhão Tem Novo Alerta de Chuva Forte Nesta Terça-feira (29)

Pelo segundo dia consecutivo, o Maranhão tem alerta de chuva forte, desta vez de dois institutos de meteorologia. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região noroeste do Maranhão terá pancadas de chuva com descargas elétricas nesta terça-feira (29).
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta válido até as 11h desta terça-feira a 110 municípios do oeste, leste, norte e centro maranhense para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Em situações de risco, a orientação é acionar a Defesa Civil (pelo telefone 199) e Corpo de Bombeiros (193).
Também pelo segundo dia, Caxias (MA) é um dos 10 municípios do país com maiores volumes de chuva acumulados nas últimas 24h: 67,6 mm.
As chuvas dos últimos dias têm sido influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que leva a umidade do Oceano Atlântico para o continente, possibilitando a formação de nuvens de chuva.
Para grande parte do Maranhão, a previsão é de sol e poucas nuvens até quarta-feira (30), segundo o CPTEC-INPE. Em São Luís, a terça-feira deve ter chuva de curta duração e pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura varia entre 25°C e 31°C.
Fonte: g1maranhao

Temporal Alagou a Cidade de Lima Campos

Na tarde desta segunda-feira (28), os moradores de Lima Campos foram surpreendidos com um grande temporal.

A chuva que teve a duração de aproximadamente 40 minutos, foi o suficiente para alagar o centro da cidade e alguns bairros. 
Mesmo durante a grande enxurrada, algumas pessoas aproveitaram para se divertir e outras chegaram até fazer Self da situação.

Este ano Lima Campos ainda não tinha passado por essa situação. O prefeito Jaílson Fausto deverá convocar o secretário de infraestrutura para avaliar os prejuízos e providenciar a recuperação em alguns pontos da cidade.

Estamos na Luta e Dela não Recuaremos um Passo! Kariádine Maria

Tenho desbravado cada rua e cada povoado de Trizidela do Vale. Conheço o povo da minha terra, seus anseios, suas necessidades e vejo em muitos rostos a esperança de que serviços básicos como saúde, educação e moradia são possíveis de serem oferecidos, como forma de dignificar homens e mulheres deste solo.
E é engajada neste propósito que nosso projeto de pré-candidatura se constrói e se consolida a cada dia. Temos recebido apoio da população e de lideranças locais e as pesquisas realizadas até momento, são favoráveis a nós.
Lideranças políticas estaduais e nacionais tais como: o Deputado Estadual Fábio Macedo; O Deputado Federal, Weverton Rocha; o Senador Roberto Rocha; o Secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Márcio Honaiser, entre outros, também apoiam o nosso projeto. Tudo isso, somado à experiência e maturidade adquiridas ao longo dos anos, fortalecem, cada vez mais, nosso grupo e alicerçam nossa pré-candidatura.
Tenho formação em políticas públicas, mas para entender que necessitamos de mudanças urgentes, não é preciso ser especialista, basta olhar para nossa sofrida cidade, em que o caos e a corrupção imperam. Nós representamos em Trizidela do Vale a nova política. A política que o nosso povo deseja, anseia, espera e merece.
             
Estamos na luta e dela não recuaremos um passo! Trizidela do Vale: juntos somos fortes.
Kariádine Maria – Pré-candidata a prefeita de Trizidela do Vale (PDT)

Vereadores de Pedreiras Aprovam Projeto de Lei do Executivo Sobre Reposição Salarial dos Conselheiros Tutelares

Dois projetos de Lei do poder executivo tramitaram hoje (28), na sessão dos vereadores de Pedreiras. O de nº 04, de 15 de março de 2016, concede revisão geral dos vencimentos dos servidores ativos e inativos da administração Municipal, de algumas categorias. Após ser lido em plenário, o Projeto de Lei foi encaminhado para as comissões.
Já o Projeto de Lei nº 05, de 15 de março de 2016, que altera a Lei Municipal nº 1.149 de 04 de dezembro de 2001, adequando o Conselho Tutelar do Município de Pedreiras às novas regras fixadas através da Lei Federal 12.696 de 25 de julho de 2012, foi aprovado por unanimidade.
Segundo a redação do Projeto de Lei, de autoria do Prefeito Totonho Chicote, no seu artigo 5º, no inciso I, foi concedido remuneração correspondente a dois (02) salários mínimos, sendo reajustado conforme reposição oficial de inflação do ano anterior, com vigência a partir da data de sanção. Os Conselheiros Tutelares foram agraciados ainda com cobertura Previdenciária, Licença Maternidade e Licença Paternidade.
Ary – Pelezinho e Rawlyson – Conselheiros Tutelares de Pedreiras
Três dos cinco conselheiros de Pedreiras estiveram presentes e agradeceram a manifestação dos vereadores, que antes pediram algumas explicações sobre o Projeto de Lei.

Manifestações
Vereador Robson Rios – Presidente da Câmara
O presidente da Câmara, vereador Robson Rios, ressaltou a importância das manifestações dos alunos do Colégio Olindina e a intervenção do Secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, que esteve em reunião com o Secretário de Infraestrutura, Cleiton Noleto, e com o responsável pela obra no Olindina, o senhor Edson. O Parlamentar pediu que essa “boa vontade” saísse do papel, e que a reforma fosse reiniciada o mais breve possível.
Vereador Marcos Louro (e)
Marcos Louro cobrou do governo do Estado o reinício da obra do Hospital, uma vez que a verba é federal, e gostaria de saber por que a obra parou. Destacou uma verba para o asfalto em Pedreiras, emenda do deputado federal David Alves Silva Jr. no valor de R$ 750.000,00, recurso federal. Segundo ele, fez questão de frisar o benefício, para depois não aparecer alguém dizendo que foi seu fulano ou seu beltrano que trouxe. 
Vereadores Elias Bento – Cerense – Otacílio Fernandes – Antônio de França e Filemon Neto
Já o vereador Elias Bento chegou a criticar eventos dedicados aos jovens, nesse momento, quando eles estão necessitando é de um hospital e da reforma do próprio Olindina. E finalizou dizendo, que outras necessidades deveriam ser prioridades.   
Outro assunto na reunião levantado pelo vereador Filemon Neto foi a buraqueira na BR – 135, que dá acesso a capital maranhense, mesmo não sendo de competência do governo estadual, disse que o Governador Flávio Dino deveria intervir junto a união para resolver o problema.
Vereadores Serapião Louro – Robson Rios e Cláudia Alencar
Ao final da reunião o vereador Serapião Louro voltou a criticar a falta de infraestrutura em Pedreiras, chegou a dizer em plenário que o prefeito Totonho Chicote não tem respeito por nenhum vereador da casa, seja oposição ou situação, e citou o colega Cearense, como exemplo, que tem inúmeros requerimentos, mas o prefeito de Pedreiras não atende nenhum, quando se fala de infraestrutura.
Vereadores Everson Veloso – Otacílio Fernandes e Antônio de França
Um vereador confidenciou ao Blog, que na próxima sessão poderá explodir uma bomba, mas será mesmo uma bomba, e não um traque, que está dependendo da aquisição de alguns documentos. 
Disse que é coisa pra deixar muita gente calada.
O que será? Quem será a vítima?

Polícia Civil de Pedreiras Recupera Pneus Furtados na Madrugada de Hoje

A Polícia Civil, por meio do 1° DP de Pedreiras, em operação nesta data, visando recuperar produtos de furto, encontrou 04 pneus , marca Pirelli,  modelo P175/170 R13, novos, em uma residência no Bairro Boiada. Os produtos podem ter sido subtraídos nesta madrugada. O proprietário deve comparecer à delegacia para registro da ocorrência e recebimento dos materiais.
As informações são do Delegado Rafael Almeida.

Delegado de Plantão Dr. Diego Maciel Relata as Ocorrências Registradas Durante seu Plantão

Diego Maciel – Delegado de Polícia Civil 

O Delegado de Polícia Civil Diego Maciel foi o plantonista do fim de semana na 14ª DRPC de Pedreiras. Antes de deixar o plantão, concedeu ao Blog, um resumo das ocorrências que foram registradas nos dias 25, 26 e 27 de março em Pedreiras, Trizidela do Vale e região.

A narrativa é o do próprio delegado a quem o Blog agradece pela contribuição.
Sexta-feira 25 de março
Tentativa de fuga no presídio de Pedreiras

“Logo no início do meu plantão, na sexta-feira (25), recebi a informação que alguns presos da unidade de ressocialização de Pedreiras haviam cavado um buraco em uma cela para tentarem fugir. Imediatamente, determinei a ouvida de todos para que pudesse avaliar a situação.

O fato é que na cela 12 havia um buraco onde os presos pretendiam fugir. Todos foram ouvidos, no total de nove presos, e todas as peças serão encaminhadas para o Delegado responsável por aquela região, Dr Plínio, para instaurar procedimento por dano qualificado contra os autores. 
Essa escavação começou na quarta-feira (23), mas foi descoberta antes de lograrem êxito na fuga. E todos os responsáveis serão autuados por dano qualificado”.

Sábado – 26 de março
Flagrante e outras ocorrências
“No sábado me desloquei até a cidade de Lago da Pedra e autuei em flagrante delito o senhor Alex de Souza da Conceição pelo crime de receptação, haja vista que o autuado comprou dois celulares roubados apesar de saber da procedência ilícita dos mesmos.
Durante o plantão ocorreram alguns roubos e furtos, mas não houve flagrante em nenhum dos casos.
Também houveram alguns crimes de danos, alguns já com elementos informativos que serão encaminhados para os Delegados responsáveis.
Foi conduzido a esta DP pela PM, Wemerson Farias Gomes, conhecido por Sonic ou “bosta seca”, por está portando uma arma branca (faca). Verificando o sistema descobri que o mesmo possuía um mandado de prisão decretado, então tal medida foi devidamente cumprida por esta autoridade e o preso encaminhado para a Unidade Prisional”.
Crime Elucidado
“O caso do Bar “embrasado” está elucidado. Foi ouvido um sobrinho do autor das facadas, onde o mesmo afirma que seu tio desferiu várias facadas na vítima. Exame de corpo de delito realizado. O autor está foragido mas será questão de tempo para sua prisão. Todos os elementos informativos serão repassados para o Dr Márcio para continuidade e finalização do procedimento”.
Crime que o sobrinho assassinou o Tio em Trizidela do Vale
“Quanto ao crime envolvendo tio e sobrinho, já foram colhidos elementos informativos, contudo por questão de sigilo das investigações não poderei repassar maiores detalhes. Tudo será repassado para Dr Márcio que certamente concluirá esse caso com a brevidade necessária”.


Assalto na Travessa Carvalhinho


“A moto foi recuperada e restituída. Pelo menos creio que foi desse caso, como tinha muitas coisas a fazer, tive que delegar algumas. Hoje (28), serão feitos alguns levantamentos sobre câmeras”.

Domingo – 27 de março

Apreensão de um menor

“Hoje (27) houve a apreensão de um menor, por roubo qualificado. Também já encerrei o procedimento”.

Sobre o assassinato de uma mulher em Trizidela do Vale 

“Tenho uma possível autoria. E a moto usada pelos supostos criminosos já foi identificada”.

“Esses crimes não ficarão impunes… em todos foram colhidos elementos suficientes para uma representação. Passarei tudo para os delegados que assumirão os casos”.