Ontem (06) a Polícia Civil, por meio do 1º DP de Pereiras, cumpriu mandado de busca e apreensão domiciliar em uma residência na Rua São Joaquim, Trizidela do Vale. Na oportunidade o morador não se encontrava, porém foi encontrada uma mochila cheia de ferramentas, produto de furto ocorrido em uma oficina, também em Trizidela do Vale. Um dos autores já está identificado, e todo material será repassado a Delegacia de Trizidela do Vale para prosseguimento nas investigações.
Alertamos ainda que todos aqueles que concorrem para o crime respondem na medida de sua participação.
Quem eventualmente empresta uma moto para a prática de um roubo, também responde por roubo , com pena de 04 a quinze anos de prisão.
Quem compra um celular roubado ou outro produto de crime, responde por receptação, com penas que variam de um a oito anos de prisão.
NÃO COMPREM PRODUTOS DE CRIME. NÃO SEJA PARCEIRO DO CRIME.
Professora Francisca das Chagas, Samuel Barreto (escritor), Darlan Pereira (escritor), Francisca Evangelista (poetiza) e Manuelzinho (escritor)
O evento foi realizado ontem (06), pelos acadêmicos de Letras, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Pedreiras. No conteúdo; sabatina de poemas, crônicas e músicas dos escritores pedreirenses, que prestigiaram a iniciativa. Participaram os escritores Darlan Pereira, Samuel Barreto, Manuelsinho, a poetisa Fátima Evangelista e a cantora e compositora Dilza Siqueira. Cada um teve como análise crítica, uma obra de sua autoria. Foram sabatinados pelos acadêmicos de letras, e se saíram muito bem, deixando todos satisfeitos com as explanações.
O Iº Encontro Encontro com o Escritor, foi orientação pela professora Elane Plácido, que fortaleceu o enriquecimento de conhecimentos na disciplina de Crítica Literária.
Para realização do evento os acadêmicos contaram com apoio de alguns colaboradores; D3 Produções, Dinart, João da Eletrônica e Breno Cordeiro.
Um coquetel foi servido a todos, como forma de agradecimento pela belíssima noite de enriquecimento profundo na cultura de Pedreiras.
Justiça aceita denúncia contra Roseana Sarney e Ricardo Murad (Foto: Biaman Prado / O Estado)
A Justiça do Maranhão aceitou uma denúncia do Ministério Público do Maranhão (MPMA) contra a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad (PMDB) e outras 14 pessoas. Eles são acusados de fraudar licitações e superfaturar obras de 64 hospitais de baixa complexidade construídos no Maranhão para financiar a campanha eleitoral de 2010.
Segundo o promotor de Justiça Lindonjonson Gonçalves de Souza, o estado do Maranhão abriu uma licitação dividida em seis lotes para escolher as construtoras que seriam responsáveis pelas obras dos hospitais.
Na metade do processo, a comissão de licitação da Secretaria da Saúde teria julgado a licitação deserta, e convidou três outras construtoras, o que caracterizaria Fraude de Licitações prevista no Art. 90 da Lei 8666/93. O valor destinado a esta segunda etapa do processo foi de R$ 57 milhões.
O MPMA também disse que as empresas foram contratadas sem a apresentação de um projeto base que deveria conter, entre outras informações, uma estimativa de custos e uma análise geológica do solo. No ano seguinte, houve uma aditivação nos contratos que injetou aproximadamente mais R$ 5 milhões em cada hospital.
O promotor argumentou ainda que algumas das construtoras fizeram doações equivalentes a 5% do valor da licitação para a campanha de Roseana Sarney no pleito de 2010, totalizando aproximadamente R$ 1,9 milhões.
O ex-secretário Ricardo Murad é acusado de participar do esquema uma vez que tinha responsabilidade solidária sobre as decisões do governo referentes à área da saúde devido ao cargo que ocupava.
Em nota, a ex-governadora Roseana Sarney disse que nunca foi ouvida sobre a questão e que a denúncia é genérica, sem nenhum fato específico imputado contra ela. Apenas a coautoria pelo fato de ser governadora à época.
Roseana Sarney disse ainda que sempre agiu dentro da lei e em nenhum momento autorizou despesas ou interferiu administrativamente no caso que está sendo investigado. A ex-governadora encerrou a nota dizendo que esta é uma ação movida por quem sempre atuou com métodos de perseguição política contra ela.
“O fato da ação ter sido provocada por políticos que sempre fizeram oposição a mim me dá a certeza de que se trata de mais uma perseguição, mas isso não me intimidará. Não tenho medo e irei me defender de mais uma injustiça”, disse a ex-governadora.
Já o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad não comentou a decisão porque está de licença médica e ainda se recupera de uma cirurgia cardíaca.
Dilma durante cerimônia programa Minha Casa, Minha Vida, no Palácio do Planalto
A comissão especial do Senado aprovou nesta sexta-feira (6) o relatório a favor do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Foram 15 votos a favor e cinco contrários ao parecer do relator, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que aponta a existência de elementos suficientes para a petista ser afastada e julgada por crime de responsabilidade. O presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), não votou sob a alegação de que, pelo regimento, só deveria se manifestar em caso de empate.
O resultado era previsível diante da minoria governista de apenas cinco membros no colegiado. Durante os trabalhos, autores da denúncia e a defesa de Dilma foram ouvidos, além de especialistas a favor ou contra o impeachment.
A votação foi eletrônica, mas antes os líderes puderam se posicionar. “O impeachment é um remédio amargo para punir o mau governante com seu afastamento”, afirmou o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), pela oposição.
A petista Gleisi Hoffmann (PR) rebateu: os que votam a favor, segundo ela, são “golpistas da Constituição”. Discurso seguido pelo líder do governo, Humberto Costa (PT-PE). “Não há crime cometido pela presidente. O relator teve que se armar de uma lupa, fazer contorcionismo jurídico”, afirmou.
A presidente Dilma é acusada de editar, em 2015, decretos de créditos suplementares sem aval do Congresso e de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas “pedaladas fiscais”.
Agora, o caso vai ao plenário do Senado na próxima quarta (11). São necessários os votos da maioria dos presentes na sessão para que o relatório seja aprovado e Dilma afastada por até 180 dias. Até agora, 51 dos 81 senadores já se manifestaram a favor da abertura do processo, conforme levantamento da Folha.
Confirmado o resultado em plenário, o próximo passo é o processo contra Dilma. Nesta etapa, exige-se o mínimo de 54 votos para afastá-la definitivamente do cargo – até agora, 41 declararam voto neste sentido.
Em nome da bancada do PMDB, partido do vice Michel Temer, o senador Waldemir Moka (MS) defendeu o parecer de Anastasia na comissão especial. “Não nos cabe outra alternativa a não ser votar pela abertura do processo”, disse.
Como nos demais dias de comissão, deputados favoráveis ao afastamento da presidente apareceram para assistir aos trabalhos. A abertura do processo foi aprovada na Câmara, no dia 17 de abril, com 367 votos.
Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) e Marcos Rogério (DEM-RO) estiveram no colegiado e gravaram vídeos. Um dos principais articuladores do impeachment, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que deve ser ministro do Planejamento de um eventual governo de Temer, também compareceu
Antônio (Pré-candidato a vereador), Sr. Zezinho (Pai de Antônio, 104 anos de idade) e Dr. Humberto (Pré-candidato a Prefeito de Pedreiras)
Faltando pouco mais de quatro meses para eleições municipais, além dos atuais vereadores, antigos e novos nomes começam a surgir para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Pedreiras, ao que parece a vontade popular é de mudança.
Esta semana através das redes sociais, fomos informados que um dos novos nomes que surgem no pleito para uma cadeira no legislativo, é Antônio Gomes de Lima, mais conhecido como o “Antônio do Terço” por seu trabalho junto ao grupo de homens da Igreja e Santuário São Benedito.
Em sua postagem Antônio do Terço afirmou que recebeu o convite do partido Solidariedade, e que após apoio de familiares e amigos aceitou o desafio e lançou seu nome como pré-candidato a vereador.
Família e amigos durante o lançamento da pré-candidatura
Sem histórico de paixões política partidária, Antônio do Terço, é um novo nome que pode vir a surpreender nessa eleição. Após lançar seu nome como pré-candidato ele recebeu apoio nas redes sociais, com diversos depoimentos sobre sua conduta e credibilidade para assumir tal papel.
Entre os que manifestaram seu apoio e declaram admiração está o pré-candidato a prefeito, Humberto Feitosa. “Antônio tem todas as credenciais para ser um grande parlamentar municipal”, declarou Feitosa.
Antônio Gomes, durante o Terço dos Homens, no Santuário São Benedito
O pré-candidato a vereador que também conversou com o Padre José Geraldo Téofilo sobre o convite e de quem recebeu total apoio, citou ainda que irá seguir as lições do seu pai, Sr. Zezinho, que aos 104 anos ainda é um grande líder na família. “É com o coração temente a Deus e honrando tudo que meu velho pai me ensinou que embarco com a sua benção em um novo projeto”, escreveu Antônio.
Luís Felipe “bobô” – Acusado de assalto ao Mercantil 2 Imãos
Dois mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Civil de Pedreiras, contra acusados de praticarem assaltos a Farmácia da Rita e ao Mercantil 2 Irmãos, na Boiada.
Luís Felipe, vulgo “Bobô”, de 19 anos de idade, participou do assalto ao Mercantil 2 Irmãos.
Segundo o Delegado Dr. Rafael Almeida, a Polícia ainda está em novas diligências. A qualquer momento, outros acusados deverão ser presos.
A prisão foi hoje (06), Simão, como é conhecido, é acusado de ter roubado uma moto. Para conseguir levar o veículo, ele destruiu parte da frente, e realizou uma ligação direta.
Participaram da prisão do acusado, o subtenente Henrique, Sargento Aurélio, GM Vagner, e os GN Aírton e Figueiredo.
Segundo a PM, a placa da moto teria sido arrancada pelo acusado
Simão, tentou fugir da guarnição, mas foi cercado nas proximidades do açude de Lima Campos, onde foi preso.
Simão – Acusado
O veículo foi trazido para o comando do 19º Batalhão de Polícia Militar de Pedreiras. O acusado já tem passagem pela polícia.
Quando a situação começa fugir do controle, as consequências não são nada agradáveis. Olha só o que aconteceu ontem (05), na 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pedreiras; uma mãe bastante nervosa e assustada com o índice de violência, e por ter um filho adolescente envolvido no mundo do crime, resolveu buscar ajuda da polícia, para evitar que o filho seja assassinado.
O adolescente R. M. S. de 16 anos, segundo a mãe, está jurado de morte, e na noite desta quarta-feira (04), algumas pessoas queriam matá-lo. Diante dessa situação, os delegados Dr. Rafael Almeida e Dr. Plínio Napoleão, acompanhados do Sargento PM, F. Sousa, foram à residência, e com autorização dela realizaram a apreensão do menor.
R. M. S. tem uma longa ficha criminal; ele é o principal suspeito do assalto a Farmácia da Rita. Tomou de assalto uma moto no bairro Goiabal, no dia do aniversário de Pedreiras (27.04), (moto já foi recuperada). É acusado de assaltar o comercial Liandro, em Trizidela do Vale, e outros atos infracionais, que segundo o delegado Dr. Rafael Almeida, estão sendo apurados, na delegacia de Trizidela do Vale.
Dr. Rafael Almeida, informou ainda, que o judiciário já decretou a internação provisória de R. M. S.
Sobre o assalto a Farmácia da Rita, o delegado disse que todos os acusados já foram devidamente identificados, assim também, como os autores do assalto ao Mercantil 2 Irmãos, na Rua Manoel Trindade (Boiada), os dois são maiores. Não foram divulgados os nomes e nem as fotos, para não atrapalhar as investigações.
A Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, está trabalhando para prender e apreender outros acusados de assaltos e furtos em Pedreiras e Trizidela do Vale, e a participação da população é de fundamental importância nesse processo.
O valor das multas de trânsito vão ficar entre 53,2% a 66,12% mais caras. O aumento, aprovado pelo Congresso Nacional, entra em vigor a partir de novembro. A infração mais barata vai passar de R$ 53,20 para R$ 88,38. E a mais cara, de R$ 191,54 para R$ 293,47. A mudança está na Lei nº 13.281, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, e publicada nesta quinta-feira (05/5), no Diário Oficial da União.
Além da atualização das multas, o texto altera limites de velocidade em rodovias e estradas e inclui no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) a infração pelo uso de celular, considerada agora conduta gravíssima. Também haverá uma multa específica para o condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro ou exame clínico para atestar embriaguez.
Em contrapartida, entre as alterações aprovadas pelos congressistas, uma pode representar um retrocesso para famílias de vítimas do trânsito. Os parlamentares excluíram do CTB o parágrafo que previa pena mais rigorosa para os autores de homicídio culposo ao volante que mataram ao dirigir alcoolizados ou disputando racha.
Durante dois dias a Polícia Militar Rodoviária estará realizando blitz de conscientização e abordagem a condutores em diversos pontos das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale.
A presença dos policiais chamou à atenção, mas tudo não passa de uma campanha que foi deflagrada para conter os apressadinhos e zelar por um trânsito sem acidentes e mortes. Essa ação faz parte da campanha “Maio Amarelo“.
O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres. (Fonte: Sossego)
Policiais recebendo instruções do Tenente-coronel Everaldo, no 19º BPM/Pedreiras
A guarnição da Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRv), que realizará a fiscalização, foi recebida no 19º Batalhão de Polícia Militar de Pedreiras, pelo comandante Tenente-coronel Everaldo. A PM local irá dá apoio total durante a campanha.