Dois Homicídios em Menos de 24h em Pedreiras

IMG-20160829-WA0163
Edinaldo Alves – Vítima (Foto: WhatsApp)

Domingo (28), um jovem foi assassinado com várias facadas, quando o mesmo estava participando de uma festa de reggae, no bairro Matadouro. A vítima é Edinaldo Alves de Lima.

IMG-20160829-WA0157
Luís Alves – Acusado (Foto: Polícia Civil – Pedreiras)

O acusado é Luís Alves do Nascimento, 20 anos de idade, que foi preso e teria confessado participação no crime. A Polícia Civil está ouvindo algumas pessoas, e ainda não tem mais detalhes sobre o homicídio.

Hoje (29), por volta das 11h, mais um homem foi assassinado no bairro Vila das Palmeiras, em Pedreiras.

IMG-20160829-WA0192
Vítima de homicídio na Vila das Palmeiras (Foto: WhatsApp)

As informações que chegaram até à nossa redação, um homem, conhecido como Magno Lima, teria sido alvejado por disparos de arma de fogo, foi levado ao hospital geral, mas não resistiu aos ferimentos.

Estamos aguardando mais detalhes sobre o crime.

Transmissão ao Vivo no Blog da Sessão no Senado com a Presença da Presidente Dilma Rousseff

CrBq-8wWcAAcjyS
Presidente Dilma chegando ao Senado para depoimento.

A presidente Dilma Rousseff já está no Senado, onde apresenta aos senadores, nesta segunda (29), sua defesa pessoalmente durante sessão do processo de impeachment.

Entre os convidados de Dilma está o compositor Chico Buarque, que já está na galeria da Casa.

Após cerca de 12 horas de sessão neste sábado (27), o Senado encerrou o terceiro dia de julgamento do processo de impeachment da petista. A votação final deve ocorrer na quarta-feira (31), nove meses após o ex-presidente da Câmara e hoje deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ter acolhido o pedido de afastamento da petista.

Dilma está afastada há quase quatro meses, desde que o Senado aceitou o processo e Michel Temer assumiu interinamente a Presidência. Ele diz já ter os 54 votos mínimos necessários para ser confirmado no cargo.

A petista é acusada de editar, em 2015, decretos de créditos suplementares sem aval do Congresso e de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas “pedaladas fiscais”.

Campanha do 22 em Lima Campos Começa com Adesivagem de Veículos

page
(Fotos: SYndey Silva)
Foi dada a largada… O primeiro ato da COLIGAÇÃO “O PROGRESSO CONTINUA” foi ADESIVAR! E muitos se fizeram presentes com seus automóveis e motocicletas para adesivagem, os mesmos com a credencial que já é uma marca histórica na política Limacampense.
É 22! Os Limacampenses estão abraçando cada vez mais a continuação do progresso.
Fonte: Equipe de coordenação do Prefeito Jaílson Fausto.

Governador Entrega Cras, Creas, 7 km de Asfalto e Anuncia Reforma do Socorrão em Presidente Dutra

Foto-7-Handson-Chagas_inauguração-centro-de-referências-de-assitência-social-1024x629
O Governandor Flávio Dino acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista realizaram a entrega do CRAS e do CREAS em Presidente Dutra. Foto: Handson Chagas/Secap

O governador Flávio Dino esteve em Presidente Dutra no último sábado (27) para inaugurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na ocasião, ele também entregou 7 km de pavimentação de ruas e avenidas por meio do programa ‘Mais Asfalto’ e anunciou a reforma do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra, o Socorrão.

As inaugurações dos equipamentos de assistência social estão inseridas na política de ampliação dos Cras e Creas em todo o estado. Até o momento, 42 já foram inaugurados e objetivo é a entrega de cerca de 100 até o final do ano. “É uma rede importante para que nós tenhamos mais direitos no Maranhão. E nós estamos com isso dando cumprimento às nossas metas atinentes a essas várias carências historicamente acumuladas”, destacou o governador.

Além de ser a ‘porta de entrada’ para os programas sociais do Governo do Estado, como Mais Bolsa Família e Pronatec, o Cras e o Creas de Presidente Dutra receberam investimentos de cerca de R$ 1 milhão e contam com uma equipe especializada, entre assistentes sociais e psicólogos que realizam atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência ou que cometeram ato infracional, vítimas de trabalho infantil e famílias nas mais distintas vulnerabilidades sociais.

Foto-9-Handson-Chagas_inauguração-centro-de-referências-de-assitência-social-300x184
O Governandor Flávio Dino acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista realizaram a entrega do CRAS e do CREAS em Presidente Dutra. Foto: Handson Chagas/Secap

Dando ênfase a ação do Governo do Estado nos últimos dois meses, quando se iniciou a maratona de entrega dos Cras e Creas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista ressaltou a importância dos equipamentos sociais para dar acesso não só aos programas sociais, mas para educação, para a saúde e outras áreas. “O Governo prioriza quem está em maior vulnerabilidade social e, por isso, está trabalhando dia após dia para expandir essa rede completa de atendimento aos maranhenses”, avaliou.

Dona Maria do Amparo, de 65 anos, era só alegria durante a inauguração do Cras, que fica localizado no bairro Santa Maria. Após agradecer pessoalmente o governador pelo novo espaço, ela disse que agora as atividades oferecidas no local melhorarão com a nova estrutura. “Participo de grupo de idosos. Eu faço atividade física, crochê e pintura. Adoro as atividades que nos disponibilizam. Não perco nada”, disse a aposentada.

Mais Asfalto e reforma do Socorrão

A visita do governador Flávio Dino a Presidente Dutra marcou também a entrega de 7 km de pavimentação asfáltica que foi realizada em vários bairros da cidade. “A gente sempre esclarece que o ‘Mais Asfalto’ é um apoio aos municípios. E aí a gente faz uma ajuda a cada município. Aqui ajudamos com 7 km e vamos continuar a ajudar. É apenas a primeira etapa”, explicou.

Flávio Dino falou também sobre a reforma do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra, o Socorrão, que teve início esta semana. Com o investimento de mais de R$ 2 milhões a reforma tem previsão de conclusão em seis meses e possibilitará mais qualidade e dignidade no atendimento executado à população da regional.

Foto-6-Handson-Chagas_Mais-Asfalto-em-Presidente-Dutra-1024x641
O Governador Flávio Dino também entregou 7 km de pavimentação de ruas e avenidas por meio do programa ‘Mais Asfalto’ no município. Foto: Handson Chagas

“Começamos a reforma do Socorrão, que é um sonho, não só da cidade de Presidente Dutra, mas de toda a região. É um hospital que presta enormes serviços à Região Central do Maranhão. Infelizmente ele estava há alguns anos sem reforma. A requalificação vai deixar o Socorrão absolutamente novo, com equipamentos modernos, apto, portanto, a por outras décadas prestar esse grande serviço”, completou o governador.

Fonte: Governo do Estado

CAEMA Reduz em 48% o Abastecimento de Água em Pedreiras

IMG-20160510-WA0039
Bomba C-3 (Foto: Arquivo do Blog)

Segundo o gerente da CEMA, Roberval, a redução da distribuição de água, que chega a 48%, foi em consequência da pane no motor elétrico de 125 CV da bomba C-3, que queimou na madrugada do sábado (27). Imediatamente foi tomada as providências para substituir o motor danificado, mas com a diferença de eixo foi preciso confeccionar um acoplamento na oficina de torneiro mecânico,  com isso, o funcionamento da bomba C-3, está previsto para voltar a funcionar normalmente nesta segunda-feira (29), até ao meio dia.

Com a parada da C-3, tem-se uma redução de 48% da produção do sistema, prejudicando o abastecimento de várias áreas de Pedreiras e Trizidela do Vale. Peço desculpas à população e reafirmo que até ao meio-dia de segunda-feira o bombeamento estará normalizado“, concluiu Roberval, gerente regional da CAEMA de Pedreiras.

II Cavalgada Do Festejo de São Bartolomeu Foi Realizada Ontem em Trizidela do Vale

sao-bartolomeuA comunidade do Gavião Real, em Trizidela do Vale, vai realizou ontem (27), a II cavalgada, que saiu do povoado Jiquiri até o local da festividade.

No ano passado, foi grande a movimentação sobre o evento, que atraiu um grande número de cavaleiros, amazonas e mulambeiros. De Trizidela do Vale, os participantes agradeceram por mais uma realização, que contou com o apoio da Prefeitura local e da Paróquia de Santo Antônio de Pádua.

O festejo em honra a São Bartolomeu teve início dia 20, encerrando-se hoje (28). O tema deste ano é: “Com São Bartolomeu, Uma Comunidade Que Vive a Misericórdia”.

A programação final conta com um bingo, celebração e a procissão solene, que sairá da Escola, às 18h, até a Igreja da comunidade do Gavião.

Conforme Pesquisa, Edivaldo Holanda Caminha Para Ganhar no Primeiro Turno

Pesquisa realizada pelo instituto DataM entre os dias 25 a 27 deste, ouvindo 1.000 pessoas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior se aproxima para liquidar a eleição no primeiro turno. De acordo com os números levantados, ele teria 42,5% dos votos válidos, contra 25,0% dados para Eliziane Gama e 18,2% para Wellington do Curso. Veja o cenário abaixo dos votos válidos:
Pesquisa-VOTOS-VALIDOS-DataM

Em outro cenário da pesquisa estimulada, o atual prefeito tem 14% de vantagens em relação ao segundo colocado, conforme o gráfico abaixo:

pesquisa1

Já no cenário da pesquisa espontânea, Edivaldo Holanda aparece com  21,7%, seguido de Eliziane com 7% e Wellington com 6,1%.

A pesquisa DataM foi contratada pelo Sinduscom e TV Difusora, e registrada no dia 22 de agosto, sob o protocolo MA-02635/2016. . O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é 3,1% para mais ou para menos.

Fonte: Blog do Luís Cardoso

Governador Destaca Parceria Com Empreendedores Durante Inauguração da Nova Sede da Fecomércio

14088474_10202461815782526_852466156682201031_nO governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, participaram da inauguração da nova sede da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), ontem (26). Localizado na Avenida dos Holandeses, o local reúne, também, as administrações regionais do Sesc e do Senac no estado.

A solenidade de inauguração da nova sede da Fecomércio marcou o aniversário de 63 anos de atuação na representação do empresariado maranhense. O Edifício “Francisco Guimarães e Souza”, um prédio com 11 andares, vai oferecer uma moderna infraestrutura para atender aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Maranhão.

Para o governador Flávio Dino, políticas públicas e empreendedorismo se complementam e se conceituam, de modo que um não pode ter êxito sem o outro. Ele ressaltou que a presença do Governo do Maranhão na solenidade representa os relevantes, imprescindíveis e insubstituíveis trabalhos que estão a cargo do sistema Fecomércio/Senac/Sesc.

“São importantes ações que vão desde a justa representação dos anseios de classe, até os trabalhos educacionais de formação, capacitações profissionais, os trabalhos sociais que são aqui desenvolvidos”, destacou.

Flávio Dino realçou que para que qualquer Governo obtenha êxito nas tarefas de propiciar igualdade de oportunidades e acesso a serviços públicos é preciso que a economia cresça cada vez mais. “E, para que isto ocorra, é preciso que haja o concurso decisivo dos empreendedores privados”, enfatizou.

O governador finalizou seu discurso homenageando os 63 anos da Fecomércio e sublinhando que, em tempos de crise financeira, é necessário o esforço conjunto de todas as instituições. “Nosso Governo, hoje, conduz quase 800 obras públicas, em todos os setores. Somente neste mês de agosto nós completaremos 72 obras inauguradas. Desde escolas, hospitais, instalações sanitárias, Centros de Referência de Assistência Social, unidades do Viva Cidadão. De modo que nós mantemos o ritmo necessário a que haja essa fé em dias melhores para o Maranhão”, completou.

O presidente em exercício da Fecomércio, Marcelino Ramos Araújo, classificou como histórico o momento vivido pela Federação nos seus 63 anos com a inauguração da nova sede e agradeceu a participação do governador Flávio Dino. “Isso quer dizer que a Federação do Comércio tem uma grande importância para o estado”, frisou.

De acordo com Simplício Araújo, o Governo do Maranhão tem feito um grande esforço conjuntamente com o segmento empresarial para impulsionar a economia do estado. “Essa sede hoje inaugurada é importantíssima para esse fim, porque aqui se realizarão as reuniões, debates e congregação de esforços para desenvolvimento do estado do Maranhão”, salientou o secretário.

Fonte: SEINC

Homem Foi Encontrado Morto com Uma Faca no Pescoço em Joselândia

download

O corpo de Gilvan Gomes Costa, que morava no povoado “Barragem”, que fica a 12 km da cidade de Joselândia, foi encontrado na residência dele. Segundo informações de policiais militares, ele foi assassinado com uma arma branca, que estava cravada no pescoço da vítima.

A equipe que encontrou o corpo sobre muito sangue, é formada pelo Sargento Alonso, Soldado Nonato, e Soldado PM, Fredson. Além do registro desse homicídio, um homem também foi conduzido pelos PMs, por agressão física contra a companheira (Maria da Penha), e foi autuado em flagrante.

Segundo o Sargento Alonso, o relatório dos dois casos serão encaminhados ao 19º Batalhão de Polícia Militar de Pedreiras.

Imagens fortes.

Continue reading

Homenagens e Premiações Encerram a IV Semana de Valorização da Magistratura

IMG-20160827-WA0134
(Foto: instagram)

Uma manhã de palestras, homenagens, premiações de juízes e estudantes de escolas públicas do Maranhão e palavras de conscientização contra a corrupção. Assim foi o encerramento da Semana de Valorização da Magistratura, promovida pela AMMA, na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Fórum de São Luís. Durante a solenidade, a Associação dos Magistrados premiou os juízes que participaram do mutirão de combate aos crimes de improbidade administrativa e estudantes das escolas públicas vencedoras do concurso literário em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, sobre o tema “Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?”.

Presentes, o presidente da AMMA e coordenador da Justiça Estadual da AMB, juiz Gervásio Santos; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha; a corregedora-geral da Justiça, Anildes Cruz; o diretor das Escola da Magistratura (Esmam), desembargador Jamil Gedeon; desembargador Froz Sobrinho, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que representou o governador Flávio Dino, o diretor do Fórum de São Luís, juiz Joaquim Bomfim, magistrados estaduais, membros do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União (AGU), professores e estudantes.

Abrindo os trabalhos, Gervásio Santos destacou a importância da homenagem prestada pela AMMA aos juízes que atuam com muita seriedade no combate à corrupção no Maranhão, “Temos aqui a honra de homenagear colegas magistrados conscientes da sua responsabilidade de julgar com celeridade todos os processos de crimes de improbidade, prática esta tão nociva à sociedade”.

Gervásio afirmou que “o combate à corrupção é um ato do cidadão, seja ele quem for, e o que a AMMA fez hoje é um passo fundamental para marcar esse momento em que vivenciamos crise ética no nosso país”.
Ele explicou que o mutirão de combate à improbidade foi organizado por juízes de várias comarcas, que perceberam a necessidade de enfrentar o problema por meio de um trabalho sistematizado e organizado. “O resultado do mutirão foi extremamente positivo, por isso, nós da AMMA, resolvemos reconhecer publicamente a ação que foi desenvolvida por esses dedicados e combativos magistrados”, contou.
Outro ponto do discurso de Gervásio foi o convênio celebrado entre a AMMA e a Secretaria de Educação para a realização do concurso de produção literária nas escolas públicas do Maranhão, como parte das ações da Semana de Valorização da Magistratura. ” O objetivo da Associação dos Magistrados foi estimular os estudantes da rede pública estadual para debater o tema corrupção, pois entendemos que o êxito da ação de combate à corrupção não depende apenas das autoridades e do Judiciário, depende também do cidadão.

“Nós queremos que os alunos, desde cedo, tenham a percepção de que são responsáveis pelo combate à corrupção e pela construção de um país melhor e mais transparente”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, parabenizou os magistrados e os estudantes pelas ações realizadas ao longo da Semana de Valorização e no combate à corrupção. Com foco nos estudantes presentes ao evento, o desembargador falou sobre as atividades dos juízes e também sobre pequenos atos de corrupção no dia a dia que devem ser eliminados.

A desembargadora Anildes Cruz elogiou o trabalho dos juízes e agradeceu o empenho de todos que participaram do mutirão de combate à corrupção, um evento que teve a iniciativa dos próprios juízes e foi abraçado pelas instituições como o Judiciário maranhense.

HOMENAGEM JUÍZES 

Como parte da solenidade. a AMMA prestou homenagem especial aos 54 juízes que participaram do mutirão de julgamento dos processos de improbidade administrativa, realizado em março deste ano, em São Luís e em várias comarcas do estado. Todos foram chamados nominalmente a subir ao palco do auditório do Fórum para receber medalha entregues pelos membros da Corte do TJMA e da diretoria da Associação dos Magistrados.  Clique aqui para ver os nomes dos homenageados.

No decorrer do evento houve a apresentação do Grupo de Artes Maria Aragão (GAMAR) com a participação de criança que encenaram a peça “É só uma besteirinha”, abordando pequenos casos de corrupção cometidos diariamente. O grupo é coordenado por Wilson Chagas.

Em seguida, o juiz Douglas de Melo Martins ministrou palestra com o tema “O combate à corrupção: Somos Todos Juízes nessa luta”, com ênfase na corrupção e o desenvolvimento humano. Já a advogada e auditora da Controladoria Geral do Município de São Luís, Elaine Jinkings, chamou atenção para as pequenas corrupções do dia a dia. Os trabalhos foram presididos por Holidice Barros, diretor Acadêmico da AMMA e coordenador da Semana.

PREMIAÇÃO

No encerramento da solenidade a AMMA e a Secretaria de Educação premiaram os vencedores do concurso de produção literária que contou com a participação de estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais. Foram premiados estudantes em quatro categorias (cordel um, cordel dois, crônica e artigo de opinião). O estudante que ficou em primeiro lugar recebeu um smartphone, o professor um Notebook e a escola vencedora um Computador Desktop. Ao todo foram 12 premiados. Clique aqui e veja quem são os vencedores do concurso literário.

PARCERIA 

O secretário Felipe Camarão encerrou a solenidade assinando um edital da Seduc e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, do Concurso Escolas Sustentáveis que tem por objetivo  estimular e divulgar ações e projetos que favoreçam a transformação do ambiente escolar visando à sustentabilidade socioambiental.

As inscrições serão realizadas de 01 de setembro a 31 de agosto de 2016, por meio do envio dos formulários de inscrição, que devem ser preenchidos pelos participantes e enviados para o e-mail concursoescolasustentá[email protected].

Fonte: AMMA