Teori Manda Moro Enviar Investigação de Lula ao Supremo

BRASÍLIA – O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o juiz Sérgio Moro envie à Corte os processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão, porém, não anula a liminar concedida por Gilmar Mendes na última sexta-feira, que suspendeu a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.
Na decisão, Teori também condenou a divulgação dos áudios entre Lula e a presidente Dilma Rousseff e determinou que os processos devem correr, a partir de agora, sob sigilo. “A esta altura, há de se reconhecer, são irreversíveis os efeitos práticos decorrentes da indevida divulgação das conversações telefônicas interceptadas. Ainda assim, cabe deferir o pedido no sentido de sustar imediatamente os efeitos futuros que ainda possam dela decorrer e, com isso, evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da divulgação, seja no que diz respeito ao comprometimento da validade da prova colhida, seja até mesmo quanto a eventuais consequências no plano da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal”, diz.
No despacho, o ministro criticou a justificativa de “interesse público” dada por Moro para explicar a divulgação das conversas telefônicas de Lula. “É descabida a invocação do interesse público da divulgação ou a condição de pessoas públicas dos interlocutores atingidos, como se essas autoridades, ou seus interlocutores, estivessem plenamente desprotegidas em sua intimidade e privacidade”, afirmou.
A decisão de Teori foi uma resposta a um pedido do governo, que acusava Moro de ter cometido uma ilegalidade e ter colocado em risco a “soberania nacional” ao divulgar conversas telefônicas entre Lula, Dilma e outros ministros.
Teori deu dez dias para que Moro preste informações sobre o caso O ministro também pediu que a Procuradoria-Geral da República se manifeste. Somente depois disso, o Supremo deve tomar uma decisão sobre onde Lula deve ser investigado.
Fonte: oestadomaranhao/imirante.com.br

Boas Novas. Reforma do Prédio do Olindina Nunes Freire Será Retomada em Pedreiras

Os Secretários de Estado de Infraestrutura Cleiton Noleto e de Indústria e Comércio do Maranhão Simplício Araújo participaram de uma reunião no fim da tarde desta terça-feira (22), para juntos definirem os rumos que serão tomados sobre a retomada da reforma no prédio da Unidade de Ensino Olindina Nunes Freire, em Pedreiras
Cleiton Noleto, também responsável pelas obras da educação no Estado, após ouvir o Secretário Simplício Araújo que relatou ao colega sobre os últimos acontecimentos envolvendo a paralisação da reforma, também ouviu o proprietário da empresa responsável pela obra, o senhor Edson. Se a empresa for a mesma, isso significa dizer, que a FUNDICON deverá cumprir com o contrato.
Em contato com o Blog, o Secretário não quis repassar mais informações sobre o conteúdo da conversa, mas tudo indica que teve bandeira branca, e a reforma no Olindina deverá ser retomada em breve. Essas informações só deverão chegar ao conhecimento da população, amanhã (23), quando Simplício Araújo irá conceder uma entrevista ao programa “Tribuna 101” da Rádio Cidade FM, que começa as 7h.
Vamos aguardar. 

Prefeito de Lima Campos Inaugura Mais um Posto de Saúde

Inauguração da UBS – Eurico José de Sousa no povoado São Domingos
O povoado São Domingos, na zona rural de Lima Campos, ganhou sua UBS – Unidade Básica de Saúde – “Eurico José de Sousa”. A denominação é uma homenagem a um saudoso morador. Conforme vem anunciando, o Prefeito Jaílson Fausto vai continuar beneficiando a população limacampense com as obras.
A administração pretende entregar cinco Unidades Básicas de Saúde à comunidade. Essa foi a segunda a ser inaugurada. 
Momento da inauguração
Participaram da solenidade de inauguração, além de funcionários da saúde, o Prefeito Jaílson Fausto, o vice-prefeito Estevinho, a Secretária de Saúde Cleide Silva, o médico Lenoílson Passos e convidados.
Moradora agradecendo ao prefeito a construção da UBS e pela homenagem ao morador
Secretária de Saúde de Lima Campos Cleide Silva exaltando o grande momento
Prefeito de Lima Campos Jaílson Fausto falando do empreendimento
O Prefeito Jaílson aproveitou para comunicar pela primeira vez em público o retorno de sua união com o ex-prefeito Xarim; mesmo ausente, foi representado por sua esposa a senhora Ilda Gama.
Médico Lenoílson Passos discursando 
Vice-prefeito de Lima Campos Estevinho
Após ser servido um coquetel, a equipe de saúde realizou atendimentos aos moradores do São Domingos e convidados.
Estou muito feliz em poder entregar mais uma obra em nossa administração. Assim como na zona urbana, a zona rural também merece um posto de saúde que venha atender os anseios de todos que dele possam precisar. Estou apenas cumprindo com o meu dever de administrador, e não irei parar por aqui. Muito mais vem por aí“, disse o prefeito Jaílson Fausto.

Mercado do Peixe Foi Entregue aos Feirantes de Pedreiras

A espera por esse momento durou mais de três anos. Ontem (21), o prefeito de Pedreiras finalmente resolveu entregar a obra, mesmo faltando alguns ajustes. 
O mercado teve a obra iniciada na gestão do ex-prefeito Lenoílson Passos. De lá pra cá, foram vários obstáculos que impediram os feirantes de terem um lugar digno para a venda do peixe. 
O local de antes não oferecia a mínima condição de higiene.
Pavimentação Asfáltica
A Rua José Euzébio, que fica ao lado do mercado, recebeu camada asfáltica. A equipe do governo foi realizar uma inspeção na obra.
Novos Boxes
Para retirar todos os vendedores ambulantes do meio da rua, o prefeito Totonho Chicote disse que autorizou a construção de novos boxes ao longo de todo o mercado. Segundo o administrador, os proprietários receberão um documento da prefeitura que oficializa o novo local de trabalho, mas a área continua sendo do município, e todos irão pagar as taxas diárias.  
O Blog conversou com o prefeito Totonho Chicote, sobre o mercado do peixe, o asfalto e a construção dos boxes no mercado.  

Presos Atearam Fogo na Carceragem de Lago da Pedra

Delegacia de Lago da Pedra – MA
Delegado e agentes foram surpreendidos hoje (22) à tarde, com um incêndio na Delegacia de Polícia Civil de Lago da Pedra. Após tomarem conhecimento do fato, descobriram que alguns presos teriam colocado fogo na carceragem, mas de imediato conseguiram evitar que o fogo se alastrasse pelo prédio e controlaram a situação.
Apesar da delegacia ficar próxima as residências, nenhuma casa chegou ser atingida.
O caso está sendo investigado pelo delegado da cidade.

Fonte: DRPC/Pedreiras

Jovem foi Contido Por Populares no Primavera. Ele é acusado de Ter Roubado um Bar em Pedreiras

Acusado de roubo
Segundo informações, o jovem estaria roubando um bar, no centro da cidade, próximo ao Posto do Valentim, e foi flagrado pelo proprietário. 
O acusado saiu correndo e foi perseguido pelo dono do bar. Após correr pela rua das Laranjeiras o jovem foi preso no Conjunto Primavera. Contido por populares, ficou aguardando a chegada da PM, que o levou para a Delegacia de Polícia Civil de Pedreiras.
Proprietário do bar
A PM não informou o nome do conduzido.
Segundo o delegado Rafael Almeida, o conduzido é Anaílton dos Reis Aquino de Matos. Tinha sido preso em janeiro deste ano. 

PF do Piauí Apreende 305 kg de Pasta Base de Cocaína no Maranhão

A Polícia Federal do Piauí apreendeu na madrugada desta segunda-feira (21) 305 kg de pasta base de cocaína, além de 93 g de maconha e mais 400 munições calibre 22. A apreensão foi feita na cidade de Presidente Dutra, no Maranhão, a 210 km de Teresina. Toda a droga estava na carroceria de um veículo, que foi abandonado e o suspeito empreendeu fuga.
PF efetuou maior apreensão de cocaína base do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

PF efetuou maior apreensão de cocaína base do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
De acordo com o delegado Ronaldo Prado, essa é a maior quantidade de droga já apreendida pela PF do Piauí este ano. Além dos agentes federais, homens da Polícia Militar do Piauí também participaram da operação montando barreiras nos dois estados.
Conforme o delegado, durante as investigações sob comando do setor de entorpecentes da Polícia Federal, surgiu a suspeita de que a cidade de Presidente Dutra seria a rota de drogas que chegam ao Piauí. Para a PF, a cocaína pode ter saído do Norte do País ou da Bolívia e Peru.

O veículo que levava o material foi abordado pela polícia, mas o motorista empreendeu fuga. Os policiais deram início a uma perseguição e atiraram nos pneus do carro. O veículo saiu da pista, entrou em um matagal e o motorista conseguiu fugir.
Droga estava escondida em carro abordado por policiais no MA (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

Droga estava escondida em carro abordado por policiais no MA (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
“É a maior apreensão já feita pela Polícia Federal do Piauí. A segunda foi em 2012 quando apreendemos 270 kg escondidos em um veleiro no Porto das Barcas. Estes 305 kg de cocaína em pasta base, poderiam virar até 900 kg misturados a outros componentes para revenda. Sabemos que a droga viria para Teresina e suspeitamos que partiu da região Norte do país, da Bolívia ou do Peru”, disse.
Ainda de acordo com o delegado, a Polícia Federal agora tenta identificar por meio de impressões digitais a pessoa que conduzia o veículo. Todo o material apreendido foi levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal em Teresina.
Fonte: jornalpequeno.com.br

Cadeias Produtivas do Maranhão Se Reuniram com Produtores de Leite em Lima Campos

Aconteceu hoje (21), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lima Campos, uma reunião com membros da Secretaria do Estado de Indústria e Comércio e produtores de Leite de Lima Campos, com o objetivo de elaborar um diagnóstico da atual situação do leite no município. 
O Sr. Terto Benevenuto de Alencar, solicitou a presença de todos os produtores de leite e um número bem significativo compareceu para o acontecimento. 
Leite
As regiões Tocantina e do Médio Mearim receberão investimentos para potencializar a produção do leite nessas comunidades. Com a instalação de tanques de resfriamento, capacitação de produtores, aquisição de caminhões adequados para o recolhimento do leite e apoio às agroindústrias de leites, o Governo beneficiará mais de 1.500 produtores e aumentará a produtividade e qualidade do leite produzido no Maranhão.
Uma das metas prioritárias estabelecidas pelo SEBAP é o fortalecimento da defesa animal com a construção de laboratório para diagnóstico de doenças infecto-contagiosas. Atualmente, os exames laboratoriais dos animais são enviados para outros estados, o que acarreta prejuízo no diagnóstico, prevenção e solução das doenças nos animais.
Fotos e redação: Sydnei Silva

Surge Nome Novo na Política de Lago da Pedra

Gaspar Neto e Geraldo Catingueiro
Jovem Gaspar Neto filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista) é nome de esperança que surge no meio da oposição de Lago da Pedra. Com apenas 18 anos de idade Gaspar Neto visa uma vaga no legislativo municipal em Lago da Pedra. Desde aos 12 anos de idade o jovem Gaspar Neto é atuante na política de Lago da Pedra, e hoje ganha o respeito e admiração do cidadão e jovens na cidade de Lagopedrense.
Jovem humilde mostra grande interesse na política de Lago da Pedra, com a certeza que terá muito que contribuir, principalmente com projetos para a juventude.
Nos últimos 15 dias, Gaspar Neto anunciou a sua pré candidatura ao lado do pré candidato a prefeito Geraldo Catingueiro.
A juventude tem que ter vez e voz. Trabalhar políticas com seriedade é preciso o envolvimento dos jovens no processo eleitoral; é muito importante, para que seja apresentada a ideia de uma nova política que favoreça a população. Iremos trabalhar na proposta  de geração de emprego para a juventude, deixo bem claro, não sou pré-candidato de partido político, mais sou o pré- candidato do povo“, disse o jovem Gaspar Neto ao blog.
Gaspar Neto já recebeu elogios de grandes lideranças políticas de Lago da Pedra entre elas do pré candidato a prefeito Geraldo Catingueiro e do Superintendente de Articulação Política da Regional  Rodrigo Neto.
Gaspar Neto se mostra firme para ir em busca de uma vaga no legislativo municipal.

Alunos, Ex-alunos e Professores do Olindina Nunes Freire Fizeram Protestos Pelas Ruas de Pedreiras Pedindo Conclusão da Obra

A concentração foi na Praça do Cinquentenário. A movimentação foi convocada pelos alunos da Unidade de Ensino Olindina Nunes Freire, que querem que o prédio seja devolvido a eles. Fechado para reforma há quase cinco anos, a situação do prédio fica cada vez mais complicada.
Os alunos, na manifestação pacífica, usaram faixas, cartazes e um carro de som. Um bandeirão do Brasil foi uma das atrações durante a caminha. A Banda Marcial também esteve presente e alegrou os manifestantes que cantaram em ritmo de paródia. O refrão dizia o seguinte: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira“. 

Sexta-feira passada (18), alguns alunos estiveram no programa Tribuna 101 da Rádio Cidade FM de Pedreiras, e ouviram do Secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, que o governo do Estado já estaria mantendo contato com a empresa para retomar a reforma. Essas informações foram levadas ao conhecimento da população durante a manifestação, onde chegaram a mencionar, que, até o próximo mês de abril a reforma será reiniciada.
Os manifestantes passaram  pela Avenida Mariano Lisboa, Rua Abílio Monteiro e finalizaram a caminhada em frente ao prédio do Olindina. No interior do colégio foram expostos troféus que as equipes ganharam em gestões passadas nos jogos escolares pedreirenses, como por exemplo, no ano de 1996, na administração do saudoso prefeito Pedro Barroso.
No centro do colégio um palco com a banda Elite do Samba já aguardava os manifestantes. O padre José Geraldo disse que os alunos podem contar com o apoio da Igreja Católica. O espaço foi aberto para quem quisesse se manifestar.
Os alunos irão ficar acampados no Olindina até as 16h de hoje (21).  
Jaime – Movimento Fórum e Redes de Cidadania (Núcleo Pedreiras)
Ismael – Movimento Negro 
Marcos Krause – Pe. José Geraldo e Guilherme
Aluno e o professor Barreto
Banda Marcial do Olindina
Matheus e Banda Elite do Samba