Serão apenas dois dias, hoje (08) e amanhã (09), mas o suficiente para conscientizar o público em geral sobre o respeito à Mulher. A programação teve início hoje (08), com uma alvorada e carreata pelas ruas de Pedreiras e Trizidela do Vale.
No Largo do bairro Goiabal, em Pedreiras, as ações voltadas exclusivamente para as mulheres, já estão à disposição em vários stands e outros locais, como por exemplo, as palestras e mini-cursos serão realizadas nas salas da Unidade de Ensino Oscar Galvão, também no Goiabal.
Em seu discurso, o prefeito de Pedreiras, Antônio França de Sousa, destacou a importância do evento, e ressaltou o apoio dado pelo Município, através da Secretaria da Mulher, que vem desenvolvendo um grande trabalho em defesa da mulher pedreirense, e também a participação das demais secretarias, que se empenharam ao máximo na realização da Ação.
A Juíza Larissa Tupinambá, titular da da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, idealizadora do projeto, avaliou de forma positiva a ação, que entrou para sua quarta edição, após passar pelos três Municípios parceiros; Pedreiras, Lima Campos e Trizidela do Vale.
“As mulheres só tem a ganhar com essa ação. E como sempre, o apoio dos prefeitos, de todos os servidores do judiciário e secretários municipais dos três Municípios, é muito importante. O mais importante, o que está sendo difundido; a proteção e o respeito à mulher, principalmente a mulher nordestina, a mulher brasileira, que vem sofrendo tanto com esses ataques.” Disse o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia.
A Juíza Larissa Tupinambá fez um levantamento das ações após percorrer os três Municípios e ter voltado à Pedreiras. “Voltamos pra sede, com a sensação de que a coisa só cresce. Os apoios se multiplicam por que o evento tem credibilidade e as mulheres tem um porto seguro onde elas podem se apoiar, com a certeza que elas não serão julgadas, mas sim, terão apoio e compreensão. O objetivo é esse, resgatar a cidadania, dignidade dessas mulheres, fortalecer e dar aos homens agressores o recado de que,haverá punição, mas que também é um caminho pra mudança. Por isso a gente tem um espaço reservado só pra palestras e mini-cursos”. Finalizou a magistrada.
Apresentações culturais abrilhantaram o evento, principalmente pelos artistas pedreirenses que são dignos de aplausos.
Diversas autoridades ou representantes participaram da abertura:
Larissa Rodrigues Tupinambá Castro – Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras e coordenadora da Ação; Desembargador Marcelino Chaves Everton (representando o Tribunal de Justiça do Maranhão); Antônio França de Sousa (Prefeito de Pedreiras); Bruno Curvina (Presidente da Câmara de Vereadores de Pedreiras); Marco Adriano Ramos Fonseca (Juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras e Diretor do Fórum); Laurinda Pinto (Assessora especial do Governo do Maranhão); Nayra Monteiro (Secretária estadual adjunta da Mulher); Viviane Fontenelle (Delegada titular do Departamento de Feminicídio do Maranhão); Coronel Augusta Andrade (Comandante da Patrulha Maria da Penha); Fabrício Mendonça Dias Carneiro (Defensor titular da 3ª defensoria); Vinícius Louro (Deputado Estadual); Ana Gabriela Everton (Juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras); Arthur Gustavo Azevedo do Nascimento (Titular do Juizado de Pedreiras); Gisa Mendonça (Juíza titular da 4ª Vara da Comarca de Pedreiras); Jorge Antônio Sales Leite (Juiz da Comarca de Bacabal); Igor Souza Marques (Defensor público); Silvana Prazeres (Delegada Civil da Mulher da Regional de Pedreiras); Major Ricardo Almeida (Comandante do 19º BPM de Pedreiras); Fred Maia (Prefeito de Trizidela do Vale); Jaílson Fausto Alves (Prefeito de Lima Campos); Eduardo Ferro (Presidente da Subseção seccional da OAB de Pedreiras); Bianca Vieira (Presidente da comissão da Mulher advogada); Capitão Machado (Comandante do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale); Aroldo Pulze (Gerente de operação da ENEVA) e Valdecir Sousa Santos (Supervisor regional do Grupo Mateus).
Veja a programação completa: