Manoel da Conceição Rodrigues, motorista, se envolveu ontem (26), em um acidente de trânsito no município de Trizidela do Vale. Ele foi preso em flagrante e está sendo acusado de ter ingerido bebida alcoólica.
Segundo ele, estaria indo ao encontro de um amigo, que mora no bairro Santo Antônio dos Oliveiras, e ao tentar se desviar de um buraco colidiu contra um casal que vinha numa motocicleta. O condutor da moto sofreu fratura exposta em uma das pernas.
Manoel estava dirigindo uma pick-up Savero. Ao Blog ele contou como aconteceu o acidente.
O acusado prestou depoimento na 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pedreiras.
Galinhas poedeiras criadas no interior de São Paulo
Cientistas etíopes descobriram que o cheiro de galinha repele eficazmente o mosquito que transmite a malária, abrindo o caminho para o desenvolvimento de novas ferramentas de prevenção desta doença endêmica, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (26) na revista médica “Malaria Journal”.
A equipe dirigida por Habte Tekie, professor de entomologia na Universidade de Adís Abeba, constatou durante seus trabalhos que o mosquito Anopheles arabiensis, vetor da malária, pica seres humanos e gado, mas se mantém longe das galinhas, que raramente são picadas.
A explicação são as exalações químicas “que fazem com que o mosquito da malária seja repelido pelo cheiro da galinha”, afirma Tekie, cujo estudo mostra que “a composição [química] da galinha tem um forte potencial de repulsão”.
Mosquito do gênero Anopheles; microrganismo da malária é transmitido pelas fêmeas do inseto
A hipótese dos cientistas é que o mosquito considera a galinha como um predador suscetível de comê-lo e procura evitá-la.
Os trabalhos realizados em três aldeias da região de Oromo, no oeste etíope, consistiram em pendurar jaulas com galinhas em algumas casas. Pela manhã, as armadilhas para mosquitos estavam vazias, ao contrário daquelas situadas nas casas onde não foram colocadas galinhas.
Para evitar dormir com galinhas penduradas em cima da cama, os cientistas etíopes repetiram a experiência com frascos que continham extrato de cheiro de galinha, e observaram o mesmo resultado.
A equipe etíope trabalha em colaboração com uma universidade sueca para desenvolver e testar a melhor essência sintética possível deste repelente.
A malária afeta quase 200 milhões de pessoas no mundo e provoca até 755 mil mortes por ano, principalmente na África, segundo estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Ministério Público Federal aguarda o recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Foto: Divulgação)
COELHO NETO – O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação penal pública contra o prefeito do município de Coelho Neto (MA), Soliney de Sousa e Silva, pela locação de quatro imóveis sem o devido procedimento licitatório. Cerca de R$ 128 mil foram utilizados do Programa Brasil Escolarizado do Ministério da Educação.
Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), que apurou as irregularidades, não houve pedido de dispensa para a locação de imóvel, formalidade prévia necessária para verificação da necessidade e da conveniência da contratação e disponibilidade dos recursos públicos. Os dados foram obtidos por meio de notas de empenho assinadas pelo prefeito.
De acordo com o procurador regional da República Ronaldo Albo, o procedimento de dispensa de licitação deve se pautar nas previsões da Lei nº 8.666/93 para a formalização das contratações diretas realizadas pela administração pública.
Em declaração, o prefeito se comprometeu a justificar as irregularidades, no entanto, não apresentou os documentos necessários, apesar de ofício encaminhado pela Polícia Federal.
O MPF aguarda o recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. Se condenado, o prefeito poderá cumprir pena de detenção de três a cinco anos mais o pagamento de multa. O prefeito também deve responder por crime de responsabilidade devido ao desvio de recursos em proveito próprio ou alheio.
Lixão de Pedreiras. Cena que se repete todos os dias
Ninguém sabe como surgem as queimadas que são registradas todas as tardes no lixão de Pedreiras. Uns, dizem que o fogo é causado pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos. Outros, que o fogo é colocado por pessoas que moram nas proximidades das montanhas de lixo. Mas, será que esses habitantes teriam a coragem de provocar tamanho absurdo, que pode causar danos à saúde dos próprios, como por exemplo, problemas respiratórios?
Além da fumaça tóxica, que é vista de vários pontos de Pedreiras, e está deixando os moradores do bairro do engenho revoltados, no lixão existem outros problemas associados: moscas, urubus e ratos que convivem junto com catadores de resíduos sólidos, que foram abandonados pelas autoridades, e os projetos mirabolantes, simplesmente nunca saíram do papel.
Sem nenhum critério técnico, todos os dias são depositadas toneladas e mais toneladas de lixo, talvez, essa seria uma revolta dos moradores ao entorno do lixão, que tentam a todo custo diminuir a desordenação no local.
São vários os efeitos da fumaça sobre as pessoas, principalmente quando vem de um lixão:
Diminuição da visibilidade.
Lacrimejamento e irritações dos olhos.
Aceleração da respiração e das batidas do coração.
Intoxicação e asfixia.
Vômitos e tosse.
Morte.
Até quando os moradores do Engenho e boa parte dos bairros adjacentes irão conviver com essa tormenta?
O blog recebeu umas fotos, que segundo informações são de uma caçamba que pertence ao secretário de saúde de Pedreiras, Paulo Rogério.
O autor das fotos disse que três oficiais de justiça vieram da cidade de Caxias, buscar o veiculo, só não soube informar os motivos da apreensão da caçamba.
O blog entrou em contato com o secretário, mas não teve retorno. Estamos à disposição para os esclarecimentos do secretário.
Confira a AGENDA de consultas do Hospital Dr. Walber Rodrigues da Cruz para amanhã!
Cuide da sua saúde em um só lugar! Rua Abílio Monteiro, 1539. (99) 3642-1679.
O principal objetivo da plenária, segundo a Gestora Regional de Saúde de Pedreiras, Valdete Cruz, é eleger delegados para a Plenária Regional, trabalho esse que vem sendo feito durante uma sequência de encontros municipais, daí, os delegados eleitos na Plenária Municipal, podem concorrer a escolha para representar o seu conselho na regional, e consequentemente nas Plenárias Estadual e Nacional.
Valdete Cruz – Gestora Regional de Saúde de Pedreiras
Esses delegados fortalecem as representações populares, visando o controle social de forma mais efetiva. Para a Gestora Valdete Cruz, tudo isso é uma valorização dos órgãos estaduais, nacionais e municipais, que oportuna a participação representativa dentro sistema único de saúde (SUS).
Participaram da Plenária Regional, o Secretário Municipal de Saúde de Pedreiras, Paulo Rogério, conselheiros municipais de vários municípios, a Gestora Regional de Saúde de Pedreiras, Valdete Cruz, e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Américo Araújo.
A programação dessa terça-feira (26), está repleta de várias atividades. São palestras, atendimento nutricional, odontológico, fisioterapia, pilates, oftalmológico, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e outras atenções voltadas especialmente às mulheres que estão sendo atendidas na praça do bairro Goiabal, em Pedreiras.
Uma novidade para quem está sendo atendida hoje (26), cada paciente recebe uma senha para participar do sorteio de vários brindes que serão distribuídos ao longo do show dos artistas de Pedreiras, que será realizado logo mais à noite.
Drª Marília Vasconcelos – Delegada da Mulher (palestra sobre o estupro)Atendimento Nutricional
Entre as atrações, estão: Banda Barba de Noé, Dilza Siqueira, Neto K Vacos, Kayo Felipe, Ricardo Kamicase, Francildo Carlos, João Carlos, Zequinha Ribeiro e Banda, e o grupo de capoeira Filhos do Congo.
O local já está preparado para receber o público e todos os convidados, que vão prestigiar esse grande encontro com o melhor da nossa música.
O Santuário São Benedito, através da Pastoral da Saúde vai realizar um ato solidário de promoção da vida e dignidade humana, junto às famílias e trabalhadores que vivem no entorno do “Lixão” de Pedreiras, no dia 29 de Julho, sexta-feira às 8h. Sua participação é muito importante. Seja solidário e não fique de ato de amor ao próximo.
COMO AJUDAR?
Participe das atividades no dia da ação: consulta médica, consulta de enfermagem, exames laboratoriais, salão de beleza, preparo de alimentos, e visita social.
Doe e recolha roupas, alimentos, brinquedos, cosméticos ou produtos de higiene pessoal.
Ajude na organização e planejamento das ações.
Na quinta-feira (28), visita de preparação no local.
Residências próximas ao lixão de Pedreiras (Foto: CNEC)
Os realizadores do evento estão precisando de doações. Procure o Santuário de São Benedito, e ajude.
Integrantes da quadrilha foram presos na última sexta (22). (Foto: Divulgação/Seic)
SÃO LUÍS – Na última sexta-feira (22), a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e a Delegacia Fazendária (Defaz), prendeu, em flagrante delito, quatro integrantes de uma associação criminosa que invadia contas do WhatsApp para extorquir pessoas. A quadrilha foi apresentada na sede da Seic nesta segunda-feira (25).
Foram presos: Wanderson Sousa Soeiro, 25 anos, que é funcionário da operadora Vivo; Robert Wagner Silva Serra, 31 anos, o qual recebia, de Wanderson, dados das contas de usuários de todo o Brasil para fazer o golpe; Paulo Heitor Campos Pinheiro, 30 anos, e Randerson dos Santos Castro, 25 anos, conhecido como “Beiço”. Ambos forneciam as contas bancárias para que o dinheiro fosse depositado. Além das prisões, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 em posse de Paulo Heitor.
Arma apreendida. (Foto: Divulgação/Seic)
Segundo a Seic, o funcionário da Vivo habilitava os números de pessoas para que os bandidos invadissem suas contas no aplicativo. Com a conta do WhatsApp, a quadrilha pedia dinheiro emprestado, por meio dos grupos e contatos das pessoas. Os valores eram depositados em contas de terceiros.
Ainda de acordo com a polícia, o grupo criminoso ia a um banco 24 horas sacar o dinheiro e, quando já tinha chegado ao limite de saque, se dirigia aos postos de gasolina e passava o cartão em débito dando uma porcentagem ao frentista, sem, contudo, realizar o abastecimento.
Nota à Imprensa
A Vivo informa que está prestando todas as informações solicitadas pelas autoridades competentes em relação ao caso do funcionário terceirizado de uma revenda da empresa mencionado pela reportagem.