Assaltantes de Carga Morrem Esmagados Após Roubo Frustrado

Assaltantes tentaram interceptar o Caminhão para roubar a carga. Foto: Divulgação
MIRANDA DO NORTE – Dois assaltantes de carga morreram esmagados, na noite dessa quinta-feira (3), em um trecho da BR-222, em Miranda do Norte, durante um assalto frustrado a um caminhão “boiadeiro” – que transportava 22 cabeças de gado.
De acordo com informações da polícia, quatro assaltantes, que estavam em um Astra preto (possivelmente roubado), parearam com o caminhão em um trecho da BR e começaram a atirar, para obrigá-lo a parar o veículo. O motorista do caminhão, porém, apenas freou o suficiente para ficar atrás do carro dos assaltantes. Ele, então, passou com o caminhão por cima do carro dos assaltantes.
Caminhoneiro passou com o veículo por cima do carro dos assaltantes.
Dois morreram na hora. Foto: Divulgação
Com o forte impacto, o carro foi arrastado para fora da pista e derrubou uma árvore. Dois dos quatro assaltantes morreram esmagados. Os outros dois ficaram bastante feridos, mas conseguiram fugir. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos graves e passa bem. Oito gados morreram.
Ainda de acordo com a polícia, os outros dois assaltantes teriam sido resgatados por um carro que seguiu a caminho de São Luís. Até o momento, nenhum deles foi identificado.
Fonte: imirante.com.br

PMs Que se Destacaram Durante Operações Foram Agraciados com Certificados no 19º BPM de Pedreiras

A solenidade foi simples e aconteceu no auditório do 19º Batalhão de Polícia Militar de Pedreiras, que contou com as presenças de militares de outros destacamentos, incluindo Pastor Mizael, Padre José Raimundo, Sargentos Lourenço e Hamilton militares da Capelania da Polícia Militar do Maranhão, que estão visitando todos os Batalhões da PM. Ontem (03) a equipe esteve em Bacabal.
Os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro receberam os cartões de aniversário como forma de uma homenagem realizada pelo Coronel Everaldo.

A formatura também contemplou os PMs que se destacaram durante o mês, por ações meritórias desenvolvidas dentro da área do batalhão, no tocante especial a apreensão de armas de fogo e recuperação de veículos roubados.

Os contemplados com o certificado foram: Primeiro sargento PM José Benedito, terceiro sargento Paulo José Barros Mendonça, terceiro sargento Antônio José Costa, cabo PM Rui José, Cabo Bruno Ricardo, Soldado Paulo Victor, Soldado Jonatas e Soldado Cláudio Adão. 
Coronel Everaldo – Comandante do 19º BPM/Pedreiras
Coronel Everaldo manifestou sua gratidão a todos pelo sucesso de forma brilhante como se portaram nos últimos eventos, mencionou, por exemplo, o carnaval. O comandante aproveitou o ensejo e lembrou a todos que neste sábado (05) completará sete meses à frente do Batalhão, onde segundo ele fez algumas mudanças que achou necessárias, incluindo a complementação do Batalhão em alguns destacamentos, sempre um ajudando ao outro. O coronel informou que já existe um déficit de contingente, não esquecendo das férias atrasadas de alguns militares, mas que está tentando regularizar, afirmando que, quem trabalha tem direito a ter férias. 
Sobre dívidas, Disse que hoje tem um batalhão diferente do que recebeu, saneado, mas não quis entrar em detalhes. Aproveitou e ressaltou a construção de um apartamento ao lado, para receber companheiros que vem de outros locais. Ainda sobre reforma disse que toda rede de esgoto foi desobstruída, e não sabia como o batalhão não tinha explodido, pois tudo estava entupido. Destacou a reforma no refeitório, que tinha, mas funcionava de forma precária, por isso fez a instalação de arcondicionado proporcionado conforto para o momento das refeições. E anunciou futuramente a construção de uma quadra de esporte. Finalizou dizendo que sempre estará pronto para atender a todos.
Pr. Mizael

Pe. José Raimundo (capelão)

Realizada Matrícula da Nova Turma de Atiradores do TG 08 008 de Pedreiras

São 50 atiradores que participaram da solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (04), e contou com presenças dos familiares, amigos e autoridades civis e religiosas.
A nova turma ficou ao comando do atirador Nivaldo, que pediu permissão ao Subtenente Lobato, e apresentou a tropa ao comandante. Ainda com roupas comuns entoaram o Hino Nacional Brasileiro e ouviram as boas vindas do General do Exército Eduardo Dias da Costa Vilas Boas, comandante do Exército, que foi lida pela representante da associação comercial Sonia Maria.
Sônia Maria (Associação Comercial de Pedreiras)
Pe. José Geraldo – Ivo Gonçalves – Subtenente Lobato – Márcia Lobato – Sônia Maria – Sebastiana – Dalva Queiroz
e Francisco Rodrigues (Sec. de Administração de Trizidela do Vale representando o Prefeito Fred Maia)
De volta, já com a farda, a turma ouviu do comandante Subtenente Lobato as palavras de incentivo, quando disse que; o exército brasileiro será um divisor de água dos seus filhos. Que o serviço militar será o complemento de suas formações. Disse aos atiradores que estava muito feliz pelo comando do exército de nomeá-lo para essa nova missão tão honrosa. Enalteceu a companhia da esposa dele, a senhora Márcia Helena Lobato, que o acompanha há mais de 24 anos. Finalizou dizendo aos atiradores que se sentissem orgulhosos por pertencerem a uma das instituições de maior credibilidade do Brasil.  
Subtenente Lobato – Chefe de Instrução do TG 08 008 de Pedreiras – MA
Representando o Prefeito e diretor do TG, Totonho Chicote, o Secretário de Meio Ambiente Ivo Gonçalves disse aos atiradores que ali eles todos irão receber lição de patriotismo, civismo e sobre tudo de cidadania. Como representante do Prefeito disse que estaria à disposição, e justificou a ausência do administrador que estaria em viagem oficial respondendo por interesse do município. Disse às famílias que elas terão um importante papel no apoio aos jovens. 
Ivo Gonçalves representando o Prefeito Totonho Chicote
Atirador Joel
Uma aula inaugural foi realizada no galpão, onde um stand foi armado com vários materiais usados pelos atiradores, a partir da leitura. 
O subtenente Lobato pediu que o padre José Geraldo concedesse a bênção a todos, e assim o fez, quando convidou todos para rezar o Pai Nosso.

O comandante serviu um coquetel e voltou a agradecer a todos pela presença ao evento.   
Ivo Gonçalves (Sec. Meio Ambiente) Sra. Lobato – Subtenente Lobato – Pe. José Geraldo – Sebastiana (chefe de gabinete)
Joaquim Filho (Assessor do Município de Pedreiras) e Dalva Queiroz (Secretária da Mulher)
Atirador Alves
Márcia Helena Lobato (esposa do comandante) e Subtenente Lobato
Chefe de Instrução do TG 08 008
Subtenente Lobato – Ivo Gonçalves (Sec. Meio Ambiente) – Pe. José Geraldo 

Família Procura Por Idosa Desaparecida em Pedreiras

Maria da Silva – Desaparecida
Um filho muito desesperado procurou hoje (03) a 14ª DPC de Pedreiras, para comunicar o desaparecimento de sua mãe a senhora Maria da Silva Duarte, 58 anos de idade, que está desaparecida desde o dia 29 de fevereiro. Segundo Antônio Francisco todos os documentos de dona Maria foram levados por ela.
A família já fez busca em Esperantinópolis e Peritoró, onde existem parentes, mas a procura foi em vão. Dona Maria da Silva Duarte, segundo o filho, não tinha costume de se ausentar de casa. Alerta ainda que a mesma não é bem instruída.
Quem tiver qualquer informação sobre a idosa entrar em contato pelos telefones: (99) 98304-3823 e (99) 981031426, ou comunicar na 14ª Delegacia de Polícia Civil de Pedreiras.

Secretária de Finanças de Santo Antônio dos Lopes Morreu Vítima de Infarto

Conceição Leal Secretária de Finanças morreu vítima de infarto
A notícia sobre a morte da Secretária de Finanças Conceição Leal, que era pré-candidata a prefeita de Santo Antônio dos Lopes, pegou todos de surpresa no município.
Em sua página social na internet a Deputada Estadual Ana do Gás expressou seus sentimentos pela perda da amiga.
Deputada Estadual Ana do Gás
“É com muito pesar e tristeza que comunico o falecimento da secretária de Administração e Finanças do município de Santo Antônio dos Lopes, Conceição Leal, carinhosamente conhecida como Nenem, na madrugada desta quinta-feira, 3 de março, vítima de infarto. Além de uma excelente colaboradora da gestão do prefeito Eunélio Macedo, perdemos uma amiga carinhosa, amável e gentil”.

Polícia Confirma que Corpo Encontrado em Quissamã é do Neto de Chico Anysio

(Foto: Reprodução Facebook)
A polícia confirma que o corpo encontrado na manhã desta quinta-feira na Praia de Flecheiras, na Reserva de Jurubatiba, em Quissamã, é mesmo de Rian Brito, neto de Chico Anysio, desaparecido desde o último dia 23.
Os documentos e as roupas do rapaz foram encontrados na semana passada por um pescador na Praia do Paulista, dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A família e a polícia ainda não sabem explicar por que o jovem, neto do humorista Chico Anysio, morto em 2012, foi a Quissamã.
A mãe do rapaz está na região desde que foram encontrados os pertences do rapaz dentro da reserva para acompanhar os trabalhos de busca. Até o corpo ser encontrado, ela acreditava que o filho estava meditando, como costumava fazer.
“Agradeço imensamente a todos os queridos que se empenharam na busca pelo taxista. Podemos deixá-lo em paz. Confirmado pelas câmeras que Rian pegou sozinho o ônibus para Quissamã. Então, o taxista que não quer aparecer”, disse Brita na mensagem. Em uma outra postagem feita na quarta-feira, ela contou que um drone seria usado nas buscas. A cantora publicou ainda uma foto meditando em frente à delegacia, vestindo as roupas do filho. À noite, ela postou:
“Rian fugiu da fama da família, coisa que não o atraia, para se dedicar 15 horas por dia à musica”.
As imagens que mostravam o jovem chegando sozinho à Rodoviária Novo Rio de táxi e embarcando num ônibus para Quissamã comprovam que ele agiu por vontade própria, segundo a investigação da polícia. Na quarta-feira, uma equipe da Delegacia de Descoberta e Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil passou o dia sobrevoando a orla local, em um helicóptero da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), para checar a informação passada por um morador, que teria visto o rapaz entrando em mar aberto. A Petrobras, que tem plataformas na região, emprestou uma aeronave mais potente para ajudar nas buscas.
Fonte: oglobo.com.br


Delcídio Acerta Acordo de delação Premiada na Lava Jato e Acusa Lula e Dilma

Senador Delcídio Amaral
O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) firmou com a Procuradoria Geral da República (PGR) um acordo de delação premiada em troca de possível redução de pena. Ex-líder do governo Dilma Rousseff, Delcídio deixou a prisão em 19 de fevereiro, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter ficado 87 dias na cadeia acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
Na delação, Delcídio fez acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, conforme revelou edição da revista “IstoÉ” que circula nesta quinta-feira (3). Disse que Lula tinha conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras e que Dilma agiu para interferir na Lava Jato (leia mais abaixo).
A TV Globo confirmou que o acordo foi assinado, mas que ainda não está homologado porque um dos pontos foi objeto de questionamento e ainda está sendo ajustado.
O advogado do senador do PT, Antonio Figueiredo Basto, disse que não fará comentários sobre a delação premiada de seu cliente, embora a revista tenha divulgado trechos das revelações feitas pelo parlamentar à PGR.
Caberá ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidir se vai homologar o acordo ou não. Se não for homologado, o acordo perde a validade. A homologação é a validação de que se trata de um acordo que cumpriu todas as normas previstas em lei.
Juristas ouvidos pelo G1 informaram que, se a delação não for homologada, Delcídio não receberá benefícios, como a redução de pena. Mas tudo o que ele disse nos depoimentos, como as acusações a terceiros, indicações de provas, relatos de conversas, continuará valendo e será objeto de investigação e poderá ser considerado em julgamento.

As acusações contra Lula

Ainda de acordo com a revista, Delcídio afirmou que Lula tinha conhecimento do esquema de corrupção que atuava na Petrobras, que agiu pessoalmente para barrar as investigações da Lava Jato e que seria o mandante do pagamento para tentar comprar o silêncio de testemunhas.
O ex-presidente, segundo Delcídio, foi o mandante dos pagamentos que ele ofereceu à família de Cerveró, e que resultaram na prisão do senador, em novembro. De acordo com Delcídio, Lula pediu “expressamente” para que ele ajudasse o pecuarista José Carlos Bumlai, porque estaria implicado nas delações do lobista Fernando Baianoe de Cerveró.
O senador alega que Lula não queria que Cerveró mencionasse o esquema de Bumlai na compra de sondas superfaturadas feitas pela estatal. Na delação, Delcídio diz que intermediaria o pagamento à família de Cerveró com dinheiro fornecido por Bumlai.
Delcídio também afirma, ainda segundo a revista, que em 2006 Lula e o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil, Antonio Palocci, teriam articulado um pagamento ao publicitário Marcos Valério para que ele não dissesse o que sabia durante o processo do Mensalão. Valério, de acordo com o senador, exigiu R$ 200 milhões para se calar na CPI dos Correios e que Lula teria cedido. Palocci assumiu a tarefa de negociar o pagamento.
O G1 fez contato com a assessoria da Presidência da República, mas não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem. O Instituto Lula informou que, por ora, não vai comentar as denúncias de Delcídio do Amaral. A defesa de Bumlai disse que não ia se pronunciar porque não tem conhecimento dos termos da delação.
Na delação, Delícidio acusou, ainda, que os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Vital do Rego (PMDB-PB) e os deputados Marcos Maia (PT-RS) e Fernando Francischini (SD-PR) cobravam de empreiteiros para que eles não fossem convocados na CPI da Petrobras.
Situação de Delcídio
Delcídio foi preso por tentar dificultar a delação premiada de Cerveró sobre uma suposta participação do senador em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo investigadores, Delcídio chegou até a oferecer fuga a Cerveró, para que o ex-diretor não fizesse a delação premiada, o que reforçou para as autoridades a tentativa do petista de obstruir a Justiça.
A prova da tentativa de obstrução é uma gravação feita pelo filho de Cerveró que mostra Delcídio oferecendo fuga para o ex-diretor não fazer a delação. No pedido de prisão, a procuradoria afirma que Delcídio chegou também a oferecer R$ 50 mil mensais para Cerveró em troca de o ex-diretor não citar o senador na delação premiada.
O senador está afastado temporariamente do PT. O partido mantê-lo afastado, sem expulsá-lo, até o parlamentar apresentar uma defesa à sigla e o caso ser analisado internamente. Uma comissão com três integrantes vai elaborar um relatório com base na defesa que Delcídio apresentará.
Fonte: g1.com.br

Uma Nova Instituição de Ensino Superior Surge em Pedreiras

FEMAF – No bairro Maria Rita em Pedreiras – MA
FEMAF – Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco é um projeto idealizado pelo Prof.º Francisco Rodrigues e Família Franco. A partir de agora a instituição, após ser reconhecida pelo MEC e ter recebido seu credenciamento institucional, de Parecer 357/2015 e publicado no DOU 17/02/2016, já irá realizar o primeiro vestibular, destinado não somente aos pedreirenses, mas a toda região e cidades vizinhas.
A FEMAF foi concebida com a finalidade de viabilizar acesso ao conhecimento e dispõe de uma metodologia inteligente, disponível para a educação em diversas áreas, buscando a satisfação dos alunos na educação de nível superior.
Sua missão é promover o ensino superior de qualidade, compromissado com a educação presencial, semipresencial e extensão universitária, com a produção e a disseminação de conhecimentos científicos, visando contribuir para o desenvolvimento econômico-político-social da região onde se insere.
A FEMAF conta com uma estrutura de referência em acessibilidade, conforto e comodidade, estacionamento privativo, confortável salas de aula, ampla biblioteca, auditório e laboratórios modernos.
O seu quadro de docentes engloba profissionais Especialistas, Mestres e Doutores, compreendendo diversos olhares sobre a educação e agregando valores científicos e capacidade analítica.
A IES irá oferecer em seu primeiro vestibular os cursos de graduação em PEDAGOGIA E SERVIÇO SOCIAL. As inscrições já estão abertas, o Vestibular será dia 03 de Abril e início das aulas dia 11 de Abril.
A FEMAF irá oferecer também os seguintes cursos de Pós-graduação em:
1. AUDITORIA E PERÍCIA;
2. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO,
3. FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO,
4. PSF – PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
5. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR.
Pra nós que tanto lutamos para conseguir realizar esse sonho, e hoje vê-lo realizado, é uma satisfação tamanha, repleta de felicidade. Além dos cursos, iremos proporcionar geração de emprego em nosso município. Só temos a agradecer a Deus por tudo que vem nos proporcionando“, disse o professor Francisco Rodrigues.

Codó a Cidade da Comunicação. Programa “Fala Codó” o Mais Assistido

Avenida Augusto Teixeira – Codó – MA
Quando se fala em Codó o nome assimila logo a candomblé, ou a terra da macumba. Não é pra menos, é nessa cidade, banhada pelas águas do Rio Itapecuru, que reside um dos maiores umbandistas do Maranhão que é reconhecido nacionalmente, o Pai de Santo Bita do Barão.
Pai de Santo Bita do Barão
Mas, Codó não é vista apenas por suas magias, histórias de orixás e seus caboclos encantados. Codó tem como padroeiro o santo soldado São Sebastião, orgulho dos católicos, mas os evangélicos também se englobam nessa diversidade religiosa. 
Fabril 

Nacional
Se Codó respira religião, um outro título, também, pode soar bem; a terra do futebol! E tudo pode começar com a grande rivalidade, que continua prevalecendo, quando se trata dos dois maiores e mais antigos times de futebol da cidade, Fabril e Nacional. O Time do Alto da Fábrica sempre revelou grandes nomes do futebol codoense, e o Piriquito Milionário, assim chamado pelo seu eterno e saudoso Presidente Reinaldo Zaidan, já consagrou nomes de jogadores em nível nacional. 
(Foto: Internet)
Como estamos falando de futebol, aos codoenses que já ouviram e testemunharam tantas histórias e conquistas dos craques, é importante fazer uma viagem ao tempo, não muito distante, e saudar os jogadores que já honraram o nossa da cidade, como por exemplo: Para quem não sabia, Codó foi a primeira cidade do Maranhão a ter um jogador na Seleção Brasileira de Futebol, na década de 40, ele chamava-se Fausto dos Santos. Na sua gestão como Prefeito, Reinaldo Zaidan construiu uma praça no cruzamento da Rua Higino Bastos com a Avenida 1º de Maio em homenagem ao Fausto. Depois vieram outros nomes; França, que apesar de ter passado pouco tempo na cidade, quando chegou ao São Paulo, sempre dizia que era de Codó. Outro que também chegou a Seleção Brasileira foi o craque Jackson, passou por grandes clubes, um foi o Palmeiras. Esse pequeno release sobre o futebol e os craques de Codó foi uma maneira que encontramos para dizer as autoridades, que não deixem morrer essa tradição, que mantenha firme essa fábrica de jogadores! E por fim, valorize a juventude, que às vezes, por uma pequena chance, trilha um caminho sem volta.
Cidade da Comunicação
Ao passar dos anos e acompanhando a modernização as emissoras de comunicação de Codó vão conquistando seu público, com seus mais diversificados programas, seja ele no rádio ou na TV. Como a bola da vez é mesmo a política, isso ninguém tem dúvida, os proprietários investiram muito em qualidade e profissionalismo para ganhar o topo da audiência. Nesse contexto está incluída a FC TV e FC FM, que o Blog teve o prazer de visitar, mas o melhor foi a grata surpresa de encontrar colegas do tempo de ouro das Rádio Eldorado e Mirante.

Sandro Vagner – Roberto (Ex-diretor da Rádio Mirante AM de Codó)
Fabrício (visitante) – Constantino (técnico da emissora) – Franck (visitante)
Amaral (filho do primeiro diretor da Rádio Eldorado, Amaro Cordeiro) – Sandro Vagner
Equipe de produção
Nas emissoras existem novos profissionais, que inovam na programação com ideias em formato popular, que fala a língua do povo, deixando todos à vontade para suas revindicações, e de certo modo é sempre um grande colaborador para o desenvolvimento de sua cidade. Foi exatamente o que fez o diretor da FC TV, Cícero de Sousa, responsável pela direção do Programa “Fala Codó”, que tem como apresentador o experiente Edmilson Filho, que é líder de audiência, sendo comprovado durante a realização de uma pesquisa estimulada feita pelo Instituto Exata, no período de 21 a 25 de fevereiro, e o resultado só comprovou o que a direção da emissora já previa, por isso, continua buscando cada vez mais agradar o público e aos parceiros (patrocinadores), que depositam a divulgação dos seus produtos em mãos responsáveis, como do Diretor de Comercial Cícero Filho, na certeza de um bom retorno.
Edmilson Filho – Sandro Vagner – Cícero de Sousa
Resultado da Pesquisa
O programa “Fala Codó” apresentado por Edmilson Filho ficou em primeiro lugar com 59%, seguido do programa “Balança Codó” com Walney Filho com 10%. Em terceiro lugar com 3% está “Cidade da Gente” apresentado por Jonas Filho. Em quarta e última colocação com apenas 2% apareceu o “Programa do Povo”, que tem como apresentador Veridiano Sousa. 
Nenhum deles 25%, e não sabe com 1%.

Edmilson Filho – Cícero de Sousa
Os nossos parabéns ao apresentador Edmilson Filho, à produção do programa e todos que fazem a direção da emissora. Por trás de tudo isso estão pessoas responsáveis por desenvolver uma comunicação direcionada aos problemas da comunidade, que encontra a forma mais simples de revindicar dias melhores para todos. 
Já dizia o velho Guerreiro Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”.

Chacrinha

Flávio Dino Muda o Comando da Educação e do Detran

Foto: Fotomontagem/ Editoria de arte O Estado
SÃO LUÍS – O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou ontem nova minirreforma no Governo do Estado. Ele mexeu peças na Secretaria de Estado da Educação, na Secretaria de Governo e no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão. Foi a segunda mudança na estrutura administrativa em menos de 60 dias.r
Na Secretaria de Educação, Dino substituiu a então secretária Áurea Prazeres, pelo secretário de Estado de Governo, Felipe Camarão. O Executivo não se explicou quais teriam sido as motivações para a queda de Prazeres.
Para o lugar de Camarão, o governador anunciou o então diretor-geral do Detran, Antônio Nunes. É ele, na prática, quem passa a fazer a interlocução entre os membros do primeiro escalão do Executivo.
E para o lugar de Nunes, Flávio Dino direcionou a conselheira estadual de trânsito, Larissa Abdalla.
No mês de janeiro Flávio Dino já havia promovido uma minirreforma administrativa e mudanças na estrutura do Governo. Na ocasião ele anunciou corte de gastos com contratos terceirizados e o custeio do orçamento para 2016.
Naquela oportunidade, o comunista oficializou a fusão das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, e a ascensão de Diego Galdino, até então adjunto da Cultura, ao posto de titular da nova pasta. A então secretária de Turismo, Delma Andrade, ficou como adjunta na nova estrutura.
Por meio de seu perfil em rede social, o comunista anunciou a ida de Felipe Camarão – até então secretário de Cultura -, para o comando da Secretaria de Governo, que foi criada por meio de decreto.
Ele também comunicou a fusão entre as secretarias de Agricultura e de Pesca, com Márcio Honaiser como secretário; e de Assuntos políticos e de Comunicação, que passou a ser comandada pelo presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry. Robson Paz, que era o titular da pasta, passou a atuar como adjunto de Marcio Jerry.
Naquela oportunidade Dino também havia afirmado que caberia a Felipe Camarão, a partir dali, cuidar do “monitoramento do sistema de metas governamentais”, atribuição que antes pertencia ao chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB). Como Camarão passa agora a comandar a Educação, esta função deve ser dada a Antônio Nunes.
Mais
Na primeira reforma administrativa do ano, Flávio Dino (PCdoB) conduziu o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB), para comandar a articulação entre o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa, depois de a base governista ter rejeitado Marcio Jerry (PCdoB). Apesar da mudança, Jerry continua se envolvendo em temas de interesse do Legislativo.
Mudança em pasta evidencia crise do Governo com o PDT
A mudança promovida por Flávio Dino (PCdoB) na Secretaria de Estado da Educação só fez deixar em maior evidência a crise entre o PDT e o Governo do Estado. O partido perdeu a pasta quatro dias depois de um pedetista, secretário municipal em Paço do Lumiar, ter apontado fracasso da agenda política de Dino no município.
Áurea Prazeres havia sido indicada pelo comando estadual do PDT em 2015, quando houve a formação do secretariado de Dino. A ex-secretária, contudo, entrou em divergências e rompeu com o deputado federal Weverton Rocha, presidente do PDT no Maranhão.
Ela passou a ser pressionada pelo comando da legenda e não conseguiu administrar a crise com o partido e a relação com o chefe do Executivo, e por isso pediu para deixar a Educação.
Como ela saiu do primeiro escalão do Governo, o PDT tinha como prerrogativa – levando-se em consideração um acordo político firmado entre Dino e a sigla entre outubro de 2014 e janeiro de 2015 -, indicar um novo nome para o lugar.
O comunista, contudo, trabalhou rápido e anunciou Felipe Camarão para o lugar da pedetista, não dando possibilidade ao partido de reocupar a pasta. A legenda perdeu espaços na administração comunista.
A crise já havia ampliado no fim de semana, quando o secretário de Agricultura de Paço do Lumiar, Rodrigo Costa (PDT), aliado do deputado federal Weverton Rocha (PDT), apontou fracasso da agenda política de Dino no município. Na ocasião, Dino lançou a pré-candidatura de Domingos Dutra (PCdoB) à Prefeitura de Paço.
A declaração do pedetista provocou forte repercussão na base governista, sobretudo entre o PCdoB e o PDT. Weverton trabalha pela reeleição de Josemar Sobreiro em Paço do Lumiar. Dino, contudo, já articula e fortalece a pré-candidatura de Dutra.
O resultado da disputa, que também se estende a São Luís e Imperatriz, resultou no enfraquecimento do PDT no Governo.

Fonte: oestadomaranhao/imirante.com.br