Preso Um Dos Assaltantes Mais Procurados em Pedreiras e Região

IMG-20160905-WA0958
Francisco Marcelo da Conceição Cruz “Marcelo Xereta” (Foto: Força Tática)

Operação realizada na tarde desta segunda-feira (05) pela Força Tática, Delegados e Investigadores da Polícia Civil, resultou na prisão de Francisco Marcelo da Conceição Cruz, “Marcelo Xereta”, que estava por trás da SP Pneus.

Xereta, estava sendo procurado desde a prática de um assalto a mão armada, no dia 03 de maio, ao Mercantil 2 Irmãos, na boiada, em Pedreiras.

IMG-20160905-WA0957
Francisco Marcelo da Conceição Cruz “Marcelo Xereta” (Foto: Força Tática)

Por diversas vezes ele fugiu da polícia, mas hoje (05), não teve como escapar. Marcelo Xereta está sendo ouvido neste momento pelo Delegado Regional Dr. Lucas Smith, que irá repassar mais informações sobre a prisão, a qualquer instante.

IMG-20160905-WA0953
Revólver calibre 38, municiado que estava em poder do preso (Foto: Força Tática)

Como Usar Serviços de Banco Durante Greve dos Bancários

grevebancariosOs bancários iniciam greve nacional a partir desta terça-feira (6). A categoria reivindica reajuste salarial de 5% além de reposição da inflação no período (9,57%). Os bancos oferecem reajuste de 6,5% sobre o salário e benefícios —como vale-alimentação e auxílio-creche—, além de abono no valor de R$ 3.000.

De acordo com a Contraf (confederação que representa trabalhadores do ramo financeiro), a paralisação foi aprovada em assembleias de cerca de 140 sindicatos e federações pelo país realizadas na última semana.

A última greve nacional dos bancários aconteceu em outubro de 2015 e durou 21 dias. A categoria conseguiu um reajuste de 10%, com aumento real de 0,11%.

Mas enquanto trabalhadores e bancos seguem na campanha salarial, as contas continuam vencendo.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) afirma que, como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, no caso do atraso do pagamento. “Mas, diante dessa situação, o Idec recomenda que consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência antes mesmo da data de vencimento da conta”, diz a entidade em nota.

Veja como utilizar os serviços bancários enquanto as agências estiverem fechadas:

1 – Pagar contas

O cliente do banco pode utilizar internet banking e aplicativos para celular do banco para efetuar o pagamento. Para isso, confira se as senhas os aplicativos estão funcionando antes de greve começar. Os caixas eletrônicos e correspondentes bancários, como agências lotéricas, Correios e até alguns supermercados também recebem pagamentos de contas

2 – Transferências de dinheiro

É possível fazer por internet banking, celular, caixa eletrônico e atendimento por telefone.

Atenção: os valores das transferências podem ser limitados por esses canais, dependendo do seu perfil de renda e padrão de gastos. Se existe a previsão de uma transferência nos próximos dias, cadastre os dados dela antes da paralisação dos bancários

3 – Investimentos e resgates

Também podem ser feitos por internet, aplicativo, caixa eletrônico e central de atendimento por telefone. Seja qual for o canal de atendimento, lembre-se de pesquisar o rendimento oferecido e as taxas cobradas para aplicar ou resgatar o dinheiro aplicado

4 – Empréstimos e financiamentos

Os bancos também oferecem crédito pessoal em condições pré-aprovadas nas plataformas de atendimento eletrônico. Lembre-se, no entanto, que as taxas nessas modalidades costumam ser altas e devem ser usadas apenas em emergências.

Para quem precisa renegociar dívidas, os grandes bancos oferecem plataformas de renegociação sem atendimento ou então permitem o envio de propostas pela internet.

A documentação para financiamento imobiliário é entregue na agência. Esse tipo de crédito tende a ficar suspenso durante a greve.

Fonte: Folha de São Paulo

Último Dia de Inscrição Para o Concurso Público de Capinzal do Norte – MA

concurso-001_0Estão abertas as inscrições para a Prefeitura de Capinzal do Norte, distante 279km de São Luís, no Maranhão. O concurso visa preencher 311 vagas, sendo 153 imediatas e 158 para cadastro de reserva, distribuídas por todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 900 a R$8 mil para carga horária de 40 horas semanais, exceto para o cargo de Psiquiatra/Especialista em Saúde Mental, com 30 horas. O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo dobrar. O regime de contratação será o estatutário.

As oportunidades são para as seguintes funções: agente administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Social, auxiliar de gabinete odontológico, auxiliar de laboratório, bioquímico, cozinheiro, digitador, enfermeiro, fisioterapeuta, gestor de saúde pública, maqueiro, médico cirurgião, médico clinico Geral, médico veterinário, motorista (D), nutricionista, operador de sistema SUS, psicólogo, psiquiatra/especialista em Saúde Mental, recepcionista, vigia, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional e zelador.

As inscrições serão realizadas no site da organizadora do concurso, o Instituto Gabriel Excelência, até o dia 5 de setembro. Na ocasião, é preciso preencher o formulário online, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento nos valores de R$44 (fundamental), R$61,60 (médio) e R$96,80 (superior). Não haverá isenção da taxa de inscrição.Os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

O exame será no dia 25 de setembro, no horário de 8h as 11h30, em locais a serem divulgados. Já os candidatos a cargos de nível superior farão prova de títulos, de caráter classificatório apenas. Sendo assim, o candidato deve enviar curriculum vitae simplificado com os documentos requeridos, através de cópias autenticadas em cartório, via Sedex ou AR – Aviso de Recebimento para o endereço abaixo.Serviço:

Inscrições: www.gabrielexcelencia.net.br
Documentos: Gabriel e Gabriel LTDA (instituto Gabriel Excelência) Avenida José dos Santos e Silva, 1769, Centro, Sala 102, Edifício Talismã, Teresina, Piauí, CEP 64001-300.

 

Delegado Regional De Pedreiras Fez Um Balanço Das Ocorrências Do Fim de Semana

IMG_2205
Dr. Lucas Smith – Delegado Regional de Pedreiras (Foto: Sandro Vagner)

O delegado Regional de Pedreiras, Dr. Lucas Smith, começou destacando as ocorrências, falando do feminicídio, que teve como vítima a senhora Patrícia Sousa Almeida, 32 anos de idade. O acusado, conhecido como Marcelo do Espetinho, desferiu sete (07) facadas contra a companheira, quando ela chegava para trabalhar no centro de Pedreiras, sábado (03). Marcelo, durante seu depoimento, segundo o delegado, teve um desentendimento com a vítima, e teria perdido a cabeça, sacou uma faca e aplicou sete facadas contra Patrícia, que morreu no local. Marcelo ainda retornou à casa onde morava com Patrícia, com outra roupa, banhado, e de posse de outra faca na cintura, e teria perguntado o que teria acontecido, foi quando populares já sabendo do acontecido, tentaram linchá-lo, mas a polícia militar chegou e o conduziu para a delegacia.

IMG-20160903-WA0571
Marcelo do Espeto (Foto: PC)

Marcelo é acusado de outro crime e responde por uma tentativa de homicídio em 2014.

Falta de energia

IMG_2208
Veículo envolvido na colisão contra um poste (Foto: Sandro Vagner)

Sobre a falta de energia, ontem (04) em Pedreiras, Dr. Lucas Smith informou que a causa foi uma colisão envolvendo uma Montana, que era conduzida por uma pessoa até agora não identificada. No interior do carro foram encontras garrafas de cerveja. O motorista, após quebrar o poste, fugiu deixando a chave no contato. A polícia foi até o local e conduziu o veículo para o pátio da delegacia, onde encontra-se apreendido. O condutor do veículo ainda não havia se apresentado.

Embriaguez ao volante

Outro caso envolvendo embriaguez ao volante aconteceu em Lima Campos, um condutor de uma motocicleta colidiu contra outra que estava parada. Ele foi autuado em flagrante, mas conforme a previsão legal, foi estabelecido a fiança, e após o pagamento, segundo o delegado, vai responder o processo em liberdade.

Linchamento

page
Vinícius da Silva dos Santos e Daniel de Sousa Garcês – Vítimas (Fotos: WhatsApp)

Quanto ao linchamento de dois jovens na zona rural de São Luíz Gonzaga, Dr. Lucas Smith disse que a cidade não faz parte da 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pedreiras, e sim, de Bacabal. Lamentou o acontecido, classificado por ele como um crime bárbaro contra os jovens.

Dinart Nunes É o Candidato a Vice-prefeito na Chapa de Priscila Louro

IMG-20160905-WA0108
Prefeito Totonho Chicote, Dinart Nunes e Raimundo Louro (Foto: Waltervi Passos)

Após 48h, de muitas discussões, finalmente saiu o nome do candidato a vice-prefeito de Pedreiras, do grupo Totonho Chicote e Raimundo Louro. Dinart Nunes, foi escolhido por unanimidade e consenso, para compor a chapa com a candidata a Prefeita, Priscila Louro, pelo partido 22 (PR) Partido da República

Três nomes foram colocados à disposição do grupo; Vereadora Cláudia Alencar, Vereador Robson Rios, e do empresário e ex-vereador Dinart Nunes.

Acreditava-se que Robson Rios seria o nome escolhido, por ser aliado do Prefeito Totonho Chicote, a quem tanto o defendeu na Câmara de Vereadores, principalmente quando o administrador foi cassado, e não colocou o processo de CPI, à frente. Essa decisão deixou em maus lençóis o vereador, que foi bastante criticado por boa parte do parlamento, e pela própria população.

Nada como um dia atrás do outro, e uma noite bem no meio.

Três Cidades do Maranhão Têm Mais Eleitores do que Moradores

1460579379-850392381
Levantamento aponta que 352 cidades do Brasil têm mais eleitores do que moradores.

SÃO LUÍS – Levantamento feito pela Folha de São Paulo, com cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a estimativa populacional divulgada nesta semana pelo IBGE, mostra que 352 cidades do Brasil têm mais eleitores do que moradores. Dentre estas, segundo o jornal, três são do Maranhão: Junco do Maranhão (3.330 moradores / 4.370 eleitores), Porto Rico do Maranhão (5.847 moradores / 6.584 eleitores) e São Raimundo do Doca Bezerra (5.082 moradores / 5.186 eleitores). A maioria dos munícipios encontrados nesta situação estão em Minas Gerais e Piauí.

O cruzamento destes dados mostra que em Junco do Maranhão existe uma soma de 32,23% a mais de títulos eleitorais do que moradores. Já em Porto Rico, esse percentual fica em 12,60% e em São Raimundo do Doca a diferença é de 2,05%.

A publicação afirma que isso geralmente ocorre em cidades pequenas do interior. Dessas 352 cidades, 296 têm menos de 5 mil habitantes. Uma a cada quatro está em Minas Gerais; somando-se as de Goiás e Piauí, chega-se quase à metade delas.

No município de Severiano Melo (RN), por exemplo, o número de eleitores seria mais do que o dobro do de pessoas residentes. A “terra do caju”, no oeste potiguar, teria 7,4 mil eleitores contra 3,5 mil moradores. Nada menos do que 111% a mais. Borá (SP), a menor cidade do Brasil, tem 45% de eleitores a mais do que seus 838 moradores.

No entanto, a reportagem lembra que essa situação não necessariamente significa que haja problemas de fraude. Mesmo assim o normal é que, pela lógica, o eleitorado de um município deve ser sempre menor do que sua população, dado que os menores de 16 anos não têm direito a voto. Pelas pirâmides etárias do Brasil, pouco menos de 15% da população ainda não tem idade para votar.

Fonte: imirante.com.br

Santo Antônio dos Sardinhas Recebeu a Caravana do 22

page
Visita da caravana do 22 ao Povoado Santo Antônio dos Sardinhas, Lima Campos (Fotos: Sydney Silva)

Foi dada a largada… A comitiva do 22 esteve visitando neste dia 02/09 o Povoado Santo Antonio dos Sardinhas para uma reunião diferenciada. O candidato a Prefeito Jailson Fausto Alves, o candidato a vice-prefeito Estevinho e alguns dos candidatos à vereadores que fazem parte da coligação “O PROGRESSO CONTINUA”, dialogaram com a população do respectivo povoado de uma forma bem familiar, ou seja, de porta em porta, visitando casa por casa e ouvindo mais uma vez os anceios daquela comunidade quilombola.

Vale ressaltar, que este trabalho é uma continuação de tudo o que o Povoado Santo Antonio dos Sardinhas já tem conquistado através do compromisso da atual administração que já desenvolve um trabalho de referência naquele local. prova disto, é a receptividade de todos os moradores que receberam a todos e ainda solicitaram uma reunião formal com os moradores naquela mesma noite. E que surpresa: A comunidade ouviu a todos, mas exigiu… Queremos também ser ouvidos! E este foi o diferencial deste acontecimento. Uma troca de ideias, de experiencias e de compromissos futuros para com cada um daquelas famílias incluindo os adultos e jovens.

Confira as imagens que denotam toda a receptividade, coerência e sensatez de toda a comunidade do Povoado Santo Antonio dos Sardinhas, que, junto com o futuro prefeito Jailson, querem continuar a escrever uma história progressista em nossa cidade amada.

Por: Assessoria do candidato Jaílson Fausto

Parte do Centro de Pedreiras Está às Escuras

IMG-20160904-WA1191

Um acidente envolvendo um carro que colidiu contra um poste deixou parte da cidade de Pedreiras às escuras.

Segundo informações o acidente foi nas proximidades do supermercado Saturnino. Praça do Jardim, Seringal e alguns bairros estão sofrendo as consequências.

IMG-20160904-WA1174

A CEMAR já eatá providenciando a retomada da energia.

Fotos: Raira e Zé Rodrigues

Morreu em Pedreiras o Professor Pereira, Ex-Jogador do Botafogo/RJ

IMG-20160904-WA1054
Antônio Pereira “Bicho” (Foto: Álbum de família)

Homem simples, alegre, descontraído, amado por todos, e fez história como um grande jogador de futebol. Antônio Pereira, Professor Pereira, Pereirão ou “Bicho” eram suas inúmeras identidades, e fazia questão de atender por qualquer que fosse. “Bicho”, um linguajar de carioca, que deve ter adotado quando jogou no Botafogo do Rio de Janeiro, também denomina aos amigos com o mesmo jargão. Todas as bondades desse grande homem jamais serão esquecidas, principalmente pelos pedreirenses que lhe adotaram como filho.

page
Professor Pereira recebendo homenagem no dia do Educador Físico (Fotos: Álbum de Família)

Professor de educação física, e na ocasião no dia desse profissional (01.09.2015) foi reconhecidamente e homenageado por Educadores Físicos e proprietários da Academia “Alternative Sport” que adotaram seu exemplo, nessa atividade. Como reconhecimento foi contemplado com um quadro e uma frase que sempre gostava de usar “Pioneiro e Eterno Educador”.

O conheci ainda quando eu morava na cidade de Codó, na década de 80. Na oportunidade Professor Pereira era técnico de futebol, e treinava o América Futebol Clube, de propriedade dos irmãos Antônio Joaquim Araújo (saudoso) e Leonel Araújo. Dessa amizade lembro-me, que viajávamos sobre uma caçamba de Codó até o km – 17, onde o time do “Mecão” realizava seus treinamentos. Durante o pequeno trajeto, aquele sorriso que muitos não vão esquecer, enchia todos os jornalistas e jogadores com suas histórias, que ele fazia questão de contá-las, principalmente sobre sua trajetória como jogador de futebol, quando atuava pelo Botafogo e no Guadalajara do México, chegando ser reconhecido internacionalmente como “O Creoulo Internacioal”. Se formos contar outras histórias daria para escrever um livro, e acho que ele merece, para não cair no esquecimento como grandes vultos de nossa história.

Título de Cidadão Pedreirense concedido pelo ex-presidente da Câmara de Vereador, de autoria do médico e ex-vereador Dr. Allan Roberto (Foto: Álbum de Família)
Título de Cidadão Pedreirense concedido pela Câmara de Vereadores, de autoria da professora e ex-vereadora Iraci Melo (Foto: Álbum de Família)

Hoje (04) de setembro de 2016, aos 80 anos, três dias depois do dia do educador físico, o ‘Bicho” ex-lateral esquerdo do Botafogo e do Vasco, nos deu adeus ou um até breve. Mas suas inesquecíveis e boas recordações jamais serão esquecidas pelos familiares, amigos, alunos, jogadores e por todos que tiveram essa oportunidade de um dia ter pelo menos um minuto de “prosa” com um homem tão feliz, que até mesmo nos seus momentos mais difíceis soube lidar com simpatia para tentar cobrir o sofrimento que o Alzheimer lhe trouxe, mas foi Deus que o chamou, e quem deve está sorrindo nesse momento é Mané Garricha, os dois ainda terão muitas histórias para relembrar.

“Bicho”… sem palavras!

Por Sandro Vagner

Dois Suspeitos de Assalto Foram Espancados Até a Morte na Zona Rural de São Luís Gonzaga MA

page
Vinícius da Silva dos Santos e Daniel de Sousa Garcês – Vítimas (Fotos: WhatsApp)

Marcos Vinícius da Silva dos Santos e Daniel de Sousa Garcês teriam se envolvidos num assalto, sexta-feira (02) no povoado Tingidor, zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão. Os dois abordaram um homem numa moto Bros/150, que estava indo buscar o pai numa partida de futebol. A vítima correu para dentro do mato e se escondeu por trás de uma mangueira, após serem disparados três tiros de revólver contra ele.

Segundo depoimento da vítima, os assaltantes estavam numa moto FAN 150 cor preta, placa PSC 1626 – Trizidela do Vale, mas após consulta da polícia ficou constatado que a placa era de uma moto Pop 100, que foi abandonada pelos suspeitos no local do assalto.

Após o crime, algumas pessoas saíram em perseguição aos suspeitos que foram capturados, amarados e espancados até a morte. Ontem (03) por volta das 07h, o corpo de Daniel foi encontrado nas proximidades da fazenda “Belo Jardim” no povoado Tingidor, e o corpo de Marcos Vinícius estava próximo a uma ponte de madeira no povoado Santa Emília.

Os dois foram reconhecidos por familiares no hospital de São Luís Gonzaga do Maranhão. A Polícia Civil já começou a ouvir algumas pessoas, mas ninguém foi preso ou assumiu a autoria dos linchamentos.

Daniel era morador do bairro Matadouro em Pedreiras. Marcos Vinícius residia no bairro do Diogo, também em Pedreiras. Apesar dos dois serem envolvidos em assaltos, os familiares estão revoltados pela forma como foi feita justiça pelas próprias mãos.

A repórter Ilze Terezinha de Mello Moreira, de Joivinle/SC, escreveu um artigo sobre essa polêmica. Num trecho ela questionou o seguinte sobre “justiça com as próprias mãos”.

Quando que, agredir até a morte alguém é fazer justiça. Nunca foi e nunca será pois se continuarmos agindo assim, perdemos a razão humana, perdemos o amor, perdemos a oportunidade de sermos semelhantes a Deus“.

Qual sua opinião?