A oposição se reuniu neste domingo (03) em Santo Antônio dos Lopes para apresentar seu principal candidato a prefeito e a vice-prefeito de Santo Antônio dos Lopes, onde também foram apresentados 19 pré-candidatos a vereadores.
Participaram do evento político as lideranças políticas de Santo Antônio dos Lopes, como o ex-prefeito Mouzinho, ex-prefeito Renato Abreu, vice-prefeita Cristina Abreu e também o prefeito de Capinzal do Norte Roberval Campelo.
Mais dois trechos de estradas vicinais serão recuperados pela Prefeitura Municipal de Timon. Serão mais 22km de estradas beneficiadas através da ação do poder público. O investimento é de R$ 482.347,67 provenientes de um convênio com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Agricultura para a recuperação dos trechos que ligam a MA-040 ao Povoado Castelo e a BR-316 ao Povoado São Gonçalo. “A Prefeitura tem trabalhado para garantir a melhoria da mobilidade em toda a zona rural de Timon, seja com recursos próprios ou através de convênios”, explica o secretário municipal de Infraestrutura, Lourival Júnior.
Outro convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf), fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado Federal Simplício Araújo, está possibilitando a recuperação de 100,5km de estradas vicinais.
O município de Timon está sempre aplicando os recurso através das emendas do ex-Deputado Federal Simplício Araújo atual Secretário de Indústria e Comércio do Estado do Maranhão. Por que outros municípios, como por exemplo, Pedreiras e Trizidela do Vale não se manifestam sobre as emendas que foram direcionadas pelo ex-Deputado Federal?
Nada mais justo do que o próprio autor intervir junto aos gestores e cobrar deles, as ações que os municípios foram beneficiadas com as emendas federais.
Evento no salão do João Muniz em Trizidela do Vale
A julgar pela multidão e as lideranças presentes na solenidade, a carreira política do jovem Lindoel da Baixada está bem encaminhada. Após deixar a a base aliada do atual gestor de Trizidela do Vale, Lindoel decidiu encarar um grande desafio, talvez o maior da sua vida até o momento. E este desafio foi lançado na noite desta quarta-feira (06/04), no Espaço João Muniz. Com apoio da pré-candidata à prefeitura de Trizidela do Vale, Kariádine Maria, Lindoel lançou-se pré-candidato ao Parlamento Municipal.
O prestigio desta jovem liderança de um dos bairros mais pobres da cidade pode ser notado durante a cerimônia. Faltou espaço na casa de eventos. A população participou em peso. O que fez com que Lindoel quase fosse às lágrimas.
Lígia Veras – Ver. Luciane Aguiar – Kariádine Maria – Lindoel – Ronaldo Medicamentos
O agora pré-candidato, disse estar surpreso com a receptividade que teve do grupo liderado por Kariádine Maria.”O apoio e o carinho que tenho aqui supera e muito o que eu tinha lá”, disse
Participaram do evento: a vereadora Luciane Aguiar; Ronaldo, da Ronaldo Medicamentos; o presidente da Câmara de Vereadores, Chicutinha; a ex-secretária de Assistência Social Ligia Veras, entre outras lideranças.
A Superintendência Estadual de Combate a Narcóticos, SENARC de São Luis com a ajuda da Polícia Civil de Grajaú realizou uma operação que culminou com a apreensão de 138 tabletes de Maconha.
No ônibus foi encontrado também uma pistola 380 e uma espingarda. Os conduzidos foram autuados na delegacia de Grajaú e levados para a penitenciária de Pedrinhas onde ficarão à disposição da Justiça.
Foram autuados em flagrante por tráfico os sujeitos Antônio Carlos Nascimento Silva, Maria Leide da Silva Guimarães e Diego Alexandre da Silva ( dono do ônibus ). A droga foi colocada na cidade de Goiânia com destino a cidade de Pedreiras/ MA.
Mais uma vez a cidade de Santa Luzia do Tide, a 294 da capital São Luís, voltou a ser alvo de bandidos que fortemente armados causaram terror e assaltaram a agência do Banco do Brasil. Segundo informações o bando era formado por cerca de 20 homens ocupando quatro veículos. O assalto teria acontecido por volta das 22h desta quarta-feira (06/04).
Desta vez os bandidos foram mais audaciosos, se espalharam pela cidade, fizeram reféns, interditaram estradas que dão acesso a Santa Luzia do Tide, usando carretas, e trocaram tiros com a Polícia Militar.
A ação, segundo os moradores durou pouco mais de 30 minutos. Os reféns num total de 15 pessoas foram obrigadas pelos bandidos a subirem numa carroceria do veículo, e foram levados durante a fuga.
Reforços como o Comando Tático Aéreo e policiais militares de Pindaré e Santa Inês foram acionados.
Câmeras de seguranças flagraram alguns bandidos durante a ação criminosa. Todos estavam encapuzados, que pode dificultar o reconhecimento dos assaltantes.
Municípios atacados em 2016 (levantamento feito pelo g1 maranhão)
Na lista de cidades atacadas neste ano estão: Alto Alegre do Pindaré, Igarapé Grande, Bacuri, Maracaçumé, Icatu, Grajaú, Alcântara, Paulo Ramos, Paraibano, Araguanã, Duque Bacelar, Tufilândia, Peri Mirim, Colinas, Nova Olinda do Maranhão e agora Santa Luzia do Tide.
15 de agosto, esse é o Final do prazo para os partidos políticos e coligações registrarem seus candidatos. Faltam exatos 120 (cento e vinte) dias, até a data definida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Parece extenso, mas quando menos se espera, a data vai ficando cada vez mais perto de conhecermos todos os candidatos a prefeito e candidatos a vereadores, que concorrerão ao cargo nas eleições municipais no dia 02 de outubro de 2016.
Os grupos estão se movimentando, e os pré-candidatos já trabalham seus nomes, mesmo sabendo que de uma hora pra outra tudo pode acontecer, por isso, o bom mesmo é não deixar nada para a última hora. O que mais se ouve falar no grupo denominado como G5, é sobre uma pesquisa que deverá apontar um dos pré-candidatos a concorrer as eleições em Pedreiras como prefeito e outro como vice-prefeito. Em meio a tudo isso, não temos a menor dúvida que cada um está buscando ser o nome da vez.
Na composição do G5, estão os nomes dos pré-candidatos: Rogério do PT, Neto da SP, Marcílio Ximenes, Dr. Walber Rodrigues e Dr. Lenoílson Passos, esse último teve seus direitos políticos cassado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), e está impossibilitado de ser o candidato a prefeito pelo grupo, a não ser, que dentro do prazo de 120 (cento e vinte) dias, ele possa reverter esse quadro com ajuda de sua assessoria jurídica que está tentando derrubar 15 (quinze) processos que continuam ativos, e impossibilitam Dr. Lenoílson continuar na luta para ser candidato, isso se ele for o melhor colocado na pesquisa do grupo.
Esta semana o Blog teve acesso aos processos, já que existe uma consulta pública, e todos estão tramitando na 1ª Vara da Comarca de Pedreiras. Sete (07) ocorreram no ano de 2014, um (01) em 2015, e sete (07) referente ao ano de 2016. Segundo o ex-secretário de saúde de Pedreiras Ivaldo Lima, todos acusam o ex-gestor de ter realizado contratação indevida de servidores, mas Ivaldo Lima disse ao Blog que os servidores listados como contratados por Dr. Lenoílson, já estava no município desde a gestão dos ex-prefeitos Pedro Barroso, Graça Melo, Edimílson Filho e Raimundo Louro, que o ex-gestor apenas continuou com todos durante sua gestão. Os processos estão com os advogados de defesa do ex-prefeito, e Ivaldo Lima acredita que essa situação será revertida, e Dr. Lenoílson terá sim condições de ser o candidato do grupo, mas não descartando o resultado da pesquisa.
As primeiras informações que chegam ao Blog, dão contas que o acidente foi em frente a Fazenda Peritoró. Um motorista ficou bastante ferido, e o outro saiu ileso, mesmo ficando presos às ferragens. O trânsito ficou lento no local.
Não foram identificados os motoristas das carretas. Muita gente apareceu para ajudar socorrer as vítimas.
Um dos motoristas foi encaminhado ao HG de Peritoró com alguns ferimentos superficiais. É natural de Petrolina. Segundo ele foi um engavetamento de três carros que ocasionou o acidente.
O elemento, até agora não identificado, segundo informações, teria realizado um assalto no bairro Matadouro, populares saíram em perseguição, e durante a fuga em uma moto pop, o suspeito atropelou uma senhora que estava com uma criança, que só fez aumentar mais ainda a revolta dos populares que o perseguiam, e partiram pra cima dele o deixando bastante machucado.
A polícia foi chamada e levou o suspeito para o Hospital Geral de Pedreiras. Fomos informados que ele deu entrada na emergência sem dados pessoais.
Des. José de Ribamar Castro manteve afastamento temporário
A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve decisão do Juízo da Vara Única da comarca de Santa Luzia do Paruá, que deferiu liminar determinando o afastamento do prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Delmar Barros da Silveira Sobrinho, pelo prazo de 180 dias. Ele responde a uma ação por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA).
De acordo com a ação, o chefe do Executivo de Nova Olinda do Maranhão tem atrasado, reiteradamente, desde 2013, os salários do funcionalismo público, sejam servidores efetivos ou contratados temporários, levando ao ajuizamento de diversas ações no Judiciário estadual.
O prefeito ajuizou agravo de instrumento, sustentando, dentre outros argumentos, que a decisão viola os princípios do contraditório e da ampla defesa, pois se baseia em informações unilaterais de funcionário da Prefeitura, tendo os atrasos – segundo ele – sido causados por bloqueios judiciais dos recursos municipais.
O desembargador José de Ribamar Castro (relator) destacou que o atraso no pagamento dos salários é fato incontroverso, claramente comprovado nos autos e confirmado pelo agravante.
O relator disse ainda que o prefeito não demonstrou o erro na decisão do juiz de primeira instância e que o atraso no pagamento dos servidores caracteriza o interesse coletivo na demanda, bem como evidencia a ocorrência de ato de improbidade praticado pelo gestor.
Castro afastou a alegação do prefeito de que não efetuou pagamento regular por conta de bloqueio judicial de contas do município, pois, pela simples consulta aos processos citados, percebe-se que os mesmos tiveram seus bloqueios suspensos. Também afirmou não haver dúvidas quanto à reiteração da conduta administrativa atentatória à dignidade da pessoa humana – direito dos servidores aos salários.
O desembargador acrescentou que há documentos que evidenciam certa perseguição/punição a dois servidores, em razão de notícias levadas por eles ao Ministério Público.
O relator também refutou a alegação de ofensa ao princípio do contraditório e da ampla defesa, tendo em vista que os procedimentos investigatórios realizados pelo Ministério Público para a apuração de atos de improbidade têm natureza inquisitorial, o que é característica marcante de tais procedimentos.
José de Ribamar Castro concluiu que o afastamento do prefeito por 180 dias é apenas para garantir a perfeita instrução processual, evitando influência ou retaliação por parte de autoridades. Ele negou provimento ao recurso do gestor, voto este acompanhado pelos desembargadores Raimundo Barros e Ricardo Duailibe, de acordo com o parecer da Procuradoria Geral de Justiça.
Governador Flávio Dino, ao lado dos secretários Simplício Araújo (Seinc), Márcio Honaiser (Sagrima), do deputado Levi Pontes e de representantes do setor da Avicultura, durante a apresentação do plano para potencialização do setor no estado. Foto: Nael Reis/Secap
Com a meta de elevar a produção de frangos no Maranhão até 2018, o Governo do Estado lançou o Plano de Industrialização da Avicultura. Em solenidade nesta terça-feira (5), no auditório do Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino e o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, apresentaram aos empresários do ramo e à instituições financeiras o projeto de estruturação e fomento da avicultura industrial no Estado.
O Plano de Industrialização da Avicultura do Maranhão é uma das ações do programa ‘Mais Avicultura’ e tem por objetivo fortalecer e expandir a cadeia produtiva no estado, elevando a produção de frangos de 3,5 milhões para 10,5 milhões de aves por mês até 2018.
De acordo com Flávio Dino, o Governo atendeu a demanda do setor privado para a constituição de uma nova lei de incentivos fiscais, normas e portarias para criação e industrialização de frangos no Maranhão. “Isso significa estímulo. E agora o setor privado anuncia a sua parte, que são investimentos previstos de 380 milhões até 2018, implicando a futura geração de empregos, chegando a cerca de 20 mil empregos diretos e outros tantos indiretos”, enfatizou o governador.
Ele explicou também que o Governo envida esforços para fortalecer as cadeias produtivas e fazer com que o Estado possa transpor esse momento de dificuldades que o país atravessa. “O mercado interno maranhense é abastecido apenas em 1/3 com a produção local. Nós podemos, portanto, vislumbrar um crescimento do setor para abastecer a demanda já existente da nossa população, assim como, naturalmente, comercializar com outros estados e com outros países”, ressaltou o governador, destacando as potencialidades do Porto do Itaqui para escoamento dessa produção.
Governador Flávio Dino, ao lado dos secretários Simplício Araújo (Seinc), Márcio Honaiser (Sagrima), do deputado Levi Pontes e de representantes do setor da Avicultura, durante a apresentação do plano para potencialização do setor no estado. Foto: Nael Reis/Secap
O presidente da Associação de Avicultores do Maranhão, Augusto Monteiro, enfatizou que, pela primeira vez no estado, o setor está sendo apoiado pelo Governo. Ele relatou que esse suporte dá ânimo aos investimentos dos produtores, fato que pode ser evidenciado pelo crescimento do setor em 2015, 17% maior em relação ao ano anterior, enquanto que nacionalmente a elevação foi de 3,5%.
Para ele, a meta de elevar a produção até 2018 será alcançada graças aos apoios do Governo, o que representará um crescimento significativo no Maranhão. “Eu acho que o programa ‘Mais Avicultura’, juntamente com as portarias que estão sendo feitas pelo Governo, tem nos ajudado e são importantes para que o produtor se sinta confiante”, enfatizou.
Plano de Estruturação
O secretário Simplício Araújo fez uma apresentação aos empresários ligados ao setor sobre a elaboração e implementação do Plano de Estruturação e Fomento da Avicultura Industrial do Maranhão. Ele expôs a situação encontrada no início de 2015, os gargalos associados ao setor, demonstrou a situação atual das empresas e projetou os avanços que serão obtidos até 2018.
“Hoje nós estamos construindo uma proposta democrática, participativa entre o Governo e o segmento da iniciativa privada da Avicultura que proporcionará um crescimento de mais de 200% nos próximos anos aqui no Estado”, frisou o secretário.
Simplício Araújo realçou que não existia, por parte do Governo anterior, uma simbiose com o segmento produtivo privado. E, esse investimento de R$ 380 milhões de investimentos até 2018, vai garantir o incremento de 7 milhões de aves mês na produção local, fomento à estruturação de uma rede de abatedouros, abertura de novos mercados, rodadas de negócios junto aos segmentos atacadistas e varejistas e estruturação de rotas de exportação.