É sempre bom parar um pouco, pensar e perguntar ao mesmo tempo: onde estão meus amigos que há tempo não os vejo? Talvez tenha sido em busca dessa resposta que centenas de amigos pedreirenses realizaram um grande encontro que terminou numa mega festa no Hotel San Pedro, sexta-feira (15) à noite.
Os organizadores desse maravilhoso encontro pensaram em tudo, e para o bem de todos, o reencontro foi mais que folhear uma página do passado; a alegria transbordou, os velhos papos foram colocados em dia, e até mesmo os amores do passado tiveram seus momentos de nostalgia, acredito que sim!
Show “da Golada Pro Brasil”
Para consagrar de vez esse momento que ficará marcado para sempre na vida dessas pessoas, foi realizado um show com os artistas da terra, e o tom da noite foi uma homenagem justa aos cantores e compositores pedreirenses João do Vale e Di Ouro, com a apresentação do eternizado e incomparável Show da Golada Pro Brasil. Todos que estavam presentes caíram na festa e se divertiram pra valer.
Se o reencontro foi bom, as lembranças serão as melhores!
O VOO DO CARCARÁ está sendo ensaiada pelo Teatro Raízes
O TEATRO RAÍZES, projeto social do BOI RAÍZES DO MARANHÃO que ensina teatro na região dos Cocais, já está preparando um novo projeto para apresentá-lo no Estado.
Vai se chamar ‘ O VOO DO CARCARÁ’, uma peça teatral dedicada a contar a vida de um dos maiores artistas maranhenses de todos os tempos, o pedreirense JOÃO DO VALE.
-Uma história de vida sob a direção do professor Renan Ferreira, a mesma, segundo o grupo, tem lançamento marcado para o final de outubro- explicou a presidente do Raízes do Maranhão
O Teatro Raízes já desenvolveu também a peça MONÓLOGO DAS MÃOS, sucesso de público por onde passou.
Também está em andamento o projeto RESGATANDO O BUMBA MEU BOI NA REGIÃO DOS COCAIS que já pôs em atividade o boi Brilho da Lua em Timbiras (sotaque de Zabumba) e o boi Encanto, na cidade de Coroatá.
Suspeitos de roubo de carga foram presos. Foto: Divulgação/Polícia Civil.
BARRA DO CORDA – Seis suspeitos de roubo de carga foram presos na madrugada deste domingo (17), em Barra do Corda. A operação realizada pela Superintendência de Investigações Criminais (Seic) e pela 15ºª Delegacia Regional de Barra do Corda (DRBC) cumpriu mandados de busca e apreensão.
A identidade dos suspeitos, conduzidos por meio de prisão preventiva, não foi informada. A operação foi iniciada na noite de sexta-feira (15) e encerrada nessa madrugada. O grupo preso é, apenas, parte da quadrilha que agia na região.
Carga roubada foi apreendida pela polícia. Foto: Divulgação/Polícia Civil.
Ainda foram apreendidas armas, e foi recuperada a última carga roubada, com produtos alimentícios e de limpeza.
Dr. Flávio Braga – Analista Judiciário do TRE/MA (Foto: Sandro Vagner)
Convenções partidárias: as convenções para a escolha dos candidatos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. Importante inovação legislativa é que a ata da convenção, digitada e assinada em duas vias, deve ser encaminhada ao juízo eleitoral, em 24 horas após a convenção, para publicação e arquivamento no cartório, a fim de integrar os autos do processo principal de registro de candidaturas.
Registro de candidatos: os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até às 19h do dia 15 de agosto.
Idade mínima para candidatura: a idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em dezoito anos (para vereador), hipótese em que será aferida no dia 15 de agosto, último dia para a apresentação dos pedidos de registro no cartório eleitoral.
Quantidade de candidatos por partido ou coligação: cada partido político ou coligação poderá requerer o registro de candidatos para a câmara municipal até 150% do número de lugares a preencher (nova redação do art. 10, da Lei nº 9.504/97). Cumpre ressalvar que nos municípios de até 100.000 eleitores cada coligação poderá registrar candidatos no total de até 200% do número de lugares a preencher na câmara municipal.
Substituição de candidatos: tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes da data do pleito, exceto no caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo.
Propaganda eleitoral: a campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.
Comício e sonorização: a partir do 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Também os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.
Propaganda eleitoral na internet: a partir de 16 de agosto começará o prazo para a propaganda eleitoral na internet, sendo vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Não há falar em propaganda eleitoral realizada por meio do twitter, uma vez que essa rede social não leva ao conhecimento geral as manifestações nela divulgadas.
Flávio Braga, autor do texto, é Pós-Graduado em Direito Eleitoral, Professor da Escola Judiciária Eleitoral e Analista Judiciário do TRE/MA.
O perigo está por todos os lados. Cada dia mais acidentes acontecem em nossas estradas, e como forma de protesto os moradores abrem valas, que acabam complicando mais a situação.
O leitor Naerson, registrou esse acidente que teria acontecido entre os municípios de Paraibano e Pastos Bons, próximo ao povoado Orozimbo, no final da BR – 135. Os veículos envolvidos foram; um HB – 20, branca, que bateu de frente com uma caminhão vermelho. A condutora do veículo identificada como Herimelte Pacheco Silva, teria batido dentro de um buraco, perdeu o controle e não teve como evitar a colisão.
Segundo informações o veículo menor tinha placa do Estado do Ceará. A motorista morreu na hora, e o passageiro, o filho dela ficou em estado grave. Herimelte estava se deslocado de Fortaleza para Pastos Bons, a negócio. O caminhão teria sido abastecido com abacaxis, em São Domingos do Maranhão, e a carga estava sendo transportada para João Pessoa, na Paraíba.
Revoltados, os moradores abriram mais buracos na estrada e a interditaram tocando fogo em galhos; A polícia rodoviária esteve negociado com os moradores a liberação da estrada, onde foi exigida a presença do DENIT, para resolver a situação. Apenas ambulância podia seguir viagem.
A estrada foi liberada na sexta-feira (15), por volta das 15:30h.
Josival Cavalcante da Silva, “Pacovan”, teve a prisão decretada ontem (15), pelo Juiz Dr. Jorge Leite, da comarca de Bacabal. O empresário está sendo processado por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e desvios de recursos públicos. Pacovan, ainda é suspeito de chefiar um esquema de agiotagem em algumas prefeituras do Maranhão.
Dr. Jorge Antônio Sales Leite – Juiz (Foto: arquivo pessoal)
Em conversa via rede social, WhatsApp, com o juiz Dr. Jorge Antônio Sales Leite, que decretou a prisão do empresário, ele relatou ao Blog os motivos da decisão. Segundo o magistrado, chegaram informações através da SEMED, que Pacovan estaria descumprindo com as regras do uso da tornozeleira eletrônica, que já somaria um total de 269 (duzentos e sessenta e nove) desobediências.
Dr. Jorge Leite, lembrou que já havia indeferido todos os pedidos de liberdade desde o início do processo, mas o Tribunal de Justiça o colocou em liberdade vigiada, usando a tornozeleira eletrônica. Perguntado sobre recurso, Dr. Jorge Leite disse que Pacovan deve impetrar pedido de habeas corpus junto ao TJ.
Pedido de Prisão contra “Imperador”
Eduardo Costa “Imperador” (Foto: internet)
Na mesma decisão, segundo o juiz Dr. Jorge Leite, foi decreta também a prisão do empresário Eduardo Costa Barros, o Eduardo DP, conhecido como “Imperador”, por descumprimento da cautelar de não comparecimento mensal à justiça. Eduardo DP, é acusado por crime de agiotagem em algumas prefeituras, incluindo a de Dom Pedro.
SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO – A Promotoria de Justiça da Comarca de São Luís Gonzaga do Maranhão propôs, na última quarta-feira (13), Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, contra o Estado do Maranhão, solicitando o aumento do efetivo policial no referido município. A manifestação foi formulada pela promotora de Justiça Cristiane dos Santos Donatini.
A ACP pede também o fornecimento de novos e adequados equipamentos de segurança e armamento aos policiais militares, uma viatura e uma motocicleta, bem como o combustível para o funcionamento dos veículos.
Requer, ainda, a reestruturação física do prédio do destacamento da Polícia Militar, incluindo os móveis necessários e o fornecimento regular de alimentação aos agentes da Polícia Militar.
Consta nos autos que o relatório de vistoria realizado pela Associação dos Policiais Militares do Médio Mearim, encaminhado ao Ministério Público do Maranhão, constatou a precária estrutura física e de pessoal do destacamento da PM de São Luís Gonzaga do Maranhão.
Cedido pela prefeitura, o prédio que abriga o grupamento encontra-se com paredes deterioradas, portas e janelas sucateadas e banheiro insalubre. Os móveis também estão danificados e os alimentos são armazenados em condições inadequadas.
Igualmente foi verificado que a alimentação servida aos policiais é custeada e fornecida pela administração municipal, assim como o combustível usado nas viaturas e motocicletas.
Foi apontado ainda que no município trabalham somente três policiais por turno, para cuidar da segurança de uma população de 18.607 habitantes.
Assaltos
A promotora de Justiça Cristiane Donatini ressaltou que o contingente policial reduzido facilita a ocorrência de ações criminosas. Matérias divulgadas recentemente na imprensa noticiaram roubos e assaltos a agências bancárias, casas lotéricas e estabelecimentos comerciais da cidade.
O MP-MA pediu ao comando do 15º Batalhão da Polícia Militar de Bacabal, responsável pelo destacamento da PM de São Luís Gonzaga, para que providenciasse o aumento do contingente e o fornecimento de equipamentos de segurança, além da disponibilização de outra viatura, mas a resposta foi negativa. Outros pedidos também não obtiveram sucesso.
V feira da agricultura familiar na Praça Corrêa de Araújo, em Pedreiras – MA
Produtos bem mais em conta, com preços populares. Do peixe ao artesanato, tem de tudo um pouco. O movimento realizado pela quinta vez, que lotou a Praça Corrêa de Araújo, é organizado pela Secretaria de Agricultura Abastecimento e Pesca de Pedreiras, que teve a primeira feira no dia 18 de dezembro de 2015, segundo informou o Secretário de Agricultura, Leônidas Castro.
Leônidas Castro (Sec. de Agricultura), Ribamar Macedo e Maiane (servidores da secretaria)
“Pra nós é muito importante, por que nós estamos gerando emprego e renda pra os nossos agricultores e agricultoras familiares do município de Pedreiras. Iniciamos o projeto com 40 agricultores, hoje estamos com 130 agricultores familiares, participantes efetivamente da feira em nossa cidade”, disse Leônidas Castro, Secretário de Agricultura de Pedreiras.
A parceria acontece da seguinte forma: todos os agricultores interessados são cadastrados e passam por uma seleção. A Secretaria de Agricultura conta com a parceria do governo municipal.
Segundo o Secretário Leônidas Castro, a próxima Feira da Agricultura Familiar em Pedreiras, deverá acontecer no máximo em 30 dias, mas já existe uma ideia dos organizadores em realizá-la duas vezes ao mês.
Drª. Larissa Rodrigues Tupinambá Castro – Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras – MA (Foto: Sandro Vagner)
O evento tem como principal objetivo conscientizar as mulheres a cerca de seus direitos. Hoje (15), a Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, Drª. Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, concedeu entrevista ao Blog sobre o evento que acontecerá na Praça do Goiabal, nos dias 25, 26 e 27 de julho.
Blog de Olho em Tudo – Como surgiu essa ideia da 3ª vara realizar esse mega evento em Pedreiras?
Drª Larissa Tupinambá – Na verdade, a gente tem percebido que a questão da violência de gênero, aqui, tem tomado uma proporção alarmante, e por mais que a gente tenha uma preocupação de priorizar esse tipo de processo, centrar e focar na missão, não tem sido suficiente, então, a gente começa perceber que talvez o combate a essa realidade, passe também pra um olhar social, por uma ação social que conscientize os homens e resgate a auto estima dessas mulheres. E, pensando nesta situação, nós começamos a movimentar; a trazer a expedição de documento, trazer os exames médicos, a questão da mamografia, do preventivo, organizar a sociedade civil em prol dessa ação, nesse olhar pra mostrar pra mulher que ela não está sozinha e nem desamparada, que tem condições sim, de reagir.
Blog de Olho em Tudo – Como está o apoio para esta ação?
Drª Larissa Tupinambá – Nós procuramos as secretarias de Estado, a secretaria de Estado da Mulher, conseguimos o deslocamento da carreta. Ela já vem com palestras, mamografia, preventivo, prevenção de DST, HIV, medição de pressão arterial e de glicemia. Conseguimos também, através do VIVA, o deslocamento dos equipamentos e servidores pra emissão de documentos: RG, certidão de antecedente e CPF. Conseguimos ainda o caminhão da Cultura, por que a gente acha que é importante, também, trazer uma programação de entretenimento e lazer.
Blog de Olho em Tudo – Essa ação não é só em Pedreiras?
Drª Larissa Tupinambá – Depois que as comarcas conseguiram se mobilizar, surgiu a ideia de que a semana fosse estadual, então passou a ser uma semana estadual de Valorização da Mulher, de 20 a 27/07. Teremos uma programa de 21 a 24/07, na capital, com a visita a penitenciária, pra ver os direitos das mulheres encarceradas, com seminários com nomes que tem destaque no cenário nacional, como a secretária geral de assuntos relativos a raça da mulher, que é a Desembargadora aposentada Luislinda, a Hermínia, que foi a juíza criadora do Botão do Pânico, vamos ter panfletagem nos shoppings da capital, caminhada e 25 a 27, concentramos nas comarcas.
Blog de Olho em Tudo – As encarceradas de Pedreiras terão a oportunidade de participarem desse projeto?
Drª. Larissa Tupinambá – Nós não temos mulheres presas aqui na nossa unidade prisional, todas as mulheres detentas aqui de Pedreiras, estão na capital e serão assistidas no núcleo da defensoria, no dia 21.
Blog de Olho em Tudo – Em nível de município, como é que está o apoio?
Drª. Larissa Tupinambá – O apoio veio através das secretarias municipais, da Mulher, Cultura, de Administração de Pedreiras e de Trizidela do Vale, da sociedade civil e do empresariado. O que a gente quer fazer é uma programação bem diversificada. Na segunda-feira (25), a gente já começa com uma alvorada, conseguimos o apoio do Grupo Falcões do Asfalto, que são os motoqueiros, com bandeiraço vão sair pelas ruas. Teremos: atendimentos, palestras, roda de conversa, aulões de aeróbica, alongamento e conseguimos uma parceria muito forte com a FAESF, que está deslocando profissionais da área de nutrição e fisioterapia. Nós vamos oferecer pilates, orientação nutricional com reaproveitamento de alimentos; conseguimos os profissionais de enfermagem, e atendimento médico especializado. A gente teve uma preocupação e envolvemos todos os artistas da região, tanto de Pedreiras, quanto de Trizidela do Vale, por que todos esses dias, de 25 a 27/07, nós teremos noites culturais com show de calouros, show de talentos, apresentação de poesias, pois conseguimos envolver as escolas do município, os alunos apresentaram poesias envolvendo a temática, teremos repentistas e bandas; será bem interessante.
Blog de Olho em Tudo – como será a abertura?
Drª Larissa Tupinambá – No dia 25, nós vamos ter a abertura, nós resolvemos fazer na Praça do Goiabal, primeiro foi um sorteio, foi decidido de forma democrática entre Pedreiras e Trizidela do Vale. Como a gente pretende que o evento fique no calendário de Pedreiras, provavelmente no próximo ano será em Trizidela. E nessa abertura, que a gente vai fazer na escola Oscar Galvão, por que precisamos de um espaço fechado, com sonorização e com ventilação. Teremos a presença da desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ângela Salazar, que a presidente de coordenação do núcleo de combate à violência, e nós fomos agraciados com a surpresa de que ela vai lançar o projeto “Pela Paz Familiar”, aqui em Pedreiras, a princípio seria em são Luís, mas será lançado aqui, que consiste numa semana de 15 a 19/08, aí, já ligado pra parte processual; julgamentos de mulheres envolvendo mulheres como vítima, inclusive homicídios e feminicídios.
O instrumento é uma das medidas do Comitê de Combate ao Caixa 2 nas Eleições de 2016. – Divulgação
RIO DE JANEIRO – Eleitores poderão denunciar compra de votos, suspeitas de caixa 2 e outras irregularidades eleitorais por meio de um aplicativo de celular. O instrumento é uma das medidas do Comitê de Combate ao Caixa 2 nas Eleições de 2016, lançado nesta quinta-feira (14) na Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Rio de Janeiro (OAB-RJ) para ajudar o cidadão a acompanhar mais ativamente o processo eleitoral e a legalidade dos recursos e gastos de cada candidato.
Na última terça-feira (12), o Conselho Federal da OAB lançou o aplicativo em âmbito nacional. O aplicativo Contra o Caixa 2 pode ser baixado gratuitamente para telefones com sistemas operacionais Android ou IOS, podendo funcionar em smartphones, tablets e computadores.
Desenvolvido pela empresa do vice-presidente da OAB-Montes Claro, Hebert Alcântara, o aplicativo possibilita colher e armazenas provas documentais e encaminhá-las à ouvidoria da OAB, que a partir dos dados fornecidos, vai analisar as provas e decidir sobre o oferecimento ou não de denúncia.
“Toda seção tem um comitê físico de recebimento de denúncia. Este comitê recebe as denúncias, faz a análise e a triagem e, caso julgue procedente, encaminha as denúncias para os órgãos competentes para dar prosseguimento a elas”, disse Alcântara.
Segundo ele, como muitas pessoas têm dificuldade de chegar pessoalmente aos comitês da OAB ou têm medo de fazer as denúncias temendo represálias, o aplicativo oferece a alternativa de que as denúncias sejam feitas de forma anônima.
“Além de garantir o anonimato, o aplicativo facilita e aproxima o cidadão dos órgãos envolvidos com a lisura do processo eleitoral, sendo uma ponte entre ele e a OAB.”
A empresa de Alcântara está desenvolvendo um aplicativo nos mesmos moldes para fiscalizar a fraudes na atividade pública em geral, como desvio de recursos, abuso de poder, superfaturamento e outras irregularidades.
Na internet, a OAB Nacional vai manter o hotsite www.contraocaixa2.oab.org.br que também servirá Regionais Eleitorais. A mobilização em torno do tema nas redes de canal para o recebimento de denúncias, que serão encaminhadas aos Tribunais sociais será feita pela via da #contraocaixa2.
O presidente da Comissão Contra o Caixa 2 nas Campanhas Eleitorais, da OAB-SP, Luciano Caparroz Pereira dos Santos, destaca o papel do eleitor no combate à prática. “Os Tribunais Regionais Eleitorais vão apresentar, na internet, os limites de gastos e o acompanhamento das doações recebidas por cada candidato. O cidadão poderá confrontar esses dados com a realidade da campanha nas ruas e constatar possíveis indícios de caixa 2, que merecerão apuração da Justiça Eleitoral”, explica Santos.
O caixa 2 em campanha é punível com a cassação do registro da candidatura, via legislação eleitoral, pelo uso indevido ou abuso de poder econômico, conforme art. 237 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). Porém, a prática não é crime o que motiva campanha da Ordem para a inclusão do caixa 2 eleitoral no Código Penal Brasileiro.
Caixa 2
No Rio de Janeiro, a ação contra irregularidades eleitorais conta com o apoio das 63 unidades regionais da OAB no Estado. O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, Antônio Jayme Boente, além de outras autoridades da Justiça Eleitoral, do Ministério Público e da Procuradoria-Geral da República participaram do lançamento nesta quinta-feira.
“A iniciativa cria, a partir da utilização do aplicativo, e a partição do MP e do TRE, uma grande rede na advocacia possibilitando um processo mais eficaz de acompanhamento do processo eleitoral para que as regras sejam efetivamente respeitadas e o Brasil não tenha que passar pelo que está passando hoje” disse Santa Cruz.
Segundo o presidente da OAB-RJ, a campanha também busca conscientizar a população sobre condutas irregulares no processo eleitoral. “A OAB obteve, no ano passado, importante vitória no STF [Supremo Tribunal Federal] ao proibir o financiamento de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais. Agora, o objetivo é ampliar a vigilância cívica e orientar todos nós, da sociedade civil, sobre o valor do voto.”
Santa Cruz disse também que coibir o caixa 2 é necessário para reduzir a “influência do dinheiro” nas eleições. “Basicamente, o dinheiro é que desequilibra uma eleição. Se um candidato tem milhões e o outro não, eles não estão competindo em igualdades de condições. E um dinheiro declarado tem regras. Pode até ser que um candidato tenha mais recursos que o outro, porque representa um grupo maior da sociedade, agora é preciso que isto esteja declarado, dentro da prestação de contas e que seja fiscalizado pela sociedade”, analisou.
“O caixa 2 nada mais é que o dinheiro ilegal que abastece campanhas em troca de favores mais á frente. Nós pretendemos, com esta iniciativa, fiscalizar tudo que seja destoante. É preciso afirmar para a sociedade que um modelo eleitoral feito de forma descuidada ou ilegal vai desembocar em uma política com mais corrupção”, completou o advogado.