Bandidos Explodem Caixa Eletrônico no Interior do Maranhão

SÃO LUÍS – A polícia regional de Zé Doca confirmou que cinco homens explodiram, na madruga deste domingo (06), o caixa eletrônico do Banco do Brasil da cidade de Nova Olinda do Maranhão (350 km de São Luís). A agência bancária funciona no terminal rodoviário do município.
Segundo os policiais, os criminosos chegaram ao local em uma camionete e usaram dinamites para explodir a estrutura. Segundo informações de populares, durante a ação, o bando ainda rendeu dois guardas municipais que trabalham na rodoviária.
A polícia informou também que segue fazendo buscas na região para capturar os bandidos. O valor levado pela quadrilha ainda não foi revelado.
Segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão, 12 arrombamentos de caixas eletrônicos foram registrados no Maranhão neste ano.

EXPLOSÕES DE CAIXAS EM 2016

1. Alto Alegre do Pindaré

Bradesco

05/01/16

2. Igarapé Grande

Bradesco

06/01/16

3.Igarapé Grande

Banco do Brasil

06/01/16

4. Bacuri

Banco do Brasil

08/01/16

5. Maracaçumé

Bradesco

10/01/16

6. Grajaú

Banco do Brasil

12/01/16

7. Paulo Ramos

Bradesco

18/01/16

8. Araguanã

Bradesco

25/01/16

9. Paraibano

Bradesco

26/01/16

10. Tufilândia

Bradesco

01/02/16

11.Peri-Mirim

Bradesco

03/02/16

12. Colinas

Banco do Brasil

15/02/1

Polícia Civil de Pedreiras com Apoio do 19º BPM Prendeu Dois Acusados de Arrombamentos

A Polícia Civil, por meio da 14ª DRPC, por seu 1° Distrito Policial, desvendou as autorias dos recentes arrombamentos que ocorreram na região da Boiada e Conjunto Primavera.
Muriel – Suspeito de arrombamento
Na tarde de ontem (05/03/2016) por volta das 13 horas e 30 minutos, policiais civis com apoio da Polícia Militar – 19°BPM, efetuaram a prisão de MURIEL e WILSINHO, na Rua do Areal, Bairro do Diogo, em uma conhecida boca de fumo. Os dois foram autuados por furto qualificado e associação criminosa, pelo arrombamento em uma oficina na Rua Luis Melo, na madrugada, onde foram subtraídos lixadeira,  compressor de ar, e outros objetos. Há ainda um terceiro elemento, já identificado, suspeito de participar do crime.
Outros crimes podem ter sido cometidos pelo bando, inclusive um arrombamento a uma residência no conjunto primavera, na madrugada do dia 04; um arrombamento no bar Cheiro Verde, no balneário CAEMA, no dia 27/02.
Wilsinho – Suspeito de arrombamento
WILSINHO ainda é acusado de praticar um furto a uma oficina de motos na rua Manoel Trindade.Ambos possuem passagem pela polícia, e contra Muriel ainda há um mandado de prisão preventiva em aberto, pela participação na morte do Nego Marcos, no Bairro Monte Cristo, Trizidela do Vale/MA.
A Polícia Civil já identificou todos os elementos participantes do bando, e representará pelas respectivas prisões.

Fonte: DRPC/Pedreiras

Carpideiras de Caxias são Convidadas Para Participar de Novela da Globo

As senhoras Antônia Bezerra, Raimunda do Vale e Eva Moraes foram convidadas pela Rede Globo para participar da nova novela das 9h, Velho Xico. 
O convite aconteceu após a Procissão do Fogaréu, onde a produção da novela procurava carpideiras para participar do elenco.
Na tarde desta quarta-feira, as carpideiras fizeram a primeira gravação. A cena aconteceu quando a filha do ator Rodrigo Santoro, de personagem “Leonora” morre na hora do parto, em sua casa no sertão, e as senhoras de Caxias entram em cena, chorando e cantando as incelências no velório. 

Pelo visto, as senhoras não precisaram de muito esforço, tendo em vista a experiência como carpideiras no espetáculo da Procissão do Fogaréu na cidade de Caxias, a 361 km da capital. O evento é considerado o segundo maior do Brasil. Tradição religiosa já existe há 12 anos com 40 carpideiras.
A procissão reúne aproximadamente 300 caxienses participando de forma direta e indireta do espetáculo. Ao todo, o espetáculo tem uma duração de 40 minutos.

As carpideiras participam de velórios, missas, rezas e enterros, a tradição já é antiga na igreja católica. 

A novela

Velho Chico, que estreia no dia 14 de março, terá nomes consagrados no elenco. Além de marcar a volta de Rodrigo Santoro à TV, após temporada nos Estados Unidos, a trama reunirá Rodrigo Lombardi, Fabíula Nascimento, Chico Diaz, Camila Pitanga, Christiane Torloni e grande elenco.
Fonte: oimparcial.com.br

Empresa Fortalece Exploração de Gás no Maranhão

A Parnaíba Gás Natural (antiga OGX Maranhão) está expandindo sua atuação no Maranhão com início das operações em dois novos campos, a de Gavião Branco, no município de Lima Campos, e Gavião Vermelho, em Capinzal do Norte. 
O anúncio foi feito durante apresentação para representantes do Governo do Estado e investidores, na noite da última quarta-feira.
A apresentação foi coordenada pelo vice-presidente de Relações Externas e Comunicação, Henrique Rzezinski. Segundo o executivo, em dois anos de atuação no estado, a operadora investiu R$1,7 bilhão em suas atividades. “Investimos mais que o esperado, e já temos o resultado disso, mais de 8.4 milhões de metros cúbicos de gás serão produzidos, com os dois novos campos, até julho desse ano, um aumento de 60% do que era esperado”, conta Rzezinski.
A extração de gás do campo de Gavião Vermelho teve início em 5 de janeiro deste ano. Já a produção de gás de Gavião Branco começou em 2 de fevereiro. Juntos, GVV e GVB representam um aumento de capacidade de produção de 3 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
A empresa, que sustenta o título de maior exploradora privada de gás em terra do País, com quase 100 poços em atividade no Maranhão, começou suas atividades no estado em 2009, quando adquiriu o direito de explorar gás em blocos terrestres na Bacia do Parnaíba. “Somos a segunda maior exploradora do segmento no Brasil, ficando atrás apenas da estatal Petrobras”, diz o executivo Henrique Rzezinski.
A área de atuação da PGN vai de campanha sísmica à produção de gás natural, um combustível fóssil cuja exploração vem sendo debatida em países com produção mais antiga, dado os impactos ambientais.
Para o Governo do Estado, os investimentos da PGN no Maranhão e sua produção energética “limpa e mais barata” vai ao encontro do “potencial maranhense” que a transforma em um “grande instrumento de desenvolvimento do estado”. O vice-governador, Carlos Brandão, pontua que 40% do gás produzido no Brasil é gerado no Maranhão.
“Hoje trabalhamos para trazer novos investimentos e a perspectiva de utilizar o gás nesse processo é muito grande. O trabalho da PGN acaba sendo um importante vetor de desenvolvimento do Maranhão”, comenta o vice-governador.
Contribuição para o estado do MA
Segundo dados da PGN, Os campos de Gavião Vermelho e Gavião Branco receberam investimentos de R$ 771 milhões e são fundamentais para que se eleve a capacidade de produção de 4,9 milhões de m³/dia para 8,4 milhões m³/dia até julho deste ano, o que representa um aumento de 70%.
O gás de Gavião Vermelho, que está localizado no município de Capinzal do Norte, é produzido por meio de seis poços produtores. Os poços são interligados ao duto que escoa o gás produzido para a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), em Santo Antônio dos Lopes. 
Já o gás do campo de GVB, que se encontra em Lima Campos, é extraído por meio de oito poços. De lá, o gás é enviado para a Estação de Produção e Escoamento de Gás de Gavião Branco (EPGVB), também em Lima Campos. Depois de pré-tratado, o gás segue para a UTG, por meio de um gasoduto de aproximadamente 40km.
O gás produzido nos cinco campos da PGN são vendidos para a Eneva Energia, que o utiliza para gerar energia, tendo assim seu potencial econômico assegurado. 
Quando de sua instalação a PGN chegou a gerar 1.600 empregos indiretos no Maranhão, hoje a empresa possui 39 funcionários e gera cerca de 160 empregos indiretos. “Cerca de 400 trabalhadores que estiveram presentes em nossas obras de instalação foram absolvidos em comunidades locais”, contou a assessoria da PGN em nota.
Segundo Rzezinski, o sucesso da atuação da empresa no Maranhão se deve também à sua presença sólida com ações que minimizem os impactos de sua implantação nas comunidades, e, ainda, ajudem a desenvolver as capacidades locais.
“O início das atividades nos dois novos campos marca o compromisso da PGN com a bacia do Parnaíba, e reafirma o compromisso com o Maranhão. Compromisso esse que vai além de apenas o cuidado em contratar trabalhadores das comunidades locais, passando por outras medidas sociais. Temos o compromisso de estimular o desenvolvimento econômico e social na região em que atuamos”, ressaltou Rzezinski.
Forma de exploração e polêmicas
Segundo a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, o grande trunfo da PGN no Maranhão diz respeito ao seu modelo integrado de produção, que não necessita do uso de grandes malhas de transporte.
A PGN usa o método convencional de perfuração (de cada poço vertical derivam vários horizontais, em diversas direções) e instalou uma rede de usinas termelétricas próxima aos campos de exploração, garantindo, assim, que a energia gerada por elas seja escoada pelos sistemas de transmissão. A PGN, dessa forma, consegue monetizar sua produção e não sofrer com as oscilações do mercado de petróleo.
Entretanto, a exploração de gás na Bacia do Parnaíba sofreu debates em estados como o PI, onde a Assembleia Legislativa, ainda em 2014, abriu audiência pública com a presença de pesquisadores em energia para avaliar os riscos das concessões de blocos de exploração de gás em ambiente terrestre pela ANP. 
A mesma discursão ainda está em vigor em países que já exportam, e diz respeito a possíveis contaminações do lençol freático, em decorrência da forma de perfuração. No dia 25 de fevereiro, o Brasil recebeu, através da Petrobras sua primeira remessa de gás natural produzido nos Estados Unidos, cujos preços praticados são menores que na Europa, segundo reportagem da Agence France-Presse.
O que é o gás natural
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, associado ou não ao petróleo, formado por hidrocarbonetos com predominância de metano, e à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece em estado gasoso. Trata-se de uma importante fonte de energia para prover eletricidade e calor, além de ser utilizado como combustível em automóveis e como matéria-prima na indústria química. É um dos energéticos mais importantes do mundo, atrás apenas do petróleo e do carvão.
De onde ele vem?
O gás natural é encontrado no subsolo em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis. Suas reservas podem estar associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
(fonte: maisgasbrasil.com.br)

VIII Congresso de Educação Foi um Sucesso em Trizidela do Vale

Encerramento do VIII Congresso de Educação em Trizidela do Vale – MA
Escola: Novos Tempos, Novas Atitudes. Esse foi o tema do VIII Congresso de Educação realizado no município de Trizidela do Vale. Foram quatro dias de encontros com educadores, que contou com a participação de um seleto nomes de Palestrantes conhecidos internacionalmente, que proporcionou momento de sabedoria e informações para quem participou.
Professora Silvânia Campelo 
A abertura contou com a participação da professora Silvânia Campelo, com o tema: O poder da comunicação no processo ensino-aprendizagem. No segundo dia o evento trouxe o conhecidíssimo professor Hamilton Werneck que desenvolveu uma palestra sobre o professor e a leitura do mundo, visão freiriana. Na parte da tarde no mesmo dia o palestrante foi o internacional Dr. Emanuel Sabino, que vem do Moçambique, com o tema: Olhares sobre a educação Quid Júris?
Paulo Buzar durante o encerramento do VIII Congresso de Educação
em Trizidela do Vale – MA
Outros palestrantes como o professor Alex Corrêa, Alayni Leitão, Joilza Leitão e Paulo Buzar também estiveram presentes. No último dia de congresso o professor Paulo Buzar proferiu uma palestra sobre o Plano Municipal de Educação e a Valorização do Magistério. Durante sua participação ele usou alguns demonstrativos sobre o tema, deixando o público mais à vontade, como por exemplo, a relação do aluno com os profissionais do magistério.
Márcia Maia – Secretária de Educação (de branco)
Márcia Maia Secretária de Educação agradeceu a todos que participaram do evento. Disse que foi bastante proveitoso e não esqueceu de mencionar o esforço do prefeito Fred Maia um dos grandes responsáveis pela realização do congresso no município, que segundo ela Trizidela do Vale está no rumo certo com uma educação à altura.

Pedreiras Cumpre Instrução Normativa do TCE/MA

O município de Pedreiras através da Secretária Municipal de Educação Iaciara Bernardo Rios e de sua Assessoria de Gabinete Bernardo Júnior se reuniu no gabinete do prefeito Municipal de Pedreiras, Totonho Chicote, com os motoristas de ônibus escolares no sentido de discutir a Instrução Normativa TCE/MA nº 37, de 20 de maio de 2015, que no uso de suas atribuições constitucionais, legais e regimentais considera o que dispõe no Art. 51, inciso I, da Constituição Estadual, que estabelece a competência do Tribunal de Contas do Estado, como órgão de controle externo, para apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado, mediante parecer prévio.
Dentre as diversas considerações contidas na Instrução Normativa nº 37, a que levou o objetivo dessa reunião e a preocupação do Prefeito Totonho Chicote, é a que restringe sobre a frota de transporte escolar municipal e estadual deve estar adequada às normas do Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Art. 136 da Lei nº 9.503/1997) e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN para a garantia da segurança dos alunos do ensino público, sob pena das contas do chefe do Executivo serem rejeitadas de sua ilegitimidade, como apregoam as atribuições do TCE na Lei Estadual nº 8.528, de 06 de junho de 2005, e (…)
Segundo a Secretária Iaciária Rios, a reunião teve também a finalidade de conversar com os motoristas que o cumprimento da Lei não é só dever do gestor, mas que os profissionais que se encaixam nesse processo de mudança e cumprimento da nova Lei, devem ter o cumprimento dos mesmos, sendo protagonistas nas dinâmicas que a mesma exige.
Destarte, foi conversado na reunião que os motoristas de ônibus escolares, doravante, terão que cumprir rigorosamente com os seguintes itens: 1. Ter idade superior a vinte e um anos; 2. Estar habilitado, no mínimo, na categoria “D”; 3. Comprovar aprovação em curso especializado, nos termos da normatização determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, registrado no Sistema RENACH; 4. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses; 5. Apresentar, a cada período de 5 (cinco) anos, certidão negativa do registro de distribuição criminal, relativa aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, conforme exigência prevista no artigo 329 do CTB. (Fonte: Portaria Detran nº 1.117, de 20 de novembro de 2015).
Segundo o Assessor de Gabinete Bernardo Júnior, no sentido de não deixar nenhum motorista do município de Pedreiras inapto para desenvolver a sua função, o Prefeito Totonho Chicote já sinalizou que custeará as despesas nos cursos de trânsito que se fizer necessários aos motoristas de ônibus escolares.
Fonte: ASCOM/Pedreiras
Fotos: Joaquim Filho

Lima Campos se Mobiliza Contra o Aedes Aegypti Durante Caminhada

A manhã do dia 5 de Março começou bem agitada em Lima Campos. O Governo Municipal juntou várias de suas Secretarias com as Escolas Municipais e Estaduais para uma manifestação reflexiva sobre os perigos causados pela proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 
Todos os envolvidos caminharam pela avenida principal da cidade com faixas temáticas e carro de som, alertando a todos para que tomem providencias severas em relação a esta causa. 
Para complementar a ação, após a manifestação todos dirigiram-se até o Ginásio Poliesportivo Cássio Salomão Mota, para assistirem uma partida de Futebol simbólica entre os Mosquitos e os Combatentes da Saúde. Nesta ação esportiva, trabalhou-se a informação, conscientização e a necessidade de ser feito algo de imediato para o combate de várias doenças causadas por este terrível mosquito. 
Todos que participaram puderam desta forma se mobilizar e incentivar os demais a estarem atentos em relação a este COMBATE que precisa ser colocado em prática por cada um em sua casa e em todos os locais. 
JUNTOS, PODEMOS VENCER O MOSQUITO E EXTERMINÁ-LO.
Fica registrado o agradecimento a todos que se empenharam e participaram dessa manifestação.

Fonte: ASCOM/Lima Campos
Fotos: Sydnei Silva

Dia “D” Contra o Mosquito Aedes Aegypti em Pedreiras

Uma caminhada realizada hoje (05) pela manhã em Pedreiras marcou o dia de luta contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e Zika Vírus. Diversos setores representados estiveram presentes com faixas e cartazes que chamaram à atenção da população na Avenida Rio Branco, a principal da cidade.
A luta para combater esse terrível mosquito é de todos. Associações de Moradores, Igrejas, Secretarias Municipais, Secretaria de Saúde do Estado, estudantes, garis, exército e outros segmentos da sociedade terão a partir de agora uma grande responsabilidade, e assumir compromisso começando por cada casa, a limpeza para evitar que o mosquito Aedes Aegypti continue se proliferando. 
O ato foi encerrado com discursos de alguns participantes na Praça Corrêa de Araújo.
Segundo o Secretário de Saúde de Pedreiras Paulo Rogério as campanhas de limpeza e troca de pneu por um brinquedo vão continuar, uma forma simples que ajudará no combate ao mosquito.

Lago da Onça. Um dos Grandes Líderes Deixou Saudades

Um sorriso ficará marcado para sempre em minha lembrança. As diversas vezes que tive a oportunidade de ir ao Povoado Lago da Onça, dificilmente não visitava meu amigo Salvador, não por ser primo do Poeta do Povo João do Vale, mas por que era a simplicidade em pessoa. Sabia cativar, construir amigos, e o melhor, contava histórias engraçadas que me prendia, mesmo que eu estivesse apressado. 

Ficava feliz quando ele dizia: “Sandro Vagner, quem teve a inteligência de criar um programa tão bom, que prende “nois” aqui no pé do rádio? Olha, Sandro Vagner, eu todos os dias “tô” ouvindo vocês, e fico pensando; como é que essa gente faz isso, é muita inteligencia“, assim Salvador elogiava a equipe do Tribuna 101, que tive o prazer de ser um dos idealizadores e passei mais de dois anos no comando.

Tenho outros amigos em Lago da Onça e vou continuar presando essas amizades, mas todas as vezes que eu tiver que passar por lá, irei visualizar em meu pensamento aquele senhor sentado em um banco, em frente uma casa de taipa, como se estivesse esperando sempre alguém para conversar e contar um pouco do seu passado, como se quisesse dizer; “passe adiante, a história tem que continuar”.

Das inúmeras histórias de João do Vale que ouvi da boca de Salvador, uma me marcou tanto que sempre o imitava na rádio quando tinha a oportunidade. No trecho ele parecia falar zangado, mas sempre conservava aquele sorriso puro e simples que não lhe custava nada. Era mais ou menos assim: “Rapaz, Sandro Vagner, o povo vem de fora aqui em Lago da Onça e diz: Ah, eu conheci João do Vale não sei onde, eu andei com João por vários lugares! Acho engraçado que depois que João morreu, todo mundo conhecia ele, andava com ele; quem conheceu João e andou com ele “foi” eu. Eu conheci João do Vale desde sua “meninice”. Quando ele precisou, todo mundo parece que esqueceu dele, só Dr. Josélio foi seu amigo“. Após me contar isso, a fisionomia carrancuda voltava ao normal, e aquele sorriso que só ele tinha tomava seu lugar de origem, de onde jamais poderia ter acabado.

Se um dia nos encontrarmos de novo, espero ouvi mais histórias e testemunhar um sorriso eterno no rosto de um caboclo sabido. Tenho certeza que suas “meninices” com João, como ele o chamava, já devem ter começado aonde estiver.
Não vou dizer como muitos: “Vá com Deus, Salvador. Mas, continue com Ele meu amigo“.

Lula se Emociona e diz que foi ‘Sequestrado’ pela PF

Num discurso em que se emocionou duas vezes, chegando ao choro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta sexta-feira, em encontro com a militância petista, que foi “sequestrado” pelos policiais federais na manhã de hoje. O petista lembrou que seu governo abriu as portas para camadas mais pobres da população, e que isso incomodou “a elite”.
— Quando cheguei na Presidência da República, numa assembleia que convoquei, um catador de papel disse: “Presidente não quero mais reivindicar o que vim reivindicar, nem fazer discurso. Só quero agradecer o fato de ter entrado no Palácio do Planalto”.
Neste momento ele pegou um lenço para enxugar as lágrimas e foi saudado pelos militantes, que gritavam “volta, Lula”. Após defender feitos do governo do PT, o ex-presidente passou a falar sobre o cumprimento do mandato de condução coercitiva contra ele na manhã desta sexta-feira. Ele classificou as buscas em sua casa, “que levaram até um celular da Marisa” de uma “provocação banal, infantil”. Para ele, a operação é uma forma de tentar “criminalizar o PT”.
— Fico ofendido quando hoje sou sequestrado na minha casa — afirmou o ex-presidente. — O ‘seu’ Moro não precisaria ter feito essa coisa chamada… como é mesmo? Condução coercitiva. É como se eu estivesse preso. Hoje pra mim foi o fim. Foi ofensa pessoal, ao meu partido, à democracia, ao estado de direito.
Lula voltou a negar ser dono do sítio em Atibaia e do triplex do Guarujá, e reclamou de ver a mulher Marisa Leticia, ser chamada para depor.
— Eles deveriam ter chamado a mãe deles — disse Lula. — Foram pegar meus filhos. toda minha família. Só faltou pegar minha neta de um mês. Não sei como não pediram exumação da minha mãe. Eles foram lá de manhã, todos gentis, mas fazendo perversidade. Foi um desrespeito a alguém que dedicou a vida a esse país como eu dediquei.
O ex-presidente convocou a militância a ir para as ruas e disse que está disposto a viajar o país inteiro a partir de segunda-feira.
— Cutucaram o cão com vara curta. Eu quero oferecer a vocês esse jovem de 70 anos de idade, com tesão de 30, corpo de atleta de 20 anos. Não tenho preguiça de acordar às 6h e dormir as 22h. A partir de hoje a única resposta à insolência e ofensa que fizeram a mim é ir pra rua e dizer: ‘Eu tô vivo e sou mais honesto que vocês’.
Ovacionado por seus eleitores, uns com lágrimas nos olhos e mãos trêmulas, ele se mostrou “ofendido com o complexo de vira-lata que tem nossa elite” e seguiu exaltando seu governo, repetindo ter sido o melhor presidente do país como fez mais cedo, em coletiva com jornalistas. Ele também defendeu a presidente Dilma Rousseff.
— Metalúrgico era visto como machista, mas esse metalúrgico teve a primazia de eleger uma mulher. Nunca vi uma pessoa ser tão agredida como a presidente Dilma. Descobri que muito mais grave que o preconceito contra mim era o preconceito contra contra a mulher. Nesse país uma mulher sempre foi tratada como objeto de cama e mesa e nada mais do que isso. Fico indignado é que a mulher representa 52% da população brasileira. É uma pena que nossa consciência política ainda não evoluiu e apenas 10% do parlamento é feminino.
Lula ainda criticou os ataques que ele e sua família recebem na internet:
— O cara que é filho da puta de verdade, ele não se identifica nem pra mãe nem pro filho. Ele vai pra internet falar mal de alguém. e eu sei como sou vítima disso, os meus filhos são vítima disso, a Dilma e muitos de vocês aqui são vítimas disso. Não fico com raiva. Só acho que a gente tem que encontrar mecanismos para competir e ser mais competente que eles. Não é possível que, na internet, o mal vá vencer.
POLÍTICOS PARTICIPARAM DE ATO
Políticos como o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e os ministro Miguel Rosseto e Edinho Silva também estiveram no ato.
— Não estou aqui para defender o presidente, mas o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva. Todos, petistas, tucanos, ateus ou religiosos, têm que ser tratados em igual perante a Lei. Por que coagi-lo se ele nunca se negou em prestar depoimento? O que está por trás desta iniciativa totalmente desnecessária? Ele foi a pessoa que mais autonomia deu ao Ministério Público Federal. Ele nunca afrontou a democracia. Mobilizar centenas de homens para escoltar uma pessoa? Nós o escoltaremos na próxima vez. Estamos disponíveis para proteger o presidente — prometeu o prefeito.
O senador Lindberg Farias falou em “incendiar” as ruas a favor do ex-presidente
— Hoje acordei indignado com o que aconteceu com o presidente Lula, mas termino o dia com a certeza de que eles deram um tiro no pé. E ainda reanimaram a nossa militância. É hora de incendiar nossa militância e ir para as ruas — convocou Lindberg, na abertura da plenária.
O senador Humberto Costa também se manifestou.
— O que aconteceu no Brasil hoje foi uma violência imensurável e um ataque a maior liderança popular construída neste país. Queremos uma manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre as atitudes do juiz Sergio Moro — cobrou ele.
Vagner Freitas, o presidente da Central Única dos Trabalhadores, iniciou seu discurso elogiando a união da esquerda do país.
— Toda vez que a direita tenta dar um golpe ela é derrotada pela esquerda deste país. O Brasil está parado por causa desses verdadeiros golpistas, que não aceitam o resultado das eleições. Não venham destruir o Lula que não vamos aceitar.
Com a voz muito rouca, o ex-deputado Luizinho comparou o ocorrido desta sexta ao golpe militar de 1964 e convocou os militantes às ruas. Ele acompanhou a chegada do presidente Lula à sede da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, ainda nas primeiras horas do dia.
Gilmar Mauro, da coordenação nacional do MST, o Movimento dos Sem-Terra, convocou ato para o próximo dia 8, Dia Internacional da Mulher, em apoio a Lula, mas chamou atenção para possíveis confrontos com pessoas contrárias aos seus ideais.
— Não fomos treinados na faca e na foice. Vamos fazer debates e nos preparar para grandes enfrentamentos que teremos no futuro.
Fonte: oglobo.com.br