Maranhenses Optam por Energia Solar como Forma de Economizar

1_030416___negocios___painel_de_energia_solar-255753

A conjugação do verbo “economizar” nunca foi tão feita pelos bra­sileiros como nos últi­mos meses. Quem acompanha o momento de instabilidade eco­nômica do país sabe que, para manter o equilíbrio das finanças é preciso cortar alguns gastos. Quem tem o hábito de pôr no papel as contas, de controlar o que anda gastando demais, de cortar os supérfluos, sabe que é preciso mudar alguns hábitos e isso vale para várias esferas: co­meçando por dentro do lar até o ambiente de trabalho.
E o brasileiro passou a ficar mais atento à sua conta de ener­gia. Desde que o governo federal anunciou reajustes nas tarifas no ano passado, quem estava acos­tumado a manter uma média de consumo dentro de casa foi pego de surpresa e viu os valores sal­tarem. A boa notícia, divulgada pelo Ministério de Minas e Ener­gia recentemente, é que a partir de abril deste ano haverá redu­ção de 6% a 5% na conta, com a adoção da bandeira verde já no primeiro dia do mês.
Ainda que a redução da conta seja tão esperada, especialistas apontam que existem alternati­vas no mercado que trazem so­luções para quem pretende eco­nomizar, a energia solar é uma delas. E engana-se quem pensa que, para instalar todo aquele equipamento que captura o re­curso natural, seja em casa ou numa empresa, o custo esbar­ra em altos valores, o que falta é a popularização do mesmo e políticas de incentivo.
O Brasil, por exemplo, dada a sua localização geográfica, tem um dos maiores níveis de radia­ção solar durante o ano todo, o que viabiliza a produção em larga escala de energia solar por meio do sistema fotovoltaico, mas esse potencial energético abun­dante, limpo e infinito ainda é pouco explorado. O sistema fo­tovoltaico é bem simples e fácil de entender. Trata-se da capitação da luz solar por meio de placas instaladas nos telhados (preferencialmente) das construções, um modelo recente mas que já conta com um mercado que cresce até 300% ao ano no Brasil, segundo especialistas.

 

Segundo o representante da Brasil Solair, especializada em so­luções em energia para residên­cias e empresas, Arlindo Neto, o custo com a instalação dos pai­néis fotovoltaicos, as placas de energia solar, varia em torno de R$ 7 mil a R$12 mil, um investi­mento totalmente revertido em economia na conta de energia entre cinco e oito anos.
“Sempre quis investir em ener­gia renovável na empresa, mas da primeira vez que fui atrás de uma empresa especializada vi que o valor do investimento inicial não atendia ao que estávamos dis­postos a pagar, porém, quando soube que poderia alugar painéis e equipamentos para a geração de energia solar fotovoltaica, me interessei pela proposta. Todo o sistema já foi instalado e espe­ramos economizar bastante na nossa conta de energia até o fim do ano”, contou Vânia Jalila, pro­prietária em São Luís da escola Universidade Infantil Rivanda Berenice (UIRB).
Entre as dúvidas que a empre­sária Vânia Jalila teve e que mui­tos costumam ter está o consumo da energia da concessionária no estado, no caso do Maranhão, a Cemar, se ele será cessado, mes­mo após a instalação dos painéis solares. Arlindo Neto explica que não, que o contrato com a Ce­mar é mantido, porém, o clien­te pagará um custo mínimo de energia, pois o mesmo continu­ará conectado a esta rede, con­sumindo apenas uma parcela de sua energia, o restante é o do sis­tema da Brasil Solair.

Porque o Afastamento da Presidente Dilma Rousseff é Golpe!!!

11205091_1090104441003233_1017648489412355346_n
Ricardo Costa Gonçalves – Professor

A presidente Dilma Rousseff não é investigada em nenhum processo, portanto, não é ré. Não cometeu nenhum crime, e não é investigada pela Lava Jato. Por isso, impedimento sem crime, é golpe.

O pedido de impedimento da presidenta Dilma Rousseff esta baseando nas “chamadas pedaladas fiscais”. O que é isso? A presidenta colocou dinheiro da Caixa Econômica Federal em programas sociais, para conseguir fechar as contas e, no ano seguinte, devolveu esse dinheiro à Caixa. Não obteve nenhum benefício pessoal e nem seus principais inimigos conseguem acusá-la de qualquer ato de corrupção. Essas “pedaladas fiscais” foi utilizada por Fernando Henrique Cardoso (FHC), Lula, pela maioria dos governadores e prefeitos. Portanto, usar este fato para afastar apenas a Dilma, é golpe.

Diferente de Dilma, os políticos que pedem seu afastamento, como o presidente da Câmara Eduardo Cunha (que tem contas secretas milionárias na Suíça) e Aécio Neves (citado em oito delações), têm muito a explicar. Além disso, mais da metade da comissão de impedimento (37 dos 65 integrantes) estão sendo investigados por corrupção. Um processo conduzido por essas pessoas contra uma presidenta que não é acusada em nenhuma investigação, é golpe.

A presidenta Dilma Rousseff foi eleita com mais de 54, 5 milhões de votos. Afastá-la sem que exista nenhum crime cometido não apenas é golpe como é um desrespeito com a maioria do eleitorado brasileiro. Um dos líderes desse movimento é o candidato derrotado em 2014, Aécio Neves. Ser derrotado em uma eleição é chato, mas faz parte da democracia. O Lula foi candidato quatro vezes até ser eleito, e nem por isso, nas vezes que perdeu tentou ser presidente no tapetão. Quem deseja ser presidente deve aguardar as eleições de 2018 e se candidatar. É assim que funciona na democracia. Caso contrário, é golpe.

Em 1964, golpe não, também, não tinha esse nome. Era chamado de “revolução”. É improvável que o governo seja derrubado com tanques na rua apesar de vários opositores a presidenta Dilma pedirem isso. No entanto, existem outras formas de se desrespeitar a democracia e derrubar um governante, e é isso o que oposição, a mídia e setores do empresariado e do judiciário estão fazendo. Não há tanques, e pode usar o nome que quiser. Mas, na prática, é golpe.

Não se pode afastar um governo porque não se gosta dele, ou porque tem baixa popularidade. Numa democracia, a troca é pelo voto. Se não é golpe.

Se os canhões da mídia, do judiciário e do grande capital estão voltados contra apenas um partido, o interesse não é o bem público ou a moralização da política. O objetivo prejudicar e desmoralizar apenas esse partido para ganhar o poder no tapetão. Aí, não há como escamotear, é golpe.

Ricardo Costa Gonçalves: Graduado em Matemática, professor, ex-superintendente adjunto do Incra, e mestrando em Estado e Políticas Públicas pela FPA/FLACSO

Juventude Católica de Bacabal Realizou Evento Infantil na Páscoa

IMG-20160401-WA0058

O evento denominado Páscoa Kids é realizado todos os anos pela juventude católica de Bacabal. Para comportar o grande número de espectadores, este ano a apresentação foi realizada na quadra do Colégio Nossa Senhora dos Anjos, e reuniu mais de duas mil pessoas.

As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis, pula pula, e passaram por uma transformação típica de descontração com pintura de rosto.

IMG-20160401-WA0061
Turma do Patati Patatá Cover

O melhor mesmo, para encerrar as atividades na páscoa, foi o grande show da dupla de palhaços Patati Patatá Cover, que arrancou sorrisos das crianças. Como forma de agradecimento os palhaços ficaram à disposição para tirar fotos, uma grande lembrança para todos.

IMG-20160401-WA0057

A turma do Patati e Patatá  vem realizando apresentações por toda a região, fazendo a alegria de crianças e adultos em aniversários e outras festas infantis.

IMG-20160401-WA0088

Para ter o show em sua cidade é muito fácil! basta entrar em contato com a produção através do telefone: (99) 98121 9936

Fotos: VALDO LIMA

Cabo da PM é Preso Quando Tentava Roubar um Banco em Amarante

IMG-20160403-WA0023
Jone Marques/Fernando Félix e o Cabo Rubenilton Presos em flagrante

Os policiai Militares de Amarante do Maranhão, Sargento Soares, Sargento Aguiar, Cabo Eduardo, Soldado Eugênio e o Soldado  Lopes prenderam na madrugada deste domingo (03/04), uma quadrilha que estava preparada para realizar um assalto a agência do Bradesco. IMG-20160403-WA0028Segundo informações dos militares a quadrilha era formada por cinco homens, dois conseguiram fugir. Entre os presos está Cabo Rubenilton (camisa vermelha), lotado no BPM de Buriticupu, que pode ter participado de assaltos em Araguatins/TO, Carolina do Maranhão, Ribamar Fiquene e em Bom Jesus no Pará. Os outros presos são: Fernando Félix dos Santos, 22 anos, e Jone Marque Junqueira, 43 anos.

Com os presos os policiais encontraram algumas armas e artefatos que seriam usados para explodir a agência bancária.

Fotos: Grupo Açailândia Urgente (WhatsApp)

Pedro Fernandes Participou do Encontro do PTB em Pedreiras

IMG_6497

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Pedreiras, e contou com a presença do Presidente Estadual do PTB, o Deputado Federal Pedro Fernandes. O objetivo foi reunir todos os pré-candidatos a vereador e o pré-candidato a Prefeito de Pedreiras, Antônio de França. Outros partidos, representantes de classes sociais que apoiam o pré-candidato também estiveram presentes. Dois pré-candidatos a Prefeito de outros grupos, que foram convidados pela comissão organizadora, participaram do ato político. Dr. Humberto Feitosa (Solidariedade) e Rogério do PT (G5).

IMG_6498

IMG_6500

IMG_6521

Público no Plenário da Câmara

IMG_6530

IMG_6529

Público na Galeria

IMG_6503

Francisco Flávio “Cacimbão” – Presidente Municipal do PTB

IMG_6545

Jotinha – Pré-candidato a vereador

Os discursos foram com esperança de mudanças e dias melhores para Pedreiras. Também não faltaram críticas ao atual administrador e aos vereadores, ao ponto de um pré-candidato dizer que, a Câmara precisa de novas caras, e elas estariam ali, no grupo que apoia Antônio França.

IMG_6489

Pré-candidatos a vereador

IMG_6490

Pré-candidatos a vereador

IMG_6555

Antônio de França e Pedro Fernandes

Pedro Fernandes, Presidente Estadual do PTB, iniciou seu discurso agradecendo aos vereadores por cederem a Câmara para o encontro, pedindo ao vereador Elias Bento que levasse os agradecimentos ao presidente Robson Rios. Sobre os políticos, disse que a forma para acertar, é conhecer o candidato e ter conhecimento pessoal sobre ele. Todas as referências que ouviu sobre Antônio França foram por que todos o conhecem e sabem do seu caráter, por isso é um bom candidato. Nos agradecimentos finais citou a presença do pré-candidato Dr. Humberto, e rendeu elogios aos Secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, que estaria fazendo um bom trabalho à frente da pasta.

IMG_6568

Antônio França – Pré-candidato a prefeito de Pedreiras (PTB)

O pré-candidato a prefeito, Antônio de França, disse que ninguém ganha uma eleição sozinho, por isso todos estavam unidos em prol de sua candidatura. Agradeceu a presença do deputado federal Pedro Fernandes, aos familiares. Disse que a família é a base de tudo. Sobre a presença dos amigos, foi taxativo em afirmar que procurou pessoas de várias comunidades, para que elas levassem a ideia do grupo e o objetivo da luta para chegar à disputa. Elogiou os pré-candidatos a vereador que já foram tentados a deixar o grupo, incluindo proposta de dinheiro, mas o grupo está, e vai permanecer unido acreditando numa proposta concreta. Encerrou sua participação, dizendo que há muito tempo Pedreiras está sem um prefeito que olhe para o bem de todos. Que para mudar, não é preciso ter dinheiro, mas ter coragem e fazer uma administração voltada para o povo de Pedreiras.

Delegado Rafael Almeida Emite Resposta Sobre Matéria de Violência em Pedreiras Postada no Blog

 

Ao Blog Sandro Vagner,

Resposta a matéria publicada nesta data.

Delegado Rafael Almeida 20160402_154501Prezado Sandro Vagner, como delegado titular do 1º DP de Pedreiras, que engloba os Bairros Centro, Diogo, Parque Henrique Oliveira e Goiabal, sirvo-me do presente para esclarecer alguns dados e fatos.

A polícia, assim como funciona o próprio Direito Penal, é o que chamamos na linguagem técnica de última ratio, traduzida em última razão. Última porque somos os últimos a atuar, e não digo especificamente do crime em si.

Atuamos quanto todas as entidades e órgãos falharam. A polícia em que pese muitas vezes ser a primeira a ser chamada, a primeira a ser cobrada, é a última responsável.

Destarte, pode-se afirmar que, em razão de seu caráter fragmentário, o Direito Penal é a última etapa de proteção de bens jurídicos.

Assim, quando somos chamados a atuar é porque todos os setores anteriores falharam: família, educação, condições sociais e culturais.

O direito penal ainda ensina que menores de 18 anos são penalmente inimputáveis. Mas isso não se traduz em impunidade ou irresponsabilidade jurídica. Significa que não se imputa ao menor uma conduta penalmente típica descrita no Código Penal, pois suas responsabilidades são elencadas por um estatuto próprio, qual seja, o Estatuto da Criança e Adolescente.

Diariamente adolescentes são responsabilizados (preliminarmente) em sede policial, com as lavraturas de Boletins Circunstanciados e Autos de Investigações. E outra, quando apreendidos em flagrante por prática de ato infracional envolvendo violência ou grave ameaça, e ainda reiteração de infrações graves, há privação de liberdade do menor, em estabelecimento próprio, que no Maranhão se denomina FUNAC.

Posso afirmar que nunca na história da 14ª Regional de Polícia Civil, e isso é confirmado pela própria titular da DRPC, Delegada Silvana Carvalho Prazeres, se apreendeu tantos adolescentes infratores. Praticamente todas as semanas estamos encaminhando adolescentes para internação após a chancela do Ministério Público e do Juízo da Infância e Juventude.

Digo isso porque nesta última quinta-feira, dia 31/03/2016, este subscritor esteve até as 20 horas e 30 minutos no Fórum desta cidade aguardando duas decisões judiciais de decretação de internações provisórias de 02 menores infratores apreendidos na circunscrição do 1º Distrito, os quais foram encaminhados na sexta-feira (01/04/2016) para FUNAC São Luís.

O papel das “autoridades” está sendo feito. Só que agimos de acordo com a lei federal 8.069/90 (ECA).

De outro lado, cabe ainda uma última observação. Assim como as infrações praticadas por adolescentes aumentam, diretamente proporcional é o número de menores que vagam pelas ruas e praças das cidades (Pedreiras/Trizidela do Vale) sem qualquer ocupação.

Isso é fácil de se constatar: basta olhar pela Praça de Eventos em Trizidela do Vale, Baixada, Av. Marly Boueres no Mutirão, Otávio Passos e Santa Luzia no Goiabal, Manoel Trindade e Areal no Diogo, Beira Rio na Boiada, Rua da Ponte no Matadouro.

Enquanto estes adolescentes (figuras repetidas todos os dias nas delegacias) não tiverem seus tempos ocupados com programas educacionais, sociais e culturais, a polícia continuará sendo a prima ratio.

Atenciosamente,

Rafael Almeida Pereira

Delegado de Polícia Civil de Pedreiras/MA.

 

Avião de Pequeno Porte Caiu Após Levantar Voo em Barreirinhas – MA

IMG-20160402-WA0194Na manhã deste sábado (02/04) uma aeronave de pequeno porte caiu próximo ao aeroporto de Barreirinhas quando estaria levando turistas para sobrevoar sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Segundo informações da polícia quatro pessoas estavam abordo no avião, e ainda não foram divulgados os nomes.

IMG-20160402-WA0193

As informações do delegado Pedro Soares, dão conta que a aeronave caiu após ter feito a decolagem. Por enquanto apenas danos materiais e,  aeronave se partir ao meio. Os ocupantes do avião ficaram bastante feridos, e receberam os primeiros socorros médicos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

IMG-20160402-WA0195

IMG-20160402-WA0191

As vítimas foram levados para o Hospital Municipal de Barreirinhas. As causas do acidentes ainda não foram reveladas.

Fotos: (Repassadas por Dudu)

Museu João do Vale é Prioridade do Governo do Estado

IMG-20160402-WA0050
Equipe da SECTUR/Francinete Braga/Cajueiro Pacheco (FUP)

O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, em um ato de amor e respeito com a cidade de Pedreiras e a valorização da cultura local, que tem com maior referência cultural, João do Vale, o maranhense do século XX, determinou em caráter de urgência, que uma equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECTUR, viesse à Pedreiras fazer um estudo “in loco” da real situação do prédio onde futuramente funcionará o Museu que levará o nome do Poeta do Povo.

Na quinta-feira (31/03) o Secretário Adjunto de Estado da Cultura e Turismo, Celso Brandão, e outros integrantes da comitiva Aline Nascimento, Diretora da Biblioteca Pública do Estado e Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas; Albino Júnior, Engenheiro Civil, da Superintendência de Patrimônio Cultural do Estado e Ribamar Rodrigues, Técnico de Segurança do Trabalho, foram recepcionados pelo Presidente da FUP, Augusto Cajueiro Neto.

IMG-20160402-WA0082
Reunião no gabinete do prefeito de Pedreiras
IMG-20160402-WA0056
(E) Prefeito Totonho Chicote ouvindo a equipe do governo do Estado

A equipe do Governo do Estado, juntamente com alguns artistas locais de diversos segmentos da cultura, como: Cajueiro (FUP), Francinete Braga (Conselheira Estadual de Cultura), Chagas Melo (Conselheiro Estadual de Cultura) e Romualdo (Juninas), estiveram reunidos com o Prefeito Totonho Chicote, em seu gabinete e o assunto em pauta foi o Museu João do Vale.

O Secretário Adjunto Celso Brandão, foi bastante enfático e direto, disse que estava na missão de trazer a informação ao gestor que o Governador Flavio Dino determinou que em tempo recorde o prédio, no máximo até o dia 11 de outubro de 2016, esteja pronto para ter a funcionalidade que já era para ter a bastante tempo, pois de acordo com o projeto que existe sobre aquele patrimônio, o município está cometendo desvio de função. Ou seja, com a implantação do Museu, todas as secretarias e departamentos que hoje funcionam no local, terão que ir para outro lugar. Celso Brandão ainda disse que é uma ideia do Governador que aquele espaço seja para atividades culturais, que seja um lugar da arte e de todos os artistas de Pedreiras.

IMG-20160402-WA0051
Prefeito Totonho Chicote (C)

O Prefeito Totonho Chicote se mostrou satisfeito e disse que a Prefeitura de Pedreiras vai se comprometer e obedecer todos as exigências que requer o projeto, no sentido de ter uma parceira, pois tem total consciência da importância desse Museu para Pedreiras e o resgate dos valores artísticos de João do Vale.

Continue reading

Venda de Lanche é Assaltada Pela Segunda Vez no Mutirão. E a Segurança?

IMG-20160401-WA0121
Vendedora de lanche está assustada, mas tem que trabalhar

Já virou rotina em Pedreiras. Todas as noites sempre alguém é vítima dos assaltantes que estão pintando e bordando na cidade. São audaciosos e não temem nada, nem mesmo a polícia. O mais chato na história, quando um bandido é preso ou conduzido ao 19º BPM ou à 14ª DRPC, vem a mesma resposta; “Era menor”. É solto imediatamente, por que não pode ficar preso, é protegido pelas leis, e no outro dia, ou na mesma noite volta cometer outros crimes. Está na hora das autoridades sentar com a população e pensar em um meio de combater esse mal do meio da sociedade. Existem as instituições para onde deveriam ir esse bando de delinquentes, mas existem também a burocracia que atrapalha esse tipo de processo. A população não sabe mais o que fazer.

Essa revolta não é só minha, mas de uma população digna de seu trabalho que clama por justiça, e aos poucos está olhando a bandidagem tomar conta das ruas, obrigando as famílias ficarem presas dentro de casa.

Nem trabalhar mais é possível. Agora a pouco uma dona de casa que tem uma venda de lanche na porta de sua casa no bairro Mutirão, voltou a ser vítima desses marginais, que andam armados com facas e revólver atormentando a vida das pessoas de bem. E de mãos atadas não sabe como fazer pra se defender dos bandidos. O pouco que tem é levado pelos assaltantes que ainda tem a audácia de chamar uma trabalhadora ou um trabalhador de vagabunda ou vagabundo. Até quando, senhores da lei, vai continuar essa desordem em nossa cidade?

Um dos casos dessa noite, que já virou rotina em Pedreiras, aconteceu na Avenida Marly Boueres no bairro Mutirão. Dois bandidos numa moto Fan preta usaram faca para assaltar a dona do lanche e a cunhada, e tomaram um celular.

Nesse mesmo ponto, os bandidos já haviam assaltados a proprietária e o filho dela. Se nada for feito para coibir esse tipo de violência, acontecerá a terceira, quarta e sabe-se lá quantas outras vezes eles irão praticar esse tipo de crime.

Não adianta ouvirmos alguém dizer: “Não fiquem nas portas com celulares, não façam isso ou aquilo, que chama à atenção dos bandidos”! Ao invés disso seria salutar ouvirmos dos responsáveis pela segurança da população algo que possa pelo menos inibir a ação dos marginais, que auto se intitulam “donos da cidade”.

O contingente em Pedreiras é pequeno, isso todo mundo sabe, mas devem existir estratégias que amenizam esse tipo de ação dos bandidos.

Que nossas autoridades locais chamem à atenção dos poderes maiores da capital, e peça socorro para tamanha violência. Alguém terá que ouvir e tomar as providências, tenho certeza.

Que Deus nos proteja.